Uma boa nutrição é de extrema importância durante a gravidez. Todos nos sabemos que deveríamos evitar bebidas alcoólicas e cigarros durante a gravidez, mas sobre a comida?
Aqui estão os 10 alimentos que devem ser evitados na gravidez. Esta não é uma lista exaustiva de todos os alimentos para se preocupar, mas são dez dos mais importantes.
1. Queijos Importados:
Os queijos importados, como Brie, Camembert, Roquefort, queijo feta, gorgonzola, queso blanco, queijo fresco, e todos os queijos de pasta azul são geralmente feitos a partir do leite não pasteurizado e pode conter uma bactéria chamada Listeria que podem causar aborto. Se o queijo não é importado e feito com leite pasteurizado é totalmente seguro para mulheres grávidas.
2. Carne crua, aves e frutos do mar:
Carne crua e frangos podem conter salmonelas e outras bactérias. Mesmo a carne rara deve ser evitada. Sushi e outros frutos do mar crus devem ser evitados também.
3. Ovos crus:
Ovos crus podem estar contaminados com salmonelas e deve ser evitado. Isso inclui alimentos que contenham ovos crus, como gemada, César salada e molho holandês.
4. Peixe com alto teor de Mercúrio:
peixe que contém altos níveis de mercúrio deve ser evitado porque o mercúrio pode causar danos cerebrais. Os Peixe que apresenta um teor de mercúrio elevados são os peixe-espada, tubarão, cavala, espadim, garoupa, e vidro laranja.
Os peixes que também são ricos em mercúrio e só devem ser consumidos com moderação (2-3 vezes por mês) são linguado, enlatados atum branco, fresco atum rabilho, truta do mar, lagosta, e anchova.
5. Peixes expostos a PCBs:
Peixes expostos a altos níveis de bifenilos policlorados (PCBs) de lagos e rios contaminados, deve ser evitado por mulheres grávidas. Estes peixes incluem baixo listrado, truta, lúcio, Badejo, anchova e salmão. Estes peixes são do bem se comprado em uma loja, mas muito cuidado deve ser tomado ao comer estes peixes de lagos e rios da região.
6. Patê:
Pate ou outras páginas espelhadas, a carne também pode conter listeria, que pode causar aborto.
7. Leite não pasteurizado:
O leite não pasteurizado pode conter listeria, que pode causar aborto.
8. Vegetais não lavados:
O solo em que os vegetais são cultivados podem conter toxoplasmose, por isso é importante lavar bem todos os legumes antes de comer.
9. Brotos crus:
Brotos crus têm sido associados a surtos de salmonela no passado e muitas pessoas aconselham as mulheres grávidas que evitem de comer.