9 alimentos ricos em RESVERATROL que você precisa conhecer. Além disso, O resveratrol tem recebido muita atenção da mídia nos últimos anos, e por boas razões.
Estudos descobriram que ele tem alguns promissores benefícios para saúde, tudo a partir de anti-envelhecimento a a prevenção do câncer.
Existem suplementos de resveratrol no mercado, mas que se você quiser obtê-lo a partir de sua comida? Aqui estão cinco alimentos que contêm boas quantidades deste potente antioxidante.
O que é resveratrol?
O resveratrol é uma molécula encontrada principalmente na uva preta. Acredita-se que ela pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e retardar o envelhecimento.
Quando você ouve falar que “uma taça de vinho por dia faz bem à saúde”, normalmente é que se está falando.
É uma fitoalexina produzida naturalmente por algumas plantas quando estão sob ataque de agentes patógenos, como bactérias ou fungos.
A substância também pode ser produzido isoladamente por síntese química (trans-resveratrol), sendo vendido como um suplemento nutricional.
Para que serve resveratrol?
Para que serve resveratrol? Uma das propriedades do resveratrol mais importantes para a saúde humana é o potencial antioxidante do composto.
Da mesma maneira que pele agentes agressores, também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.
E como ainda apresenta atuação anti-inflamatória, pode ser utilizado para prevenir doenças do coração, baixar o colesterol LDL, reduzir inflamações crônicas e reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer.
Todas essas propriedades do resveratrol atuam em conjunto para proteger o organismo e poderiam ajudar a prolongar a vida saudável.
Alimentos que contêm resveratrol
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em resveratrol.
1. Vinho e frutas vermelhas
O Vinho tinto é um dos principais alimentos ricos em resveratrol, contém altas quantidades de resveratrol, dependendo da uva. O resveratrol é encontrado nas cascas da uva.
É por isso que o vinho branco tem menos resveratrol do que o vinho tinto, porque o vinho tinto é fermentado com as peles e vinho branco não é.
Uma porção de vinho tinto pode conter até 1.000 microgramas de resveratrol.
2. Amendoins e manteiga de amendoim
O Amendoim é rico em fibras, ômega-3, vitaminas e outros nutrientes, uma xícara de amendoim fervido também fornece tanto resveratrol quanto uma taça de Vinho tinto, contendo até 1,28 miligramas de resveratrol na casca.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Considerado uma das melhores fontes de resveratrol, o Amendoim pode ser consumido por meio de diversos produtos, como manteiga de amendoim (que contém até 0,13 mg de resveratrol por xícara), farinha de amendoim, óleo de amendoim ou mesmo amendoim torrado. No entanto, a forma fervida retém o conteúdo mais rico de resveratrol.
3. Cacau em pó chocolate amargo
O Cacau em pó e chocolate amargo são outra boa opção de alimentos ricos em resveratrol, por ter uma segunda maior quantidade de resveratrol depois vinho tinto.
4. Amora
A fruta amora é uma boa fonte de resveratrol. Existem suplementos de resveratrol disponíveis que contêm este fruto. Amoras também são vendidas secas em muitas lojas de alimentos saudáveis.
5. Mirtilos
Os mirtilos é um dos alimentos mais ricos em resveratrol, embora nem todos os mirtilos possuam este composto. Além do resveratrol, os mirtilos apresentam uma infinidade de benefícios à saúde. Ricos em antocianinas e outros flavonóides, reduzem eficazmente a inflamação, impedem os danos oxidativos e contribuem para a saúde do coração e do cérebro, entre várias vantagens para os consumidores regulares.
6. Pistache
O pistache também possui uma quantidade significativa de resveratrol. A casca fina que envolve o pistache contém a maior parte do conteúdo de resveratrol. Capazes de combater doenças cardíacas, diabetes e obesidade, também contêm vitamina A, vitamina B, vitamina E e vitamina K.
Portanto, os pistaches são altamente recomendados para serem consumidos regularmente para uma boa saúde e uma ótima pele. Além disso, curiosidade, pistache não é maluco, cara; são consideradas sementes que vêm de uma família de nozes!
Então, pegue um pacote de pistache em sua próxima visita ao supermercado para uma deliciosa ingestão de resveratrol.
7. Uvas Vermelhas
As uvas vermelhas são ricas em nutrientes, como a vitamina K, vitamina B1, vitamina C e minerais de magnésio e potássio, o resveratrol é encontrado principalmente na casca das uvas vermelhas. O vinho tinto tem os níveis mais elevados de resveratrol em comparação com o vinho rosé e o vinho branco.
Isso ocorre porque a pele fica hidratada por um longo período de tempo. Até mesmo o suco de uva vermelha é concentrado com níveis mais elevados de resveratrol, variando entre 1,14 e 8,69 miligramas por litro, ou 0,17 a 1,30 miligramas por porção de 5 onças. As uvas vermelhas espanholas são consideradas a fonte mais rica de resveratrol.
8. Cranberry
Os cranberries surgem como uma excelente fonte de resveratrol, embora sua acidez possa impedir alguns de consumi-los crus. O suco de cranberry, contendo aproximadamente 1,07 nmol/g de resveratrol, é uma alternativa para quem busca seus benefícios. Quer sejam apreciados como suco ou preparados em diversas formas culinárias, os cranberries oferecem um deleite versátil.
Além do resveratrol, os cranberries contribuem com vantagens adicionais para a saúde. Abundantes em fibras, protegem contra doenças cardiovasculares, diabetes e problemas gastrointestinais. A presença da vitamina C atua como antioxidante, evitando danos oxidativos e aumentando a imunidade do organismo. Além disso, minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio e zinco colaboram para apoiar o bom funcionamento do corpo.
9. Ameixas
As ameixas também são ricas em resveratrol. Segundo estudos, as ameixas vermelhas contêm quantidades muito maiores de resveratrol do que as verdes. Além do fitoquímico salubre, apresenta muitos outros benefícios à saúde.
Elas são ricas em potássio, cobre, manganês e vitaminas A, K e C. As ameixas aliviam a diarreia e têm sido associadas à redução do açúcar no sangue. Além disso, também promovem a saúde óssea e cardíaca e exercem efeitos antiinflamatórios robustos.
Com isso chegamos ao fim da nossa lista dos alimentos ricos em resveratrol. Embora você sempre possa tomar suplementos de resveratrol, a ingestão através de fontes naturais é uma abordagem mais saudável. Dessa forma, seu corpo colherá os benefícios dos fitoquímicos e também de outros micro e macronutrientes da alimentação.