Os alimentos que ajudam a tratar labirintite são uma forma natural de tratar essa doença pois ela acomete tanto o equilíbrio quanto a parte auditiva. Os órgãos responsáveis pelo equilíbrio e pela audição estão situados dentro da orelha interna e se comunicam com o sistema nervoso central através dos nervos da audição.
A labirintite é uma das patologias que pode ser causada por infecções, inflamações, tumores, doenças neurológicas, alterações genéticas e compressões. Normalmente aparece após os 40 anos de idade, quando há alguma alteração metabólica ou vestibular, ou aumento dos níveis de colesterol.
O que é labirintite?
É o comprometimento do labirinto estrutura do ouvido interno, responsável pela audição e pelo equilíbrio. Portanto, processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas podem provocar crises de labirintite.
Existem alguns fatores de risco para essa doença, como hipoglicemia (açúcar baixo no sangue), diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café e de certos medicamentos, entre eles, alguns antibióticos, anti-inflamatórios, estresse e ansiedade.
Qual a influência da alimentação?
Existem alimentos que interferem no sistema nervoso, hiperestimulando e causando as crises de labirintite, então fuja dos alimentos cheios de gordura e substâncias como o glutamato monossódico. Portanto, é importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.
Por outro lado, existem alimentos que fortalecem nosso corpo e melhoram os sintomas, evitando a crise de labirintite. Portanto, evite também longos períodos em jejum, se alimente de 3 em 3h, se hidrate adequadamente e pratique exercícios físicos orientados por um médico ou educador físico.
Quais são os sintomas?
Tonturas e vertigens associadas ou não a náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos, audição diminuída.
Alimentos que fazem mal para labirintite:
- Os alimentos que fazem mal na labirintite e por isso devem ser evitados são:
- Doces, balas, chocolate, bolos, biscoitos, sorvetes ou outros alimentos ricos em açúcar;
- Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, principalmente os industrializados;
- Bebidas estimulantes, como café, coca-cola e chá mate;
- Frituras, embutidos e outros alimentos ricos em gorduras;
- Bebidas alcoólicas.
Além de evitar esses alimentos é importante não adicionar sal ao temperar os alimentos porque o sal aumenta a pressão no ouvido que agrava a inflamação, para temperar os alimentos deve preferir-se ervas aromáticas como alecrim ou orégano.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Veja como usar estas e outras ervas para temperar aqui. Comer de 3 em 3 horas também ajuda a evitar o aparecimento de crises de labirintite assim como estar hidratado por isso recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.
Alimentos que ajudam a tratar labirintite:
1. Legumes:
Em qualquer dieta, os legumes são primordiais, por conterem vitaminas importantes para o bom funcionamento do corpo. Mas para essa doença os legumes são considerados alimentos que ajudam a tratar labirintite.
Veja Também: As 12 Dicas Caseiras Para Emagrecer Naturalmente!
2. Limão:
O limão é um dos alimentos que ajudam a tratar labirintite. Além disso, a vitamina C dessa fruta estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater doenças. Vários outros nutrientes no limão também podem torná-lo naturalmente energizante.
Veja Também: Vitamina C; Fontes, Benefícios e Deficiência
3. Gelo:
Sabe quando vem aquela tontura repentina que te faz perder totalmente o equilíbrio? Pois este é um dos remédios caseiros emergenciais mais efetivos que existem. Antes de tudo, é ideal que a pessoa esteja repousada, sentada ou deitada.
4. Frutas:
O que acha de trocar os doces por uma porção de fruta nas sobremesas? O hábito irá te ajudar a lutar contra os sintomas indesejados da labirintite pois são alimentos que ajudam a tratar labirintite. Você terá uma vida muito mais saudável.
5. Beba água:
A desidratação tende a ser uma causa comum das tonturas. Muitas vezes, isso pode ocorrer por ficar um longo período sem beber água, ou deixar de hidratar seu corpo durante e após o exercício.
6. Gengibre:
Esta receita testada pelo tempo faz maravilhas para tonturas e náuseas. Além disso, ela estimula o fluxo de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, o que ajuda a reduzir as tonturas. Tente mascar uma pequena fatia de gengibre fresco, ou chupá-lo para aliviar esses sintomas.
Veja Também: Os 40 Benefícios do Gengibre Para Saúde!
7. Alho:
O alho é um dos alimentos que ajudam a tratar labirintite com excelentes propriedades benéficas para o organismo, e também pode ajudar a aliviar tonturas. Para isso, amasse 1 dente de alho e coloque em uma xícara de água quente. Deixe agir por alguns minutos, coe e beba em seguida.
Veja Também: Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde
8. Amla:
Este remédio natural, vindo da ayurveda (medicina tradicional indiana), fornece uma rica fonte de vitamina A e C, aumentando a sua imunidade. Portanto, melhora a circulação sanguínea, e ajuda a tratar e prevenir tonturas.
Veja Também: Vitamina A; Fontes, Benefícios e Deficiência!
O conteúdo deste artigo foi extraído do Dr. Saúde que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.