Os alimentos que devem evitar se estiver com doença renal pois, pessoas com esta condição precisam monitorar a ingestão de sódio, potássio e fósforo, especialmente. Portanto, confira agora a lista dos alimentos que devem evitar se estiver com doença renal!
Alimentos que devem evitar se estiver com doença renal:
1. Nozes e manteiga de amendoim:
A manteiga de amendoim esta entre os alimentos que devem evitar se estiver com doença renal pois ele possui um ingrediente com alto teor de potássio e fósforo, portanto, e não é recomendada para quem segue uma dieta renal.
2. Pretzels, batatas fritas e biscoitos:
Esses alimentos têm alto teor de sódio, e as batatas fritas feitas com batata que também possui um alto teor de potássio. Esses lanches também são perigosos para quem tem problemas renais. Tente substituir pipoca sem sal e pretzels, chips de milho ou tortilha.
3. Ameixas secas:
O teor de potássio dos frutos secos, incluindo tâmara, ameixa e passas, é extremamente alto, portanto, deve ser evitado em uma dieta renal.
Por exemplo, uma xícara de ameixas secas pode fornecer 1.274 mg de potássio, que é cinco vezes a quantidade encontrada na ameixa.
4. Vegetais com folhas verdes:
Além disso, as acelgas, verduras de beterraba, couve e abóbora. Todos esses alimentos contêm grandes quantidades de potássio e devem ser evitados sempre que possível.
Meia xícara de vegetais de folhas verdes quando cozidos reduz a cerca de uma colher de sopa. Comer meia xícara de verduras cozidas aumentará exponencialmente os níveis de potássio.
5. Tomates:
Os tomates são naturalmente ricos em potássio, por isso é importante tentar evitá-los. Tente encontrar uma alternativa ao molho de tomate em receitas como o molho de pimenta vermelha. Em vez de tomates frescos, experimente cebolas, pimentões, cogumelos ou alho.
6. Batatas:
As batatas são outro vegetal rico em potássio. Ela também esta entre os alimentos que devem evitar se estiver com doença renal. Portanto, evite batatas assadas e batatas fritas, pois elas têm alto teor de potássio.
7. Bananas:
As bananas são conhecidas por seu alto teor de potássio e precisa ser limitada na dieta renal. porém você pode substituir as bananas por alternativas saudáveis como as maçãs, uvas, pêssegos e abacaxi.
8. Laranjas e suco de laranja:
Além disso, as laranjas e suco de laranja puro contêm toneladas de potássio. Por exemplo, em um copo de 20 ml de suco de laranja possui mais potássio do que em uma laranja grande.
Portanto, em vez de suco de laranja, por que não experimentar um pouco de suco de cranberry, além disso, este suco é ótimo para a saúde dos rins!
9. Arroz castanho:
O arroz integral é um grão integral e os grãos integrais têm um teor mais alto de potássio e fósforo. Para uma substituição, tente grãos de arroz branco ou selvagem, trigo sarraceno, cevadinha, cuscuz e macarrão ou macarrão de trigo branco ou integral.
10. Pão de trigo integral:
O pão integral pode ser uma opção mais nutritiva, principalmente devido ao seu maior teor de fibras. No entanto, o pão branco é geralmente recomendado sobre as variedades de trigo integral para indivíduos com doença renal.
Isto é devido ao seu teor de fósforo e potássio. Quanto mais farelo e grãos integrais no pão, maior o teor de fósforo e potássio, por isso eles estão entre os alimentos que devem evitar se estiver com doença renal.
11. Alimentos em conserva:
Os alimentos enlatados, como sopas, legumes e feijão, são frequentemente comprados por causa de seu baixo custo e conveniência.
No entanto, a maioria dos alimentos enlatados contém grandes quantidades de sódio, pois o sal é adicionado como conservante para aumentar sua vida útil.
Portanto, devido à quantidade de sódio encontrada em enlatados, é frequentemente recomendado que pessoas com doença renal evitem ou limitem seu consumo.
12. Cereais:
Obviamente, se grãos integrais não são saudáveis para um rim doente, é lógico que cereais ricos em farelo, trigo, aveia e granola também sejam prejudiciais.
Especialmente com o cálcio adicionado em produtos lácteos. Portanto, os cereais estão entre os alimentos que devem evitar se estiver com doença renal.
13. Inhame:
Um inhame cozido pode contém até 541 miligramas de potássio. O método de cozimento duplo, também conhecido como lixiviação de potássio, pode ajudar um pouco.
Isso envolve molhar seus inhames, o mesmo que as batatas, em água por até quatro horas para reduzir os níveis de potássio.
14. Damascos:
Todas as frutas secas são ricas em potássio. Por exemplo um damasco fresco possui 427 miligramas de potássio, já o damasco seco possui 1.500 de potássio então tente evitar-los. porque eles se enquadra nos alimentos que devem evitar se estiver com doença renal.
15. Lacticínios:
Os laticínios têm quantidades alta de potássio, cálcio (que contém fósforo) e proteínas, o que significa que, para uma pessoa com doença renal, esses itens devem ser evitados o máximo possível.
Tente substituir com leite de arroz não enriquecido, cremes sem leite e creme de leite sem aditivos de fosfato.
O que uma pessoa com problemas renais pode comer?
O repolho é um vegetal folhoso que pode ser benéfico para pessoas com doença renal É relativamente baixo em potássio e muito baixo em sódio, mas também contém muitos compostos e vitaminas úteis. Além disso, pode inclui em sua dieta o alho, couve-flor, rúcula, bagas, e claras de ovos
Além disso, tente substituir o óleo de cozinha por azeite de oliva pois, o azeite pode ser o melhor óleo de cozinha por causa do tipo de gordura que ele contém.
O azeite é rico em ácido oleico, que é um ácido graxo poli-insaturado que pode ajudar a reduzir a inflamação no organismo.
Quem tem problema renal pode comer ovo?
Os ovos são uma proteína simples, mas as gemas são muito ricas em fósforo. Pessoas com doença renal pode fazer omeletes ou ovos mexidos usando apenas as claras.
Quais frutas que devem evitar se estiver com doença renal?
A laranja ou suco de laranja devem ser evitados e limitados em uma dieta renal. As uvas, maçãs e cranberries, são bons substitutos para laranja e suco de laranja, pois possuem menor teor de potássio.