Os alimentos ricos em vitamina E são em sua maioria, cereais integrais, alimentos de origem vegetal, óleos vegetais e sementes.
A vitamina E é um dos melhores antioxidante solúvel em gordura, pois a sua função é ajuda o corpo a neutralizar os efeitos nocivos da oxidação das gorduras ou seja, protege o corpo contra vírus e bactérias.
A vitamina E é conhecida como a vitamina da vida e da juventude, pois ela é uma das responsável pela neutralização dos radicais livres na pele. pois, os radicais livres são os principais responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento precoce. Além disso, deve ingerir, diariamente, cerca de 15 mg de vitamina E.
O que é a vitamina E?
A vitamina E é uma vitamina que se dissolve na gordura. É encontrado em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, cereais, carnes, aves, ovos, frutas, legumes e óleo de gérmen de trigo. Também está disponível como suplemento.
Para que serve a vitamina E?
É usada para tratar a deficiência de vitamina E, que é rara, mas pode ocorrer em pessoas com certos distúrbios genéticos e em prematuros de muito baixo peso.
Além disso, algumas pessoas usam para tratar e prevenir doenças do coração e vasos sanguíneos, incluindo o endurecimento das artérias, ataque cardíaco, dor no peito, dor nas pernas devido a artérias bloqueadas e pressão alta. Também é usada para tratar diabetes e suas complicações.
É usado para prevenir o câncer, particularmente pulmão e câncer bucal em fumantes; câncer colorretal e pólipos; e câncer gástrico, próstata e pancreático.
Benefícios da vitamina E
A seguir veja a lista completa dos benefícios da vitamina E para saúde:
- 1. Previne a doença de alzheimer
- 2. Trata a anemia
- 3. Combate a demência
- 4. Equilibra o Colesterol
- 5. Combate os radicais livres
- 6. Recuperação de pele danificadas
- 7. Aumenta a espessura do cabelo
- 8. Redução do envelhecimento precoce
- 9. Saúde das articulações:
- 10. Melhora da fertilidade:
- 11. Regulação do açúcar no sangue:
- 12. Melhora da saúde do cérebro:
Alimentos ricos em vitamina E
A seguir veja a lista dos principais alimentos ricos em vitamina E.
1. Amêndoas
As amêndoas são uma das melhores fontes de alimentos de ricos em vitamina E. pois a cada 80g de amêndoas fornece 7,4 mg de vitamina E.
Você também pode obter suas necessidades de vitamina E na forma de leite de amêndoa e óleos de amêndoas. Além disso, recomendamos comer amêndoas cruas, se possível.
2. Avelã
A Avelã é uma boa opção de alimentos ricos em Vitamina E, pois a cada 70g do seu consumo contém 17mg de vitamina E.
3. Couve
A Couve é um dos mais importante vegetais crucíferos. Pois, a Couve é muito rica em muitos nutrientes, de fato, apenas uma xícara de 70g de couve cozida pode dar-lhe quase 16% de suas necessidades diárias de vitamina E.
4. Amendoim
O Amendoim é uma boa opção de alimentos ricos em Vitamina E, pois a cada 75g do seu consumo contém 5,1 mg de vitamina E.
5. Abacate
O Abacate talvez seja um dos alimentos mais saborosos com vitamina E. pois, com apenas uma metade do abacate fornece cerca de 3 mg de vitamina E.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
6. Pistache
O Pistache é uma boa alternativa de alimentos ricos em vitamina E, pois ela fornece cerca de 4 mg com apenas 60g de pistache.
7. Semente de girassol
A Semente de Girassol é um alimento rico em diversos nutrientes, principalmente em Vitamina E. pois, A cada 40g do seu consumo contém cerca de 14 mg de Vitamina E.
8. Mamão
O Mamão é umas das frutas mais popular é conhecida como uma das melhores fonte de vitamina C, mas também é rico em vitamina E.
Apenas um mamão vai lhe dar aproximadamente 17% de suas necessidades diárias.
Tente adicionar mamão fresco ou congelado em smoothies de frutas, juntamente com outros alimentos ricos em vitamina E para um lanche saudável.
9. Castanha-do-pará
A Castanha do pará é uma das grandes riqueza que a Amazônia possui.
Ela tem um excelente sabor e riquíssima em diversos nutrientes saudáveis. Além disso, ela é uma boa opção de alimentos ricos em vitamina E, pois a cada 70g do seu consumo, contém cerca de 5 mg de vitamina E.
10. Acelga
A Acelga é um dos vegetais mais saudáveis que você pode comer em uma base diária.
Ela é conhecida por ser um alimento rico em vitamina K, vitamina A, vitamina C e principalmente em vitamina E. pois, em apenas uma xícara de acelga cozidas irá lhe fornecer quase 17% de sua necessidade diária.
11. Morangos
Os morangos são uma ótima fonte de vitamina E, fornecendo cerca de 0,29 mg por xícara. Eles também são ricos em vitamina C, antioxidantes e fibras.
12. Peixe truta
A truta é um peixe que contém vitamina E, fornecendo cerca de 1,4 mg por 85g de filé. Além disso, a truta é uma excelente fonte de proteína e ômega-3.
13 Abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical que contém uma quantidade moderada de vitamina E, fornecendo cerca de 0,1 mg por fatia. Ele também é rico em vitamina C, manganês e antioxidantes.
14. Espinafre
O espinafre é uma verdura que possui uma boa quantidade de vitamina E, oferecendo cerca de 2 mg por xícara cozida. Ele também é rico em outros nutrientes essenciais, como ferro e cálcio.
15. Azeite de oliva
O azeite de oliva é uma excelente fonte de vitamina E, fornecendo cerca de 13 mg por 100g. Além disso, o azeite de oliva é rico em ácidos graxos saudáveis e antioxidantes.
16. Abóbora:
A abóbora é uma excelente fonte de vitamina E, fornecendo cerca de 2,6 mg por xícara de purê. Ela também é rica em fibras e betacaroteno, um antioxidante importante para a saúde da pele e dos olhos.
Qual e a quantidade recomendada da vitamina E
A recomendação dietética de Vitamina E (incluindo diferentes isômeros), de acordo com o USDA, inclui a quantidade que você recebe tanto da comida que você come quanto de qualquer suplemento que você ingere. A ingestão diária é medida em miligramas (mg).
Recomendações para diferentes faixas etárias estão listadas abaixo:
Crianças:
- 1–3 anos: 6 mg / dia
- 4 a 8 anos: 7 mg / dia
- 9–13 anos: 11 mg / dia
Mulher:
- 14 anos e até: 15 mg / dia
- Grávida: 15 mg / dia
- Amamentação: 19 mg / dia
Homem:
- 14 anos e até: 15 mg / dia
deficiência da vitamina E
As deficiências de Vitamina E tem situações específicas que podem levar a uma deficiência de Vitamina E devido a disfunções em termos de como os nutrientes são absorvidos.
pode causar uma série de problemas de saúde, tais como:
- Retardo no crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças
- Enfraquecimento do sistema imunológico, tornando o indivíduo mais suscetível a infecções
- Degeneração dos músculos e nervos, levando a fraqueza muscular e dificuldade de coordenação
- Danos nos tecidos e células, devido à incapacidade do corpo em combater os danos causados pelos radicais livres
- Problemas de visão, devido à degeneração da retina
- Aumento do risco de doenças cardiovasculares, devido à oxidação do colesterol LDL
- Infertilidade e distúrbios reprodutivos, devido à redução da qualidade dos espermatozoides e óvulos
É importante garantir a ingestão adequada de vitamina E através da alimentação, incluindo alimentos ricos nesta vitamina, como sementes de girassol, amêndoas, abacate, azeite de oliva, espinafre e gérmen de trigo.