Os alimentos que podem ajudar a aliviar a tosse de forma natural e rápida com alimentos que você tem na sua geladeira. Alem disso, a tosse pode ser um dos sintomas mais frustrantes do resfriado comum ou de outras doenças sazonais.
Mas acredite ou não, é uma maneira de o seu corpo eliminar irritantes e infecções das vias aéreas.
Existem vários tipos diferentes de tosse, dependendo das causas subjacentes, mas a distinção mais comum é tosse seca versus tosse úmida ou produtiva.
A tosse seca é uma tosse que não expõe muco, mas é causada por uma constante irritação na parte de trás da garganta.
Pode ter causas subjacentes simples, como resfriado ou gripe, e pode persistir muito tempo depois que você se recupera de uma doença.
Uma tosse úmida é chamada de tosse produtiva porque ajuda a expulsar o muco do sistema respiratório.
É o tipo de tosse que geralmente acompanha uma infecção como gripe ou resfriado e pode ser aguda (com duração inferior a três semanas) ou crônica (com duração superior a oito semanas).
Quando se trata de aliviar a tosse, a tosse seca pode se beneficiar de tratamentos calmantes, como chás quentes e banhos de vapor, enquanto a tosse úmida precisa de um remédio que ajude a quebrar o muco e facilite a tosse. Você não quer suprimir uma tosse produtiva que está provocando muco.
Compilamos uma lista de alimentos comuns, ervas e remédios caseiros recomendados por especialistas que comprovam a tosse, independentemente de você ter tosse seca ou úmida.
Alimentos que podem ajudar a aliviar a tosse:
1. Gengibre:
O gengibre é uma opção para aliviar a tosse e a dor de garganta. Isso ocorre porque o gengibre contém compostos que dilatam os vasos sanguíneos e os pulmões e relaxam os músculos lisos, levando à abertura das vias aéreas, explica ela.
Sua recomendação é mergulhar a raiz de gengibre recém cortada em água quente ou adicionar gengibre picado à infusão de chá de ervas para aliviar a tosse.
2. Mel:
Quase todo mundo está familiarizado com as propriedades curativas do mel quando se trata de seu sistema respiratório.
Possui propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a intensidade e a duração da tosse.
Recomenda fazer um chá com mel e limão, adicionando duas colheres de sopa de mel e uma a duas colheres de suco de limão fresco a oito onças de água quente.
O limão ajuda a diluir e romper o muco, enquanto o mel tem um efeito calmante”, diz ela. Este chá não apenas ajuda a romper o muco e acalma a garganta, mas também fornece ao corpo uma dose de vitamina C para estimular o sistema imunológico.
3. Raiz do marshmallow:
A raiz de marshmallow tem sido usada na medicina alternativa há séculos e, particularmente, no tratamento de tosse e outros problemas respiratórios.
Um estudo de 2005 descobriu que um xarope contendo raiz de marshmallow entre outros ingredientes era um tratamento eficaz para a tosse para aqueles que sofrem de resfriados e outros problemas como bronquite.
Você pode encontrar a raiz do marshmallow em saquinhos de chá ou como uma erva seca e solta, fácil de preparar em uma xícara de chá. Deixe em infusão por 10 minutos para obter o máximo efeito.
4. Alcaçuz:
A raiz de alcaçuz é um dos seus benefícios ao tratar a tosse de seus familiares e pacientes.
Não deve ser confundida com o doce, esta planta vem de uma espécie de ervilha chamada Glycyrrhiza.
Pode ser usado inteiro, fatiado ou em forma de comprimido, e seu extrato também pode ser encontrado em xaropes.
O alcaçuz é considerado expectorante e acalma as membranas mucosas e os pulmões irritados ou inflamados”, observa ela.
A dose recomendada é entre 5 e 15 gramas por dia, para ser usada por quatro a seis semanas. “No entanto, deve-se ter cuidado se você tiver uma doença cardíaca ou hepática, e não deve ser usada durante a gravidez”, alerta Crawley.
5. Hortelã pimenta:
A hortelã-pimenta é uma variedade de hortelã, e o mentol em suas folhas é um descongestionante bem conhecido que ajuda a quebrar o muco e ajuda na saúde das vias aéreas.
A hortelã-pimenta tem sido usada para aliviar a congestão e melhorar a respiração, estimulando os receptores no trato respiratório.
Você pode tomar pastilhas de hortelã-pimenta, tinturas, chás ou até fazer um banho de vapor com os óleos essenciais. Os efeitos calmantes da hortelã-pimenta podem fazer maravilhas para uma tosse seca.
6. Eucalipto:
O eucalipto é outro remédio caseiro favorito e faz parte da família das plantas de murta. “Ajuda a diminuir o muco e a expandir os bronquíolos dos pulmões, e demonstrou ser útil no alívio de problemas respiratórios superiores.
Você pode tomá-lo em forma de chá, embebendo folhas soltas em água quente ou comprar uma pomada sem receita para esfregar no peito.
Alem disso tem outra maneira favorita de aproveitar os poderes curativos do eucalipto: “Pegue o ramo inteiro e pendure-o na parte de trás da cabeça do chuveiro para fora da corrente da água – o calor e o vapor liberarão os óleos essenciais nas hastes. Isso ajudará limpe sua congestão nasal e expanda seus bronquíolos, o que aliviará a tosse.
7. Abacaxi:
Este pode ser um remédio surpreendente para a tosse, mas o abacaxi parece ter a combinação certa de características para torná-lo um potente auxiliar da tosse.
Especialista em saúde ambiental e professor adjunto de nutrição, observa: A bromelina é uma enzima encontrada no abacaxi que possui propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas substanciais.
Essas duas características da bromelina fazem do abacaxi um excelente alimento para ajudar a aliviar a tosse.
Ela explica ainda que o aspecto mucolítico da bromelina significa que ele é capaz de quebrar o muco, potencialmente a causa raiz da tosse, e removê-lo completamente.
Se o muco não for removido, ele continuará sendo irritante”, observa ela. Sem mencionar, a dose extra de vitamina C também não prejudica sua causa.