Os melhores alimentos ricos em fibras são altamente saudáveis e precisam sempre estar incluídos em nossas rotinas de alimentação diárias. Fibras – sabemos que precisamos disso, mas mesmo com todos os alimentos ricos em fibras, a maioria das pessoas ainda é deficiente. Você está recebendo fibra suficiente?
Devido à falta de dieta ocidental, estima-se que o americano médio consuma cerca da metade da quantidade recomendada de Fibras alimentares por dia. Isso é um grande problema, porque os melhores alimentos ricos em fibras podem proteger contra o câncer, doenças cardíacas, diverticulose, pedras nos rins, TPM, obesidade e ajudar na sustentação de um trato digestivo saudável. É por isso que comer uma dieta é muito importante.
Melhores alimentos ricos em fibras:
1. Abacates:
O teor de fibras dos abacates varia dependendo do tipo. Há uma diferença no teor de fibra entre os abacates verde-claros, de pele lisa (abacates da Flórida) e a variedade menor, mais escura e com covinhas (abacates da Califórnia).
Os abacates da Flórida significativamente mais insolúveis do que os abacates da Califórnia. Além da fibra, abacates são embalados com gorduras saudáveis que ajudam na diminuição do colesterol e reduz o risco de doenças cardíacas.
2. Peras asiáticas:
Frescas, doces e deliciosas, as peras asiáticas contêm altos níveis de fibras, mas também são ricas em ácidos graxos ômega 6 associados a células saudáveis, função cerebral e nervosa.
3. Amoras:
As amoras silvestres são ricas em vitamina K, que está associada ao aumento da densidade óssea, enquanto os nutrientes da framboesa são ricos em manganês, que ajuda na sustentação dos níveis saudáveis de ossos, pele e açúcar no sangue.
4. Coco:
Os produtos de coco estão crescendo em popularidade, por um bom motivo. O coco tem baixo índice glicêmico e é fácil de ser adicionado em sua dieta. Com quatro a seis vezes a quantidade de fibra, a farinha de coco e coco ralado são ótimas maneiras de adicionar uma fibra natural e saudável à sua dieta. Para a maioria das receitas de panificação, você pode substituir até 20% de farinha de coco por outras farinhas.
5. Figos:
Figos secos ou frescos são uma excelente fonte de fibras. Ao contrário de muitos outros alimentos, os nutrientes dos figos tem um equilíbrio quase perfeito de fibras solúveis e insolúveis, e eles estão associados com menor pressão arterial e proteção contra a degeneração macular, além dos benefícios da fibra. Mesmo que não goste de figos secos, os figos frescos são deliciosos e podem ser degustados em cima de cereais, saladas e até mesmo recheados com queijo de cabra e mel para uma sobremesa especial.
6. Alcachofras:
Baixa em calorias e rica em fibras e nutrientes essenciais, as alcachofras são um ótimo complemento para a dieta. Uma alcachofra média é responsável por quase metade do consumo recomendada para as mulheres e um terço para os homens.
7. Ervilhas:
A humilde ervilha verde é embalada com fibras e poderosos antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e fitonutrientes que apoiam o bem-estar. Ervilhas congeladas estão disponíveis durante todo o ano, tornando-se ideais para serem adicionadas em sua dieta.
8. Quiabo:
No Brasil, o quiabo é um alimento básico e por boas razões. É embalado com nutrientes, como o cálcio, e é facilmente incorporado em sopas e ensopados.
9. Abóbora:
As abóboras são embaladas com nutrientes a carne é rica em nutrientes e fibras solúveis, o que retarda a taxa de digestão dos alimentos, permitindo a absorção de nutrientes. A polpa de abóbora podem ser assadas no forno e utilizadas como substituto de batatas brancas e outros amidos. Eles também fazem grandes sopas.
10. Couve de bruxelas:
Como um dos vegetais crucíferos repletos de energia, as couves de bruxelas são um dos melhores alimentos ricos em fibras, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, o couve-de-bruxelas apoia a desintoxicação saudável e pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
11. Nabos:
Embalado com nutrientes essenciais e uma grande fonte de fibra, nabos podem ser apreciados crus ou cozidos.
12. Feijão preto:
Os feijões pretos são densos em nutrientes e fornecem grande proteína e fibra à sua dieta. O alto teor de flavonoides e antioxidantes ajuda no combate aos radicais livres, reduzindo o risco de alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.
13. Grão de bico:
O grão-de-bico é apreciado em todo o mundo há milhares de anos. Eles são ricos em nutrientes essenciais, incluindo manganês. Na verdade, esses pequenos grãos fornecem 84% da quantidade diária recomendada de manganês por xícara.
14. Feijão lima:
Além da excelente quantidade de fibra, o feijão lima oferece quase 25% da quantidade de ferro recomendado para mulheres. O manganês ajuda na produção de energia e os antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres. Feijão Lima são parte do plano de dieta de alimentos de cura.
15. Ervilhas:
Uma porção de ervilhas contém um terço do folato recomendado diariamente, além de mais da metade da quantidade recomendada de fibra alimentar.
16. Lentilhas:
Além de grande fibra, as lentilhas são embaladas com folato é essencial para mulheres grávidas, indivíduos com doença hepática e pessoas tomando determinados medicamentos.
17. Nozes:
Embora relativamente pequena em comparação com alguns dos alimentos mencionados acima, as nozes são uma maneira saudável de aumentar rapidamente o consumo de fibras.
Além disso, as amêndoas são mais baixas em calorias e gorduras que as nozes, enquanto são mais altas em potássio e proteína. As nozes, no entanto, foram constatadas para melhorar o raciocínio verbal, memória e humor e acredita-se apoiar uma boa função neurológica.
18. Linhaça:
Com toneladas de nutrientes embalados em uma pequena semente, a linhaça reduz o colesterol e alivia os sintomas da menopausa.
19. Sementes de chia:
As sementes de chia são um verdadeiro superalimento que é facilmente incorporado em sua dieta, eles ajudam no aumento da energia, ajudam a saúde digestiva e têm muito mais benefícios para a saúde.
Assim como feijões e legumes, algumas pessoas podem sentir gases e inchaço; aumentar o consumo de água pode minimizar esses sintomas. Para algumas pessoas, a imersão de sementes de chia pode prevenir esses sintomas e ajuda na absorção de nutrientes.
20. Quinoa:
Quinoa é uma semente verdadeiramente notável. Todos os grãos são ricos em fibras, mas nem todos são embalados com nutrientes. É incrível perfil nutricional da quinoa e o fato de ser mais fácil de digerir, além de não conter glúten. A quinoa também é rica em outros nutrientes essenciais, como ferro, vitamina B6, potássio e magnésio.
O magnésio é uma das vitaminas mais subestimadas, porém essenciais, que protege o coração e ajuda quase todas as funções do corpo. Muitas pessoas têm deficiência de magnésio e nem sabem disso. Portanto, ela não somente proporciona à sua dieta, mas também é um verdadeiro superalimento por muitos outros motivos.