Covid-19 – alimentos que não podem faltar na quarentena, pois, manter uma boa alimentação nesse período é muito importante. Alem disso, comer mal e dormir mal são ações que podem reduzir a imunidade, deixando o corpo mais susceptível a contaminações.
Partimos do pressuposto de que a fase inicial de pânico generalizado já esteja terminada e que cada um de nós saberá comportar-se de forma responsável dentro de um hipermercado.
Alimentação no período de quarentena:
Podemos optar por alimentos menos processados em vez de outras refeições mais convenientes feitas muitas vezes no carro ou transportes públicos a caminho do trabalho.
Por exemplo, os batidos e barras proteicas, sempre úteis e convenientes, podem nesta fase ser substituídos por ovos mexidos, panquecas, papas de aveia ou sandes mais elaboradas.
Ao comer em casa ou mesmo em restaurantes, o ideal é redobrar cuidados com a higiene e escolher alimentos de alto teor nutricional.
A quarentena imposta pela crescente contaminação por coronavírus teve grande impacto na nossa rotina esses dias, o que gera mudanças, principalmente na alimentação.
Você está preocupado em como se alimentar nesses dias sem ter que ir ao supermercado com tanta frequência, fique tranquilo que temos algumas dicas de como se programar e quais alimentos guardar, sem que haja racionamento de produtos.
Alimentos para ter em casa;
Para isso, escolha alimentos não perecíveis, como o arroz e o feijão, além de frutas e legumes congelados.
Alimentos não perecíveis: cereais
Esses alimentos possuem maior durabilidade e o prazo de vencimento mais longo. Além de serem ótimo para a saúde. Invista em castanhas, nozes, amêndoas, aveia, arroz, milho, centeio, entre outros.
Alimentos não perecíveis: carnes
Congele carnes em quantidades pequenas ou individuais em vasilhames ou sacos plásticos herméticos acelera o processo de descongelamento e facilita no preparo. Retire-os do freezer apenas quando for consumi-los.
Alimentos não perecíveis: frutas
Para congelar frutas, basta colocá-las inteiras ou cortadas em pedaços, descascadas e sem os caroços.
Assim fica mais fácil coloca-las em alguma sobremesa, suco ou smoothies para pele. Aposte nas frutas da estação para economizar e ter maior durabilidade.
Alimentos não perecíveis: legumes
Você pode optar por comprar e congelar corretamente os legumes ou comprá-los já congelados, como as seletas, o brócolis e a ervilha.
Esses alimentos podem ser usados em diversas refeições ao longo dos dias de quarentena.
Alimentos congelados:
Recorrer ao freezer é uma ótima opção para preparar refeições saudáveis! A ideia aqui não é escolher as lasanhas ou hambúrgueres industrializados, mas sim congelar legumes ou frutas in natura ou refogados e sem temperos para acrescentá-los em suas refeições, sucos ou smoothies.
Ajudar a evitar mercados ou feiras durante o período de quarentena, congelar alimentos pode te ajudar a preparar um prato muito mais rápido para vitamina C.
Não é hora de ter pânico e estocar alimentos e produtos em casa. As dias aqui são para facilitar a vida de quem vai ficar de quarentena ou isolamento social, ou quem deseja evitar aglomerações em meio à pandemia de covid-19.