Os alimentos saudáveis para o cérebro, pois alimentar nosso cérebro é um tópico importante no mundo da nutrição para o bem-estar. Além disso, estudos mostraram que a ingestão de certos alimentos pode ajudar a afastar a doença de Alzheimer e melhorar a memória.
Mas alimentar seu cérebro com alimentos não processados de alta qualidade tem sido associado a benefícios incríveis que se traduzem em maior qualidade de vida e maior produtividade.
É claro que existem alimentos que queremos manter fora de nossas dietas típicas do dia-a-dia. Alimentos como refrigerantes, bolos e biscoitos que contêm xarope de milho com alto teor de frutose e outros adoçantes têm sido associados a interrupções no cérebro.
Além disso, limitar alimentos processados que contêm grãos simples, como farinha enriquecida, pode ter um efeito prejudicial no poder do seu cérebro.
Alimentos saudáveis para o cérebro:
Em vez disso, foi comprovado que o foco em alimentos saudáveis para o cérebro como, integrais, ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, ajuda na memória, no poder da computação e na prevenção de doenças.
1. Nozes:
Bom para o coração e o cérebro, todas as nozes em geral são boas fontes de gorduras saudáveis. As nozes especificamente são ricas em ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo do famoso ácido graxo ômega-3. De fato, um estudo concluído em 2015 vinculou o aumento do consumo de nozes com melhores pontuações nos testes cognitivos.
2. Salmão:
Peixes gordurosos, como o salmão, receberam muita atenção relacionada ao seu conteúdo saudável de gordura. Bem, aqui está outro benefício a ser adicionado à lista:
Como o salmão é uma fonte abundante de ácidos graxos ômega-3, eles são uma boa fonte de diminuição dos níveis sanguíneos de beta-amiloide. A beta-amiloide é a proteína que forma os aglomerados perigosos no cérebro, levando à doença de Alzheimer.
3. Açafrão:
Sabe-se agora que os neurônios em nossos cérebros podem continuar a formar novas conexões ao longo da vida adulta, que antes era impossível. Um dos principais fatores no processo de construção dessas novas vias é chamado fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).
A boa notícia é que é provável que o açafrão possa aumentar os níveis de BDNF, levando à melhora da função cerebral e à diminuição do risco de processos degenerativos do cérebro.
4. Mirtilos:
As propriedades antioxidantes das bagas são poderosas como alimentos saudáveis para o cérebro! Foi demonstrado que consumir pelo menos duas porções de frutas por semana pode melhorar a memória e impedir o declínio da memória.
5. Tomates:
Como a composição do seu cérebro é composta principalmente por gordura, 60% para ser exato, os nutrientes solúveis em gordura presentes nos tomates agem como uma poderosa salvaguarda.
Especificamente conhecidos como carotenoides, esses nutrientes são ótimos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres. Este é um processo importante para manter seu cérebro funcionando em seu nível mais alto.
6. Sementes de Chia:
Outra grande fonte de gorduras saudáveis, os ácidos graxos ômega-3 encontrados nas sementes de chia são um potente potenciador cerebral.
Aqui estão os benefícios surpreendentes das sementes de chia (e algumas receitas refrescantes).
7. Brócolis:
A pesquisa sugere que o consumo de vegetais verdes escuros regularmente retarda o declínio cognitivo. Provavelmente, esses vegetais são ricos em nutrientes saudáveis para o cérebro, como vitamina A, vitamina K, folato, luteína e fibra.
8. Maçãs:
Estudos de 2006 mostraram que um composto comum nas maçãs, a quercetina, pode proteger os neurônios do cérebro contra a oxidação.
Acredita-se que a quercetina reduz a morte celular no cérebro relacionada à oxidação e inflamação dos neurônios. Esse processo pode desempenhar um papel importante na redução de distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer.
9. Espinafre:
Novamente, aqueles verdes frondosos! Os verdes frondosos são uma potência de nutrientes e antioxidantes protetores do cérebro.
10. Cebolas:
As cebolas são uma boa fonte natural de folato. Foi demonstrado que o folato melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, diminuindo os níveis de homocisteína no organismo. Isso também pode ter efeitos benéficos para quem sofre de depressão.
11. Sementes de linho:
Outra fonte rica de Omega 3! As sementes de linho podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea e, portanto, melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Essa redução da pressão arterial também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames.
12. Café:
A cafeína em sua xícara diária de café pode estar fazendo mais do que acordá-lo. Um estudo de 2014 mostrou que aqueles com maior consumo de cafeína haviam melhorado os resultados dos testes de função mental e melhor recordação de memória.
13. Chá:
A combinação de cafeína e o aminoácido L-teanina encontrado no chá demonstrou ter efeitos poderosos na função cerebral. Em um estudo de 2017, o chá verde demonstrou melhorar a cognição, o poder da memória e reduzir a ansiedade.
OBS: Muitos alimentos demonstraram beneficiar o cérebro! O que é mais importante ter em mente é se concentrar em alimentos inteiros e reais.
Em resumo e olhando a lista acima de alimentos saudáveis para o cérebro, você pode ver que a natureza tem benefícios poderosos. Comer o que a natureza está nos fornecendo é a maneira mais rápida de alimentar seu cérebro