Veja os 45 alimentos, vegetais e frutas ricos em lisina para complementar sua dieta. além disso, A Lisina é um aminoácido essencial, o que significa que não é produzido pelo corpo e você precisa consumir alimentos ricos em lisina ou suplementos para obter a quantidade necessária para seu sistema. A Lisina estimula a produção de colágeno e ajuda o corpo a absorver o Cálcio.
A lisina é um aminoácido, e qual é a função dos aminoácidos? Os aminoácidos são moléculas que atuam como blocos de construção das proteínas.
Especificamente, a Lisina é um aminoácido essencial. Isso significa que seu corpo não pode produzir Lisina por conta própria e, em vez disso, ela deve ser obtida por meio da dieta.
A Lisina pode ser encontrada em alimentos vegetais e animais ricos em proteínas, como ovos, lentilhas, carne, laticínios e peixes.
A Lisina também pode ser tomada como suplemento dietético. O rótulo do suplemento pode dizer “l-lisina”, que é a forma de Lisina usada nos suplementos. Como suplemento, a Lisina oferece vários benefícios.
Lisina para que serve?
A lisina é necessária para processos importantes como:
- Crescimento,
- Reparação de tecidos,
- Formação de colágeno,
- Absorção de cálcio,
- Produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
A maioria das pessoas obtém bastante Lisina através de suas dietas. Algumas pessoas – como atletas, aquelas que estão sendo tratadas de queimaduras extensas e aquelas que seguem uma dieta vegana – podem não ingerir lisina suficiente apenas através da dieta para atender às suas necessidades.
A suplementação de lisina pode ajudar a compensar isso. Além disso, alguns estudos sugerem que tomar lisina em forma de suplemento pode beneficiar certas condições médicas.
benefícios para a saúde da lisina
Aqui estão os 10 benefícios da lisina para a saúde.
Vital para um crescimento adequado
A lisina produz carnitina, nutriente responsável pela conversão de ácidos graxos em energia. A carnitina transporta ácidos graxos de cadeia longa para as mitocôndrias para produzir energia e transporta as toxinas geradas para fora das células.
Promove a cicatrização de feridas
A lisina acelera a cicatrização de feridas e é necessária para a formação de colágeno – uma proteína que dá estrutura à pele e aos ossos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Previne herpesvírus simplex (HSV)
A lisina pode ajudar a prevenir erupções de herpes labial e herpes que afetam a área genital. Possui atividade antiviral e previne a replicação do HSV.
Previne a osteoporose
Como a lisina ajuda o corpo a absorver o cálcio, a quantidade de cálcio perdida na urina é minimizada. A absorção de cálcio pode ajudar a prevenir a perda óssea associada à osteoporose.
Aumenta o desempenho atlético
A lisina, quando tomada como suplemento protéico, pode ajudar os músculos dos atletas a se recuperarem do estresse .
Aumenta a massa muscular:
Um estudo mostrou que a lisina pode ajudar na perda muscular e aumentar a força em mulheres mais velhas.
Alivia o estresse
pesquisas sugerem que consumir trigo com adição de lisina reduz o estresse e a ansiedade . A lisina pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol nas mulheres e, em combinação com medicamentos, pode ser benéfica no controle dos sintomas da esquizofrenia .
Controle da dor
A lisina atua como agente antiinflamatório por meio da inibição de um composto chamado ciclooxigenase.
Gerenciamento de diabetes
Estudos demonstraram que a lisina pode ser benéfica na redução do açúcar no sangue, embora não haja evidências suficientes para provar esta afirmação.
Reduz a pressão arterial
Um estudo que incluiu 50 adultos com deficiência de lisina e hipertensão concluiu que os suplementos de lisinapressão arterial reduzida.
Agora que já conhecemos os benefícios da lisina para saúde, veja a seguir, a lista dos alimentos ricos em lisina.
Alimentos ricos em lisina
A segui, veja uma grande lista dos Alimentos ricos em lisina. Embora os produtos de origem animal sejam as fontes mais conhecidas de lisina, você também pode obter bastante dela em fontes veganas ou vegetarianas. Muitos alimentos ricos em lisina também são a base de uma dieta saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais.
Aqui estão mais algumas ótimas fontes vegetais de lisina:
Vegetais e fruta ricos em lisina
Leguminosas
produtos à base de soja como:
- tofu
- Soja
- leite de soja
- feijão, incluindo:
- feijão
- feijões da Marinha
- feijões pretos
- grão de bico e homus
- lentilhas
Nozes, sementes e grãos:
- sementes de abóbora
- pistachios
- castanha de caju
- nozes de macadâmia
Os grãos geralmente não são ricos em lisina, mas algumas exceções notáveis – que são ótimas para você – são:
- Quinoa
- Amaranto
- trigo sarraceno
Carne e laticínios ricos em lisina
Produtos de origem animal como peixes e ovos são ricos em lisina. Outras fontes de lisina de origem animal incluem:
Produtos lácteos
- iogurte
- queijo
- manteiga
- leite
Frutos do mar
- ostras
- camarão
- caramujos
Carnes
- carne bovina
- carne de porco
- frango
Outros alimentos ricos em lisina
Espirulina:
A espirulina é um tipo de alga preparada e segura para consumo humano. Suplementos de espirulina, espirulina em pó e espirulina inteira contêm grandes quantidades de lisina.
Suplementos:
Suplementos de lisina são fáceis de encontrar em lojas de produtos naturais, sem receita em farmácias e online. Se você quiser consumir mais lisina como forma de tratar um problema de saúde, converse com seu médico antes de tentar. Se você deseja tratar um problema de saúde com suplementos de lisina sem consumir arginina em excesso, procure cápsulas comercializadas sem arginina – há muitas.