Os alimentos ricos em vitamina D para fortalecer a imunidade funcionam, pois, agora que o mundo todo esta de quarentena em casa, é preciso reforçar o consumo de certos alimentos ricos em vitamina D.
Quando aproveitado sem excessos, diferente do pensamento comum, devido ao medo de danos à pele, o sol contribui para o bom funcionamento do organismo.
Não só ele é fundamental para absorção e o aumento da vitamina D, aqui você descobrirá quais alimentos ricos em vitamina. Além disso, diferente de outros complexos vitamínicos, a vitamina atua na prevenção de doenças autoimunes, inflamatórias e degenerativas, beneficiando também o controle dos níveis de colesterol.
A ingestão desse elemento é fundamental para a absorção de cálcio no nosso organismo, mineral responsável pela saúde dos nossos ossos, músculos e dentes e que também contribui com a redução da pressão arterial.
O que é bom para aumentar a vitamina D:
Para quem necessita de suplementação da vitamina, o ideal é que ela ocorra juntamente com alimentos fonte de vitamina em uma refeição, dessa forma, a absorção e o aproveitamento da forma suplementada serão mais eficientes.
Alimentos ricos em vitamina D para fortalecer a imunidade:
1. Leite:
Presente na nossa alimentação desde os primeiros dias de vida, o leite também é uma boa fonte de vitamina para o organismo e ajuda a tornar a alimentação mais nutritiva. Além disso, o alimento é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os nossos músculos e ossos.
2. Ovos:
Cozidos ou mexidos, esse alimento muito utilizado nas dietas é uma boa fonte de vitamina D. Além disso, é na gema do ovo que o nutriente é encontrado, por isso, invista na ingestão de forma saudável.
O alimento também atua na prevenção do câncer de mama e pode beneficiar o controle do colesterol.
3. Óleo de fígado de bacalhau:
Por ser um óleo essencial extraído a partir de fígados de bacalhau do Atlântico, ele concentra bastante quantidade de vitamina, além da vitamina A e ácido graxo ômega 3.
4. Gema de ovo:
A gema de um ovo grande oferece boa fonte de vitamina. Além disso, fora isso, ovos são excelentes fontes de proteína.
5. Fígado bovino:
Muito usada na alimentação infantil, essa carne é um alimento cheio de nutrientes para o nosso corpo, tais como as vitaminas A e do complexo B, além dos minerais selênio, cobre, ferro e zinco.
A vitamina D também é encontrada em boas quantidades no alimento, sendo eficaz para melhorar o sistema imunológico.
6. Sardinha:
Prática, rápida e muito saborosa, a sardinha é um alimento muito presente na vida de quem não abre mão do consumo do peixe. Além disso, como petisco ou em um prato mais elaborado, a sardinha, além da vitamina D, oferece ferro, potássio, magnésio e vitaminas A e do complexo B para o organismo!
O que causa a falta de vitamina D no corpo?
Por ser um nutriente importante, a ausência do nutriente no organismo pode acarretar algumas complicações. Como explica a nutricionista: “A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio. Além disso, também pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.