Os alimentos que hidratam a pele seca de forma natural e rápida, e você pode ter todos eles em casa. Alem disso, lavando as mãos excessivamente? Lavando a louça com mais frequência? Lidar com o tempo frio e arejado? Todos esses fatores (e mais) podem deixá-lo com a pele seca e com coceira.
Se você já tentou vários regimes de beleza e ainda acha difícil reter a umidade, pode ser hora de mudar as coisas com sua dieta.
Há uma razão para o dito trivial, mas verdadeiro: “Você é o que você come”.) O que você coloca no seu corpo afeta sua aparência, incluindo a sua pele.
Então, quando você come certos alimentos hidratantes e hidratantes, pode acalmar e nutrir a pele seca.
Alimentos que hidratam a pele seca:
1. Óleo de coco:
Geralmente ouvimos falar dos benefícios da aplicação tópica de coco via óleo de coco, mas comer a fruta também pode ser benéfico.
As gorduras saudáveis do óleo de coco e a composição nutricional antibacteriana mantêm as crises de acne afastadas e ajudam a manter a pele hidratada, o que é essencial para parecer mais saudável e jovem.
2. Abacate:
Há uma boa razão para não pararmos de cantar os louvores ao abacate (mesmo que você esteja cansado de vê-lo no seu feed do Instagram).
Mas a mistura de gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas faz dele uma potência para o corpo por dentro e por fora. Alem disso a proteína ajuda a apoiar as estruturas de colágeno e elastina na pele, enquanto a gordura mantém a pele hidratada.
3. Aveia:
A aveia é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, mas, mais importante, também é um alimento rico em fibras .
A fibra é essencial para ajudar a prevenir a pele morta e aliviar a vermelhidão”, diz Alpert. A parte indigestível de um carboidrato que adiciona volume aos alimentos, a fibra também trabalha para mantê-lo mais cheio por mais tempo (incha no estômago), o que significa que é menos provável que você lanche nos doces e alimentos salgados que são frequentemente associados à pele seca e fugas.
4. Batata doce:
Bloqueio batatas ajuda doce na umidade, dar a sua pele um brilho saudável e protegê-la de danos, graças à sua abundância de vitamina A.
A vitamina A pode ajudar na renovação da pele e diminuir a pele seca e escamosa. A batata doce é uma ótima opção no inverno”, diz a Dra. Jennifer Lee, dermatologista certificada pelo Conselho, diretora médica da REN Dermatology e consultora da USANA.
Alpert também recomenda batata-doce aos seus clientes porque, além de seus benefícios nutricionais e estéticos, seu alto teor de vitamina C ajuda a combater resfriados no inverno.
Confira estas receitas de batata-doce para obter algumas maneiras gostosas de adicionar mais vegetais de raiz à sua dieta semanal.
5. Salmão:
O salmão é um alimento incrível para a pele seca, pois contém gorduras ômega-3 , que fortalecem as células da pele, podem proteger contra o câncer e ajudar a reduzir a inflamação”, diz Alpert. “Alguns peixes, como o alabote e o atum albacora, também contêm selênio, que preserva a elastina na pele, ajudando a sua pele a ficar macia, suave e firme.
Se você não gosta de peixe, procure outros alimentos ricos em ômega-3 (como sementes de chia, nozes, linhaça, gema de ovo) para ajudar a preservar o colágeno , combater a inflamação e manter a pele firme.
6. Azeite:
A vitamina E e as boas gorduras do azeite ajudam a hidratar a pele, e é por isso que é um ingrediente popular para a pele. Felizmente, usar a gordura na sua culinária irá colher os mesmos benefícios.
7. Cenouras:
As cenouras são carregadas com vitamina C, que é um precursor da produção de colágeno “, explica Alpert.
O colágeno é essencial para a elasticidade da pele. “Além disso, a vitamina A encontrada na cenoura ataca os radicais livres e pode prevenir rugas e tom de pele irregular”.
A vitamina A também estimula os fibroblastos, as células responsáveis pelo desenvolvimento do tecido que mantém a pele firme e saudável.
8. Folhas verdes:
“Embora grande parte da pele seca seja afetada por fatores ambientais (frio, seco, vento no inverno, chuveiros quentes), existem alimentos que podem ajudar a apoiar a saúde da pele. Alimentos ricos em vitamina C ajudam a aumentar a imunidade e a produção de colágeno.
Procure alimentos como couve. Alimentos ricos em antioxidantes, como folhas verdes, ajudam a combater os danos dos radicais livres na pele “, diz o Dr. Lee.
9. Nozes:
Nozes e sementes são alimentos potentes que hospedam ácidos graxos ômega-3, vitaminas A, B e E, gorduras monoinsaturadas, minerais e antioxidantes.
Alimentos cheios de vitamina E, como nozes, ajudam a reter a umidade e a fortalecer a barreira da pele.
Recomenda nozes e sementes por causa de sua densidade nutricional, capacidade de hidratar a pele, promover sua elasticidade, ajudar a regenerar as células e proteger contra poluentes e radicais livres.
10. Frutas:
As frutas são uma ótima maneira de hidratar e proteger a pele porque estão cheias de água. De fato, comer sua água é tão eficaz – ou mais – do que beber água, dado o aumento extra de nutrientes que você recebe com as frutas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A maioria das frutas contém altos níveis de vitaminas A e C e poderosos antioxidantes que reabastecem os nutrientes da pele, promovem a produção de colágeno e ajudam a manter a pele macia e firme.
Embora todas as frutas sejam uma adição positiva à dieta da maioria das pessoas, opte por frutas com baixo teor de açúcar, como frutas (framboesas, cranberries, mirtilos, amoras, morangos) e kiwis versus frutas com alto teor de açúcar, como figos, cerejas, mangas e uvas.
11. Ovos:
Os ovos são ricos em proteínas , promovem a regeneração celular e fornecem enxofre e luteína, que hidrata a pele e a elasticidade.
Eles também são baixos em gordura. Estudos descobriram que, omitindo as gorduras saudáveis encontradas em alimentos como nozes e abacates, dietas ricas em gordura aumentam as chances de desenvolver rugas.
12. Chá verde:
O chá verde não só é carregado com antioxidantes que nutrem a pele, mas também possui propriedades anti-inflamatórias que podem curar a pele danificada e evitar manchas.
Isso pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para a pele, já que é rica em epicatequina, um antioxidante encontrado no vinho tinto. Foi demonstrado que ajuda a quem sofre de eczema
13. Tomates:
Os tomates contêm altos níveis de licopeno, um antioxidante que mantém a pele fresca e possui propriedades antienvelhecimento.
Mas os níveis de nutrientes são mais altos nos tomates enlatados e cozidos. “O licopeno nos tomates é absorvido mais facilmente quando os tomates são cozidos (como na versão enlatada) e quando consumidos com um pouco de óleo, o que significa que o inverno é uma boa hora para comer pizza ou macarrão com molho marinara.
14. Soja:
A soja pode ser controversa, mas, tanto quanto a pele seca e suave, é uma vencedora. “Talvez seja um bom momento para experimentar um pouco de leite de soja no café com leite ou fazer uma disputa de tofu.
Alem disso, a soja é rica em isoflavonas que podem proteger contra a exposição ao sol e preservar o colágeno que reafirma a pele para reduzir as rugas e prevenir o ressecamento da pele.
15. Frutas cítricas:
As frutas cítricas ajudam a fornecer vitamina C, que promove a formação de colágeno e retarda os efeitos dos radicais livres, ajudando a manter a pele firme e jovem.
Toranjas cor de rosa também fornecem licopeno, um antioxidante que ajuda a pele a permanecer resiliente e suave.
16. Colágeno:
Os peptídeos de colágeno contêm os mesmos aminoácidos da gelatina, idênticos às proteínas encontradas na pele, unhas, cabelos, ossos, cartilagens e articulações.
Alem disso, você pode misturá-lo com smoothies, mas também café, ovos mexidos e muito mais.” É versátil, insípido e eficaz, de acordo com Slayton, que recomenda o pó de colágeno da Vital Proteins .
17. Espinheiro do mar:
Slayton destaca o espinheiro como seu alimento hidratante favorito para a pele seca. “Se você quer uma pele luminosa, pense nessa linda baga alaranjada.
Mas é rico em óleo ômega-7, beta-caroteno e vitamina C, os quais ajudam as condições da pele associadas à pele seca“.
18. Sementes de abóbora:
A vitamina A é considerada um dos melhores antiácidos e hidratantes da pele. Também foi comprovado que ajuda a suavizar a rugosidade.
Alem disso, o zinco ajuda a vitamina A a fazer seu trabalho, e é por isso que Slayton recomenda comer mariscos e sementes de abóbora como alimentos para aliviar os sintomas da pele seca.
19. Água:
Mas não subestime o poder da água. Alem disso, a água hidrata a pele e ajuda a evitar rugas para impedir que a pele rache e descamação.
Odeio o sabor do H20? Tente fazer algumas dessas receitas refrescantes de água para desintoxicação!
20. Sardinhas:
Mas alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 é uma das melhores opções para combater a pele seca e manter a pele bem hidratada. Peixes de água fria de fontes selvagens são uma excelente fonte de ômega 3.
As melhores opções incluem salmão; coma a pele que está cheia de nutrientes, assim como sardinha, arenque e cavala.
Alem disso, os peixes criados em criadores geralmente são alimentados com grãos, em vez dos peixes pequenos que normalmente comem plâncton, daí a razão pela qual os peixes criados em fazendas geralmente são não embalado com os mesmos nutrientes que os peixes selvagens.
21. Óleo de linhaça:
O óleo de linhaça possui nutrientes que podem combater a pele seca“, diz o Dr. Evans, referenciando o alto conteúdo de ômega-3 do óleo Alem disso tome as pílulas ou pegue o óleo e polvilhe sobre saladas, ou misture iogurte ou smoothies”.