Os alimentos para perder barriga são aqueles que aceleram o metabolismo, ajudando o corpo a queimar mais calorias. A gordura localizada no abdômen é muito indesejada, pois além de estragar a aparência ainda pode causar mal à saúde. São diversas as doenças desencadeadas quando é excessiva. Triglicerídeo alto, problemas com colesterol, alterações cardiovasculares e resistência à insulina que leva à Diabetes II são exemplos de patologias que este estado acarreta.
Aí está mais um motivo para nos preocuparmos em perder barriga e acabar de vez com estas terríveis gordurinhas na cintura. Além disso, quem disse para você, que para perder barriga precisa passar fome e deixar de comer tudo que você mais gosta, exagerou. A coisa não é bem assim. A melhor maneira de cortar de vez o excesso que estraga sua cintura e acaba com sua silhueta é através da alimentação.
Mas, calma! Não se trata daquela comida light e diet, sem gosto e sem graça que anda aí pelos mercados e lojas de produtos naturais. Estamos falando de comida de verdade! Natural, saudável e deliciosa. É esta que pode te levar a queimar um montão de calorias de um jeito bem rápido. Se quer perder barriga de vez, saiba que alimentos deve comer.
Certos alimentos para emagrecer possuem a capacidade de fazer perder especialmente a gordura da barriga. Eles aceleram a quebra de moléculas de gordura no abdômen. Também possuem efeito anti-inflamatório que ajuda no combate à obesidade e aceleram o metabolismo.
O ideal é habituar-se a uma dieta equilibrada, utilizando estes tipos de alimentos para perder barriga, sem perder o foco da ingestão apropriada de calorias. Isto quer dizer que não adianta escolher bem os alimentos e comer sem limites. É preciso levar em conta qualidade e quantidade certas. A quantidade ideal é a que te sacia e não te deixa com fome.
Ah! Tem mais uma coisa. Não esqueça dos exercícios físicos. São eles seus principais parceiros nesta trajetória para perder barriga.Conforme as mais recentes informações de pesquisadores e nutricionistas a alimentação é a grande sacada na hora de queimar gordura localizada.
Se quer conhecer quais são os alimentos mais recomendados recentemente para eliminar gordura abdominal, continue lendo. Então, veja Os 12 Alimentos Para Perder Barriga:
1. Farelo de aveia:
A Aveia é um doe melhores alimentos para perder barriga. Além disso, a Aveia é excelente para controlar os níveis de açúcar no sangue e também possui ação sobre o intestino, fazendo-o funcionar perfeitamente. Dessa maneira, faz com que o corpo se livre das toxinas e de todas as substâncias que o agridem.
2. Chá verde:
O Chá Verde é um dos principais alimentos para perder barriga. Além disso, o Chá Verde acelera o metabolismo, o que faz com que seja um dos mais poderosos emagrecedores.
Além disso, ele é diurético, função pela qual elimina os líquidos do corpo, o que faz com que acabe o inchaço, que é um dos grandes responsáveis pelo sobrepeso e a obesidade.
3. Banana:
A Banana é uma boa opção de alimentos para perder barriga. Além disso, a Banana é uma grande aliada para o intestino porque proporciona a ele o amido resistente, que é um nutriente que provoca sensação de saciedade. Apenas tenha bastante cuidado porque à medida que ela amadurece, esse nutriente se transforma em açúcar, o que pode se tornar um grande problema.
4. Limão:
A expressão “adstringente natural” cabe perfeitamente para o Limão, que é um dos mais poderosos aliados do intestino quando o assunto é a limpeza do mesmo, por isso o Limão é considerado um dos principais alimentos para perder barriga. À medida em que ele pratica essa ação contribui para a perda da barriga porque aperfeiçoa as funções do sistema digestório.
5. Iogurte desnatado:
O Iogurte é um dos alimentos para perder barriga mais eficazes. Além disso, o Iogurte desnatado é uma das melhores opções para quem deseja consumir lactose sem correr riscos de fazer aumentar sua barriga. Isso porque o Iogurte desnatado alimenta e é ótimo para compor um lanche ou ser utilizado como uma sobremesa.
6. Chia:
Provavelmente você já ouviu dizer que a Chia metaboliza as gorduras e as faz “queimar” mais rapidamente, o que proporciona maiores possibilidades de redução de peso. Mas sabe como isso acontece? É muito simples! Ocorre que a semente de Chia, quando tem contato com a água, incha e forma uma substância viscosa.
É isso o que faz acontecer essa metabolização. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade porque retarda o esvaziamento do estômago.
7. Gengibre:
O Gengibre a acabou se tornando um dos melhores alimentos para perder barriga, por suas propriedades que aumentam o metabolismo. Além disso, se você ainda não conhece os benefícios do Gengibre para o processo de emagrecimento, vamos lhe apresentar.
Ele é um alimento termogênico e por isso acelera o metabolismo. Sua substância que potencializam a queima de calorias porque possui óleos essenciais que produzem calor e ativam a circulação.
8. Pimenta vermelha:
A Pimenta possui uma substância conhecida como capsaisina, que ajuda a queimar mais calorias e aumenta a sensação de saciedade, reduzindo o apetite, sendo um dos melhores alimentos para perder barriga. Ela age especialmente na região da barriga, afinando a cintura através da queima de gordura abdominal.
Você pode inseri-la na sua alimentação usando-a da maneira convencional, como tempero. Apenas não exagere no consumo porque isso pode ser perigoso, já que se trata de um alimento que ativa a circulação sanguínea.
9. Hibisco:
A propaganda do chá de hibisco diz que ele é um excelente alimentos para perder barriga e para combater a gordura dos quadris. Mas atenção: ele não é feito do hibisco que normalmente encontramos nos jardins.
Para esse chá, você deve utilizar o cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa. Ela é rica em antioxidantes e por esse motivo combate a retenção de líquidos e as gorduras no abdômen.
10. Farinha de maracujá:
A substância que a farinha de maracujá possui (que a faz ser ótimo alimentos para perder barriga) é a pectina, encontrada em relevantes quantidades na parte branca da casca da fruta.
Ela é um tipo de fibra que, quando consumida, se transforma numa espécie de gel digerível, que proporciona sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos. Isso também acontece porque ela retarda a entrada de glicose no sangue, o que também inibe o apetite. Você vai conseguir perder peso com saúde e qualidade de vida!
11. Alcachofra:
A Alcachofra é um dos melhores alimentos para perder barriga. Além disso, a Alcachofra possui a cinaropicrina, que potencializa a produção de secreções gástricas e biliar. Isso ajuda a reduzir o colesterol e regula a glicemia, o que faz com que o organismo trabalhe normalmente e você sinta menos fome, já que a sensação de saciedade é enorme! Insira-a na sua alimentação e descubra todos os seus benefícios!
12. Leguminosas:
As leguminosas são ricas em fibras solúveis e por isso potencializam a ação do sistema digestório, que trabalha perfeitamente e assim proporciona a melhor absorção das energias e a correta (e rápida!) eliminação daquilo que não irá servir para o organismo, sendo uma das melhores opções de alimentos para perder barriga.
Sua melhor ação para a perda de peso é o funcionamento regular do intestino. Para facilitar seu acesso às leguminosas, preparamos uma pequena lista com algumas delas. Veja: Feijões, Lentilhas, Ervilhas, Amendoims, Soja, Fava e Grão de Bico.
Cardápio:
Sem dúvidas, a melhor maneira de perder barriga é através de uma dieta equilibrada com alimentos para perder barriga combinada com a prática de exercícios físicos, para ajudar a queimar mais calorias e gordura localizada. No entanto, nem todo mundo sabe quais alimentos devem ser incluídos numa dieta para perder barriga. Pesando nisso, selecionamos algumas sugestões de alimentos que podem ser incluídos e evitados nesse tipo de dieta, além de uma opção de cardápio.
Exemplo de cardápio da dieta para perder barriga:
Café da Manhã:
- 1 pote de Iogurte natural + 1/2 colher (sopa) de óleo de coco.
- 2 torradas integral, 1 Ovo cozido e 1 fruta.
Lanche da Manhã:
Almoço:
- 1 prato de sobremesa de Alface e Rúcula com 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem.
- 1 batata cozida ou 1 prato raso de macarrão integral com molho de Tomate.
- 1 filé médio de pescada grelhada e 1 colher (sopa) de couve refogada.
Lanche da Tarde:
- 1 pote de Iogurte natural desnatado, 1/2 xícara de chá de frutas vermelhas (Framboesa, Morango e Amora) e 2 colheres (sopa) de Aveia em flocos ou farelo de Aveia.
Jantar:
- 1 prato de sobremesa de Alface roxa, Tomate-cereja e Pepino com 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem.
- 1/2 colher de arroz ou Abóbora cozida, 1 fatia de carne de panela e 1 suco natural de Abacaxi com Gengibre.
Ceia:
- 1 Iogurte natural
Este exemplo pode variar de acordo com os hábitos alimentares e necessidades de cada indivíduo, mas a partir dele podemos observar que não se deve restringir a alimentação comendo muito pouco em alguns períodos e exagerando em outros. Lembrando que ao pensar em aderir uma dieta, o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional, como nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista.
O que não fazer na dieta para perder barriga:
1. Dormir pouco:
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia. Por isso, pessoas que têm dificuldades para dormir produzem menores quantidades de leptina. A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito.
2. Tomar refrigerante:
Alimentar-se com bebidas mais calóricas só faz crescer o perigo de aumentar o peso e ingerir líquidos que contêm gás, como os refrigerantes, faz com que o estômago dilate e prejudique a absorção dos nutrientes. A pessoa se sente falsamente saciada, volta a ter fome pouco tempo depois e, pior, acaba extrapolando no consumo de alimentos na refeição seguinte.
3. Comer rápido:
A sensação de saciedade, ou seja, de que estamos satisfeitos, é enviada pelo cérebro ao nosso corpo aproximadamente 20 minutos depois de começarmos a comer. Quem come rápido, acaba consumindo mais do que deveria, pois não dá o tempo adequado para a percepção da saciedade pelo cérebro.
4. Passar muito tempo sem comer:
Dietas que envolvem passar longos períodos em jejum são prejudiciais para o organismo. A orientação é comer de 3 em 3 horas, sendo que o período sem se alimentar não deve ultrapassar o máximo de 4 horas.
Receitas de suco para perder barriga:
Abaixo, escolhemos algumas das melhores e mais eficientes receitas de sucos para perder barriga, emagrecer e conseguir o corpo tão sonhado em apenas uma semana. A maioria dessas receitas é de fácil preparo, bastando bater os ingredientes no liquidificador e depois tomá-las ou armazená-las no congelador para serem consumidas durante o seu dia, em outros horários.
1. Suco desintoxicante:
Ingredientes:
- 1 Cenoura;
- 1 Pepino com a casca;
- 1/2 Beterraba média e sem cozinhar;
- 1/2 xícara de chá de talos e folhas de Hortelã;
2. Suco para desintoxicar e acalmar:
Ingredientes:
- 1 Cenoura picada;
- 1 Maçã picada;
- 1/2 molho de Alface, com os talos;
- Suco de um Limão e raspas da casca.
3. Suco para desintoxicar e melhorar a digestão:
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de Abacaxi em cubos;
- 1 Cenoura;
- 1 xícara de chá de talos de Erva doce;
- Suco de um Limão e raspas da casca.
Modo de Preparo:
- Prepare os sucos da forma dita anteriormente e evite coá-los depois para não perder nutrientes
- Eles possuem propriedades antioxidantes que ajudam o fígado a eliminar toxinas, deixando o organismo mais limpo e mais receptivo a mudanças.
- Evite adoçá-los também, uma vez que a adição de açúcar pode comprometer a qualidade da bebida, além de adicionar mais calorias do que você gostaria ou poderia consumir.
4. Suco de abacaxi detox:
Ingredientes:
- 120 g de Abacaxi em cubos;
- 20 g de Cenoura ralada;
- 1 fatia de Gengibre;
- 3 folhas de Hortelã;
- 5 pedras de gelo.
5. Suco de limão com cardamomo:
Ingredientes:
- 1/2 l de água gelada;
- Suco de 1 Limão Taiti grande;
- 12 folhinhas de Hortelã;
- 1 bago de cardamomo, do qual você deve usar só as sementes;
- Gelo a gosto.
6. Suco de maçã e gengibre:
Ingredientes:
- 1 litro água de coco;
- 1 Maçã pequena;
- 1 colher de sopa de Hortelã picada;
- 1 rodela de Gengibre;
- 1 colher de sobremesa de Espinafre;
- Gelo a gosto.
7. Suco de couve com laranja:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Neste suco, você precisará acrescentar as folhas e o suco no liquidificador, batendo tudo ao mesmo tempo até que se
forme uma mistura homogênea. - Se você preferir um suco um pouco mais fraco, adicione meio copo de água ao bater no liquidificador.
8. Couve, Maçã, Laranja, Cenoura e Mel:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Para este suco, bata em um liquidificador as folhas com a Laranja.
- Depois, acrescente a Maçã e bata bem, só depois acrescentando a outra Maçã.
- Depois disso, para finalizar o suco, acrescente o Mel, batendo até que tudo fique homogêneo.
9. Couve com limão:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Coloque no liquidificador a metade do seu Limão, bem como a folha de Couve.
- Acrescente a água aos poucos e quando o suco estiver com textura e cor uniformes, pode considerá-lo pronto.
10. Couve com água de coco:
Ingredientes:
- 2 copos de 400 ml de água de coco;
- 2 folhas de Couve, sem o talo;
- Suco de 3 Laranjas (aproximadamente 200 ml);
- 2 xícaras de chá de Morangos picados.
Modo de Preparo:
- Coloque um copo de água de coco em forminhas de gelo e deixe no congelador até que endureça.
- Enquanto isso, coloque as folhas de Couve no congelador, junto com o suco de Laranja, os Morangos e o que sobrou da água de coco
- .
- Bata bem até que fique homogêneo e depois adicione os cubos de gelo e bata novamente.
11. Maçã e couve:
Ingredientes:
12. Couve com maçã verde:
Ingredientes:
Faça variações e amplie seus resultados. Você pode fazer muitas coisas com essas receitas, variá-las de acordo com as recomendações do nutricionista ou simplesmente segui-las à risca. É importante ressaltar que a variação de receitas durante o período de duração da sua dieta é importante, uma vez que cada uma delas possui nutrientes diferentes que são importantes para o seu corpo.
Por isso, procure sempre variar as receitas e não fazer várias repetições de uma mesma ou cometer o pecado de tomar apenas suco de Laranja ou de Abacaxi, que são os mais comuns no gosto popular.
Mude os ingredientes com uma condição:
Os outros ingredientes são tão importantes quanto e não devem ser retirados das receitas a menos que exista uma prescrição médica, de fato. Você também pode procurar outras receitas na internet, montar as suas próprias, se possuir conhecimento, ou pedir receitas personalizadas ao seu nutricionista de confiança. Quando o assunto é perder barriga com os sucos detox, não existem muitas restrições.
Não esqueça dos 7 dias:
É só importante lembrar sempre que não se pode passar de sete dias de duração da dieta e também deve-se continuar alimentando de três em três horas, sempre. Se depois da dieta, você ainda quiser fazer dos sucos detox parte da sua rotina, tanto melhor! Eles servirão para manter o organismo funcionando, além de serem ótimos para iniciar e fazer parte de um processo de reeducação alimentar.
Chá para perder barriga:
Os chás combinados com os alimentos para perder barriga são um ótimo recurso para completar a dieta, para quem pretende não só emagrecer, como também desinchar e perder barriga, além de serem uma ótima opção caseira e natural.
O chá de Gengibre, o chá mate com Limão e o Chá Verde, são alguns dos chás indicados pois ajudam na retenção de líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
Além disso, uma pitada de Pimenta Caiena, é uma ótima opção que pode ser adicionada a qualquer um dos chás para emagrecer, pois é fácil de utilizar e ajuda a aumentar ainda mais o metabolismo, favorecendo a queima da gordura.
1. Chá de Gengibre com Abacaxi:
Ingredientes:
- Casca de ½ Abacaxi;
- Casca de 1 Laranja;
- 1 colher (de sopa) de carqueja;
- 1 colher (de sopa) de Gengibre;
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
- A um litro de água adicione a casca de Abacaxi e de Laranja e a colher de sopa de Gengibre e depois leve ao fogo para ferver durante 3 minutos.
- Após ferver, desligue o fogo e adicione a carqueja.
- Por fim, tampe, deixe repousar por 5 minutos e coe antes de beber.
- Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições, e para alcançar melhores resultados, é recomendada fazer uma dieta saudável e exercício físico regularmente.
Contraindicações: o Gengibre com Abacaxi por ter Gengibre em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem indicação do médico.
2. Chá Verde com Amora:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Numa xícara de chá coloque as folhas secas da Amora e do Chá Verde e adicionar 150 ml de água fervente.
- Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
- Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.
3. Chá de hibisco com canela:
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
- 1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
- 1 pau de Canela.
Modo de Preparo:
- A um litro de água fervente adicione as folhas secas de Hibisco e Cavalinha com o pau de Canela e deixe repousar durante 10 minutos.
- Coe antes de beber.
- Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.
4. Chá mate com limão:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Numa xícara de chá coloque as folhas secas do chá mate e o meio Limão e, depois, adicione 150 ml de água fervente.
- Tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.
Contraindicações: o chá mate, por ter cafeína em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso não deve ser usado por pacientes com doença cardíaca, úlceras pépticas ou com refluxo gástrico.
5. Chá de feno grego e alcachofra:
Ingredientes:
- ½ colher (de chá) de sementes de feno grego;
- 1 colher (de chá) de folhas secas de Alcachofra.
Modo de Preparo:
- Numa xícara de chá coloque as sementes em pó, a pitada de Pimenta e as folhas secas de Alcachofra e, depois, adicione 150 ml de água fervente.
- Deixe repousar 10 minutos minutos e coe.
- Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, entre as refeições.
Contraindicações: o Chá de feno grego e Alcachofra não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.
Exercícios para perder barriga:
Os exercícios para fazer em casa e perder barriga combinados com alimentos para perder barriga fortalecem os músculos abdominais, melhorando a postura, contribuindo para um melhor contorno corporal e aliviam a dor nas costas, que pode estar relacionada a fraqueza do abdômen. Estes exercícios para fazer em casa e perder barriga podem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana.
Esses exercícios são ótimos para perder barriga pois são de longa duração e baixa intensidade, no entanto, para obter os melhores resultados na queima de gordura abdominal e definição da silhueta é aconselhado que antes destes exercícios sejam feitos 15 a 20 minutos de cardio, o que pode ser conseguido com uma corrida ou caminhada, por exemplo.
Para emagrecer e não voltar a engordar, deve-se ainda cuidar da alimentação, trocando alimentos ricos em açúcar e gordura por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes brancas.
Exercício 1 – Agachamento:
Afastar as pernas, posicionar os braços esticados à frente do corpo e agachar, como mostra a imagem acima, durante 30 segundos cronometrado. Veja dicas para fazer agachamentos sem prejudicar a coluna em: Como fazer agachamentos corretamente.
Exercício 2 – Flexão de Braço:
Deitar no chão e, depois, apoiando os joelhos no chão, fletir os braços, como mostra a imagem acima, durante 30 segundos cronometrado.
Exercício 3 – Escalador Cruzado:
Para começar deve apoiar as 2 mãos no chão e permanecer na ponta dos pés, mantendo o corpo parado, esticado nesta posição. A seguir, deve-se esticar uma perna e jogá-la para o lado, como mostra a imagem acima, alternando as duas pernas durante todo o exercício.
Exercício 4 – Abdominal Reverso:
Esse exercício é excelente, e se você é iniciante, não deve realizá-lo todos os dias. Experimente realizar até 03 séries de 15 movimentos, 03 vezes por semana.
Para fazer o exercício deite sobre um colchonete ou tapete, mantenha os joelhos semiflexionados, em seguida, contraia o seu abdômen, e ao mesmo tempo eleve o seu quadril. Depois volte lentamente para a posição inicial.
Para fazer o exercício corretamente, imagine que as solas dos seus pés estão tocando o teto, e que você o está empurrando para cima.
Exercício 5 – Bicicleta no Chão:
Para fazer esse exercício deite-se de costas sobre um tapete ou colchonete, coloque suas mãos atrás da cabeça e levante suas pernas em um ângulo de 90 graus. Em seguida traga os joelhos em direção ao peito, girando o cotovelo direito para o joelho esquerdo e vice-versa. Quando você traz uma perna em direção ao peito, estenda a outra.
Você pode fazer 03 séries de 30 repetições, até 03 vezes por semana.
Exercício 6 – Prancha no Solo:
Esse exercício é muito simples, pode ser feito todos os dias e tem um potencial muito bom para fortalecer os músculos do abdômen. É um ótimo exercício para perder barriga.
Para fazê-lo, coloque os cotovelos e os antebraços no chão, de maneira que fiquem alinhados, em seguida levante o seu corpo e mantenha as pernas retas. Fique nessa posição de 01 a 03 minutos.
Conclusão:
Os exercícios para perder barriga que foram apresentados aqui podem ser feitos facilmente em casa, contudo, antes de praticar qualquer exercício físico, faça uma avaliação médica para saber se está tudo bem com sua saúde, afinal, com a saúde não se brinca.
Para evitar lesões, é importante também pedir algumas orientações a um Educador Físico, e se você possui algum tipo de problema de saúde, é indispensável falar com o seu médico antes de tentar fazer qualquer um dos exercícios apresentados.