Os alimentos que melhoram a imunidade e não engordam ajudando a combater o resfriado e a gripe comum e mantendo o peso ideal. Além disso, nada pode impedir seu treinamento como um resfriado ou gripe. Mas seu sistema imunológico possui uma rede complexa para mantê-lo saudável – se você o abastecer bem, de forma consistente e com o tempo.
Isso é ainda mais importante para pessoas que praticam algum tipo de esporte, pois o treinamento às vezes pesado pode suprimir nosso sistema imunológico devido a alterações hormonais e bioquímicas causadas por treinamento, ambiente e estresse. Abaixo confira uma lista com 10 alimentos que melhoram a imunidade e não engordam:
Alimentos que melhoram a imunidade e não engordam:
1. Amêndoas
Amêndoas fazem parte dos alimentos que melhoram a imunidade e não engordam. Além disso, a amêndoas são embaladas com uma dupla estimulante do sistema imunológico (vitamina E e manganês), fornecendo 37% de sua necessidade diária.
Muitas dietas tendem a ser baixas nesses nutrientes, e estudos mostram que não consumir o suficiente pode enfraquecer a carga inicial das células imunológicas sobre os patógenos.
Como consumir: Coloque os cereais e o iogurte com amêndoas picadas ou adicione em saladas e arroz para obter mais trituração.
2. Canja de galinha:
Seja sua alma ou seu trato respiratório superior que precisa de cura, há uma razão pela qual a canja de galinha seja um dos principais alimentos que melhoram a imunidade e não engordam.
Uma pesquisa mostra que a sopa de galinha traz benefícios que aumentam a imunidade, graças a um leve efeito anti-inflamatório encontrado no caldo.
A proteína do frango também ajuda a reforçar sua imunidade. Adicione muitos vegetais extras para vitaminas, minerais e antioxidantes, que são um aliado adicional na sua luta contra o resfriado e a gripe.
Como consumir: consuma a sopa quando estiver cheirando, mas evite sopas enlatadas com alto teor de sódio – o caseiro é o melhor.
3. Açafrão:
O açafrão é uma boa opção de alimentos que melhoram a imunidade e não engordam. Além disso, o açafrão está sendo muito utilizado agora, graças aos seus benefícios anti-inflamatórios. Mas esses benefícios realmente vêm da curcumina, o componente amarelo-alaranjado da açafrão.
Se você gosta de curry, não terá problemas para comer uma porção do tempero poderoso. Você também pode complementar. Mas tenha cuidado: O maior problema com curcumina e açafrão é sua biodisponibilidade. A chave da curcumina é garantir que ela seja combinada com um fitossomo para melhorar sua absorção na corrente sanguínea.
Como Consumir: Mime-se com comida indiana, use açafrão em sua própria comida ou considere um suplemento.
4. Chá verde:
Um dos melhores alimentos que melhoram a imunidade e não engordam é o chá verde. Além disso, o mantém aquecido enquanto aumenta a saúde imunológica, graças ao EGCG, um poderoso antioxidante abundante no chá verde. O EGCG protege naturalmente uma variedade de células de enfraquecer e as protege de possíveis danos causados por componentes que servem para atacar sua saúde.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como consumir: substitua o café da manhã por uma xícara de chá verde algumas vezes por semana.
5. Cebola:
As cebolas fornecem camada sobre camada (trocadilhos) de benefícios à saúde. Muitos desses benefícios resultam da quercetina encontrada neste vegetal de raiz. A quercetina é um poderoso antioxidante conhecido por suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias.
Como consumir: refogue e adicione aos salteados, omeletes ou use cru em sanduíches naturais e saladas. As cebolas são um ótimo substituto para o sal ou a gordura quando se trata de adicionar sabor.
6. Salmão enlatado:
O salmão é um dos melhores alimentos que melhoram a imunidade e não engordam. Além disso, uma porção de 30 gramas fornece mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina D.
Esse nutriente mantém uma grande variedade de células imunológicas em bom estado de funcionamento; não receber o suficiente pode colocar você em risco de infecção. O salmão também fornece proteínas e ômega-3 que aumentam a força do sistema imunológico.
Como consumir: Misture com aipo picado, salsa, e um toque de maionese de azeite.
7. Couve flor:
Os couve-flor embalam 45% de sua necessidade diária de folato em um copo cozido. Essa vitamina B ajuda a gerar células imunológicas toda vez que seu corpo se prepara para combater um patógeno. Compostos chamados glucosinolatos acalmam a inflamação causada pelas células T assassinas, ajudando você a se sentir melhor quando fica doente.
Como Consumir: refogue ou cozinhe; mexa na sopa; ou adicione folhas cruas (não caules) às saladas.
8. Aveia cortada em aço:
Esta é uma opção de alimentos que melhoram a imunidade e não engordam. Além disso, a aveia contém uma fibra chamada beta-glucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e antioxidante mais potente que a echinacea, relata um estudo norueguês.
Portanto, isso reforça a capacidade das células T macrófagos e assassinas de combater infecções. A pesquisa sugere que o beta-glucano pode diminuir o risco de infecções respiratórias após o exercício.
Como consumir: A aveia cortada em aço leva mais tempo para cozinhar do que outras variedades, então faça um lote grande e congele as sobras e adicione suas coberturas favoritas.
9. Germe de trigo:
Duas colheres de sopa de germe de trigo contêm 60 calorias e embalam uma variedade de nutrientes (como vitamina E, folato, magnésio e zinco) que são cruciais para apoiar as células imunológicas. O zinco, em particular, ativa as células T para atacar células infectadas por vírus ou bactérias.
Como consumir: Polvilhe com iogurte e aveia congelados ou regulares. Coloque em caçarolas. É também uma adição saborosa a pães rápidos e sobremesas de frutas assadas.
10. Kefir:
Micróbios intestinais saudáveis compõem uma grande parte das defesas do seu corpo contra patógenos indesejados. O Kefir fornece uma dúzia de cepas de bactérias boas para você que literalmente constroem uma barreira no trato intestinal contra insetos indesejados e melhoram a função das células imunes.
Então, em um estudo sueco de 80 dias com 262 funcionários da fábrica, aqueles que consumiram Lactobacillus reuteri – um probiótico específico que parece estimular os glóbulos brancos – levaram 33% menos dias doentes do que aqueles que receberam um placebo.
Como consumir: adicione kefir à massa de panqueca, purê de batatas, sopas ou um smoothie de recuperação.