12 alimentos ricos em pectina que você precisa conhecer, além disso, A pectina é uma fibra dietética solúvel encontrada em frutas e vegetais. É um tipo de amido não comestível (carboidrato) chamado polissacarídeo. Os polissacarídeos são uma longa cadeia de açúcares indigeríveis ligados entre si.
A maioria das plantas contém pectina. Algumas das fontes mais abundantes de pectina de frutas incluem polpa e cascas (ou cascas) de maçãs, ameixas, damascos e frutas cítricas como limões e laranjas. A pectina adquire uma consistência gelatinosa quando dissolvida em água.
Seu corpo não consegue digerir a pectina da fruta em sua forma natural. No entanto, para fins comerciais, os cientistas desenvolveram uma substância chamada pectina cítrica modificada, que pode ser digerida e tem muitos usos em preparações alimentícias e como suplementos de saúde.
Para que é usada a pectina?
Uma grande variedade de receitas utiliza pectina.
- A pectina é rotineiramente usada em marmeladas, compotas e geleias, porque quando cozida em alta temperatura com ácido e açúcar, cria aquela bela textura gelatinosa.
- Frutas que produzem altos níveis de pectina própria geralmente precisam de muito pouco açúcar e pectina adicionados para fazer uma geléia. (Em alguns casos, essas geleias podem ser feitas sem qualquer adição de açúcar.)
- Frutas com baixo teor de pectina, entretanto, geralmente precisam de ambos. Mas se você não quiser adicionar uma quantidade excessiva de açúcar – o que é comum em geléias de frutas vermelhas, por exemplo – você pode adicionar pectina sem afetar o sabor.
- A pectina também é usada para fazer tortas que precisam de uma textura firme e levemente gelatinosa, ou para criar uma cobertura de frutas transparente chamada nappage.
- Alguns tipos de medicamentos também incorporam pectina, mas requerem consideravelmente menos pectina do que receitas de sobremesas.
Quais são os benefícios da pectina?
Por ser uma fibra solúvel, a pectina não é digerida por enzimas humanas, mas tem ação benéfica para a microbiota intestinal e acaba formando uma espécie de gel no intestino, o que melhora o transito intestinal e a absorção de água.
Apesar de promover pouco efeito laxativo, a pectina tem ação pré-biótica, pois estimula o desenvolvimento da flora intestinal sadia. Outros benefícios dessa fibra são:
- Efeito protetor contra a aterosclerose por diminuir os níveis do LDL, considerado o colesterol ruim quando em excesso.
- Redução do colesterol total, pois diminui a absorção do colesterol proveniente da dieta.
- Diminuição da absorção de glicose da alimentação.
- Impede a absorção de substâncias tóxicas pelo organismo, como metais pesados e microrganismos tóxicos, diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer, entre outras doenças.
- Auxílio na perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade.
- Melhora a saúde gastrointestinal
- Reduz o risco de câncer de cólon
- Ajuda a manter um peso corporal saudável
- Diminui o açúcar no sanguee níveis de colesterol
A pectina é vegana?
A pectina é vegana. Não contém produtos de origem animal. A pectina é feita de frutas reais e todas as suas formas – da pectina seca à pectina líquida e à pectina comercial produzida em massa – são provenientes inteiramente de plantas.
Qual é a diferença entre gelatina e pectina?
A gelatina é um ingrediente mais comum do que a pectina, embora ambas funcionem para fornecer uma textura gelatinosa semelhante aos alimentos. Há uma grande diferença entre os dois, no entanto.
Embora a gelatina seja feita de produtos de origem animal (principalmente colágeno), a pectina é vegana e vegetariana, pois é derivada de frutas.
4 tipos comuns de pectina
Existem também diferentes tipos de pectina que podem ser usados para diferentes coisas. Existem quatro tipos principais.
1. Pectina HM
A pectina com alto teor de metoxil (HM) é o tipo mais comum de pectina. Geralmente é rotulado como “ajuste rápido” ou “ajuste lento”. Ambos os tipos são extraídos de cascas de frutas cítricas e são basicamente iguais, sendo a principal diferença o tempo e a temperatura que levam para endurecer.
A pectina de cura rápida leva uma temperatura mais alta e menos tempo para endurecer, enquanto a pectina de cura lenta leva uma temperatura mais baixa e mais tempo. A pectina de pega rápida é ótima para receitas que incluem suspensão, por isso é melhor para geléias e conservas (a suspensão é essencialmente os pedaços de frutas que ficam pendurados, suspensos, na geléia viscosa).
A pectina de pega lenta é melhor para receitas que não incluem nenhuma suspensão, como uma geleia lisa. A pectina HM precisa de açúcar e níveis de ácido muito específicos para se firmar. É por isso que é ótimo para conservas de frutas, compotas e geleias.
2. Pectina LM
A pectina com baixo teor de metoxil (LM) também vem de cascas de frutas cítricas. É frequentemente usado para compotas e geleias de baixas calorias, pois depende de cálcio em vez de açúcar para solidificar.
É ótimo para receitas à base de laticínios que também não precisam de açúcar. A pectina LM fica cada vez mais firme à medida que o cálcio é adicionado até atingir um ponto de saturação. Nesse momento, o processo se inverte e fica menos firme.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Pectina de maçã
A pectina de maçã é uma pectina derivada de maçãs e geralmente é vendida em pó. Pode ser utilizado como agente gelificante e espessante, bem como estabilizador de alimentos.
Também é usado na medicina, como suplementos, em pastilhas para mastigar, como pastilhas para a garganta, ou como aditivo em laxantes por suas qualidades purgativas naturais. A pectina da maçã contém carboidratos saudáveis, fibra alimentar, sódio, manganês, cobre e zinco.
4. Pectina NH
Pectina NH é uma pectina de maçã geralmente usada em coberturas e recheios de frutas. É um tipo de pectina LM modificada. A pectina NH precisa de cálcio para gelificar, como qualquer outro tipo de pectina LM, mas em menor quantidade.
Também é termicamente reversível, o que significa que pode ser derretido, endurecido, fundido novamente e redefinido novamente.
O que são substitutos da pectina?
Se você não tiver pectina seca ou líquida em mãos ou não conseguir encontrar no mercado, existem várias opções de substitutos:
Cascas de frutas cítricas
As cascas de frutas cítricas – especialmente a parte branca, ou miolo – são naturalmente repletas de pectina. Se você estiver fazendo uma geléia de frutas, os cítricos darão um toque de pectina sem tanto açúcar.
Amido de milho
O amido de milho é um espessante natural que funciona como um substituto perfeito da pectina.
Gelatina
A gelatina é uma opção viável para não-veganos ou não-vegetarianos.
Açúcar extra
Por fim, você pode fazer compotas e geleias à moda antiga: cozinhando-as por horas e adicionando muito açúcar. A única desvantagem disso, é claro, é que você cozinha muitos nutrientes naturais e também acaba comendo muito açúcar adicionado.
Alimentos ricos em pectina
A seguir veja a lista dos Alimentos ricos em pectina, incluem:
Veja a lista dos 8 alimentos ricos em pectina que são ótimos para o intestino, se você não precisa recorrer a um suplemento para obter sua dose diária dessa fibra. A melhor forma de consumir mais pectina é por meio de fontes naturais como frutas e vegetais.
1. Maçã
Pode não ser nenhuma surpresa, com base no que aprendemos sobre este alimento básico da culinária até agora, que as maçãs estão no topo da lista de alimentos ricos em pectina – você sabe, visto que os produtos de pectina são frequentemente derivados deste favorito da hora do lanche e tudo mais.
Mas certifique-se de manter a casca das maçãs, pois é aqui que você encontrará a maior parte da pectina da fruta popular.
2. Frutas cítricas
As frutas cítricas, incluindo toranja, limão e laranja, também são excelentes fontes de pectina.
Embora esses ingredientes ácidos sejam muitas vezes a chave para um prato perfeitamente equilibrado, eles normalmente não são considerados agentes espessantes. Isto se deve em parte ao fato de que a maior parte da fibra dessas frutas picantes é encontrada na casca.
No entanto, você obterá um pouco dessa importante fibra tanto da polpa dessas frutas quanto das raspas – mais uma razão para sempre raspar seus cítricos!
3. Damasco
Embora muitas vezes esquecidos, os damascos não só oferecem um sabor irresistivelmente doce, mas também são repletos de nutrientes. Essas frutas de caroço douradas, normalmente encontradas secas fora da época de colheita, estão cheias de compostos vegetais, vitaminas C e E e (é claro) pectina.
Não há necessidade de pegar a pectina comprada na loja ao preparar geléia de damasco em casa.
4. Cranberries
Há uma razão pela qual a famosa receita de molho de cranberry da sua mãe engrossa rapidamente, sem quaisquer agentes gelificantes adicionais – e (sem surpresa) é a pectina que essas frutas contêm.
Portanto, esses azedos favoritos do feriado não apenas eliminarão a riqueza de um jantar de feriado, mas também o ajudarão a digerir melhor aquela refeição épica.
5. Feijão
Seja feijão verde fresco ou feijão seco, todas as variedades dessas proteínas vegetais oferecem quantidades notáveis de pectina.
Isso significa que, além dos incríveis benefícios que essas leguminosas ricas em fibras oferecem, elas também ajudam a engrossar naturalmente sopas, ensopados, molhos e muito mais, sem a necessidade de adicionar laticínios ou outros ingredientes cremosos.
6. Uva
A pectina pode muito bem ser a razão pela qual as uvas são um lanche tão satisfatório. Quer sejam congeladas ou frescas, estourar uvas enquanto assiste ao seu programa favorito ou termina o dia de trabalho não apenas reduzirá sua vontade de comer doces, mas também oferecerá muitos benefícios incríveis à saúde.
Isso se deve à pectina e a todas as vitaminas, minerais e compostos vegetais (como o resveratrol) que ela contém.
7. Cenoura
Mais uma ótima opção de lanche, as cenouras são perfeitas para uma sopa ou lances. Além disso , Ela também são muito bons para você, ricas não apenas com pectina, mas também com o pigmento vegetal beta-caroteno, que é excelente para a saúde ocular.
8. Banana
A banana é uma fruta muito popular em todo o mundo, e para ser melhor ainda, ela ainda é uma boa alternativa de alimentos ricos em pectina. Quer se seja por pão, muffins, biscoitos, pudins ou bolos, as bananas engrossam naturalmente as sobremesas.
Outros alimentos ricos em pectina
- Ameixa
- Amora silvestre
- Cereja
- Marmelo
Portanto, independentemente de você optar por uma opção alimentar, suplemento ou ingrediente de panificação pectina (embora a base de alimentos seja sempre melhor), é inegável que essa fibra é mais do que digna de um lugar na sua rotina diária.
A capacidade deste agente gelificante de melhorar a saúde geral ajudará você e seus entes queridos a se sentirem melhor da maneira mais deliciosa.