Os alimentos que pioram a candidíase são uma forma caseira de te ajudar a se livrar dessa doença, um dos fatores que desencadeiam os sintomas de candidíase é a alimentação. O fungo precisa de um ambiente ácido para se reproduzir, e alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras e proteínas animais contribuem para essa acidez.
Se você não sabe o que é candidíase, provavelmente você não tem a doença. Isso porque ela pode incomodar bastante e não ser nada bonita, mesmo se aparecer na boca, nas partes íntimas ou em qualquer outra parte do corpo do homem e da mulher.
Para quem não sabe, aliás, os alimentos que pioram a candidíase alimentam o fungo. No entanto, quando ocorre algum desequilíbrio, esse fungo pode se multiplicar e da início à doença, que costuma manifestar com secreções esbranquiçadas, coceira, vermelhidão, dor ao urinar, entre outros sintomas (também desagradáveis).
Alimentos que pioram a candidíase:
1. Doces:
Estudos indicam que o açúcar é um dos maiores vilões da cândida. Isto porque as toxinas liberadas em sua digestão servem como alimento para a proliferação do fungo que causa a doença.
2. Pães:
Obtidos a partir do processo de fermentação, os pães podem intensificar a proliferação dos fungos na região vaginal. Cogumelo, ketchup e mostarda também estão nessa lista.
3. Melão e melancia:
Assim como os itens anteriores, o melão e a melancia devem ser evitados por mulheres que estão com candidíase porque possuem, em volta da semente, uma camada de fungos. Eles, no organismo, podem intensificar o processo inflamatório.
4. Frutas-passas:
O processo de desidratação das frutas secas é ideal para a proliferação de fungos. Em crises de candidíase, todos os alimentos que contenham este alimentos que pioram a candidíase deve ser evitados.
5. Frutas ácidas:
Frutas ácidas como tangerina, framboesa e abacaxi são um dos alimentos que pioram a candidíase. Por carregarem nutrientes ácidos, elas podem interferir no pH da região vaginal e contribuir para a proliferação dos fungos.
6. Macarrão:
Massas são ricas em carboidratos que, ao serem digeridos, transformam-se em açúcar e são alimentos que pioram a candidíase. O mesmo vale para farinhas, tapioca e similares.
7. Carnes processadas:
Carnes processadas são aquelas que passam por processos industriais, como carnes defumadas e embutidos. Hoje esses alimentos em excesso podem ser prejudiciais à saúde, por conterem diversas substâncias inflamatórias, como o sódio em excesso, as gorduras hidrogenadas e os aditivos.
8. Amendoim:
As oleaginosas são muito saudáveis, mas algumas, principalmente o amendoim, corre um maior risco de contaminação por fungos, se tornando um item polêmico para quem tem candidíase. Recomenda-se evitar o consumo dessa oleaginosa e seu óleo derivado quando o quadro está ativa.
As outras oleaginosas devem ser compradas com atenção, evitando aquelas que são vendidas à granel, pois o armazenamento inadequado a torna um alvo fácil de fungos também.
9. Bebidas alcoólicas:
As bebidas alcoólicas acabam sendo inimigas da saúde de quem está com candidíase por diversas razões. A primeira é sua atuação no sistema imunológico. Além disso, o consumo diário de álcool também pode acidificar o sangue e o organismo, tornando o meio mais propício para a proliferação do fungo Candida.
10. Proteínas animais:
Assim como o açúcar favorece o crescimento da população do fungo, a maior acidez do organismo fazem desses, alimentos que pioram a candidíase. Além disso, as proteínas animais estão inclusas nesse último grupo, já que a gordura presente nesses alimentos facilitam uma maior inflamação no organismo, o que pode fragilizar o sistema imunológico.