Alprazolam – Como Usar, Indicações e Efeitos Colaterais. Além disso, Alprazolam serve para tratar ansiedade , acompanhada de depressão ou não. O Alprazolam pode ser usado também no tratamento de ansiedade associado a abstinência de álcool ou crises de pânico. O alprazolam também é indicado no tratamento agorafobia(medo de estar em espaços abertos ou no meio da multidão), cuja principal característica é a crise de pânico não esperada, um ataque repentino de apreensão intensa, medo ou terror.
Indicações do Alprazolam: O Alprazolam é indicado no tratamento de estados de ansiedade . O Alprazolam não deve ser administrado a pacientes com sintomas psicóticos. Os sintomas de ansiedade podem variavelmente incluir: ansiedade , tensão, medo, apreensão, não tranqüilidade, dificuldades de concentração, irritabilidade, insônia e/ou hiperatividade neurovegetativa, resultando em manifestações somáticas variadas. O Alprazolam também é indicado no tratamento de ansiedade associada com outras manifestações, como a abstinência ao álcool.
Alprazolam também está indicado no tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia. A sua principal característica é crise de pânico não esperada, um ataque súbito de apreensão intensa, medo ou terror. O Alprazolam atua no cérebro reduzindo a liberação de substâncias que causam ansiedade e o seu efeito ocorre 1 a 2 horas após tomar os comprimidos. Então, confira Alprazolam – Como Usar, Indicações e Efeitos Colaterais.
Como Usar Alprazolam: dose adequada de alprazolam será estabelecida pelo seu médico baseada na gravidade dos sintomas e na sua resposta ao tratamento. A dose habitual (vide quadro) é suficiente para as necessidades da maioria dos pacientes. Caso sejam necessárias doses mais elevadas, essas devem ser aumentadas com cuidado, a fim de evitar reações desagradáveis.
Dose inicial : 0,25 mg a 0,5 mg, administrados 3 vezes/dia Limites da dose habitual: 0,5 mg a 4,0 mg ao dia, administrados em doses divididas.
Transtorno do Pânico: Dose inicial para alprazolam : 0,5 mg a 1,0 mg antes de dormir ou 0,5 mg, administrados 3 vezes/dia Limites da dose habitual: A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta do paciente. Os ajustes de dose devem ser aumentados no máximo 1.
Transtorno de Ansiedade: 0,5 mg a 1,0 mg antes de dormir ou 0,5 mg, administrados 3 mg a cada 3 ou 4 dias. Com alprazolam, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente. vezes/dia. A dose média em um grande estudo multiclínico foi 5,7 ± 2,27 mg, com pacientes necessitando, ocasional mente, de um máximo de 10 mg diariamente.
Pacientes Geriátricos: Dose Inicial para alprazolam : 0,25 mg administrados 2 ou 3 vezes/dia 0,5 mg a 0,75 mg ao dia, administrados em doses divididas; podem ser gradualmente aumentadas se necessário e tolerado. Indicação: Pacientes geriátricos ou na presença de condições debilitantes
Efeitos Colaterais do Alprazolam: Os efeitos colaterais do Alprazolam são depressão, sonolência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo, perda de memória, dificuldade em falar, tontura ou dor de cabeça. Podem surgir casos de perda de apetite, diminuição ou aumento da líbido, sensação de cabeça vazia ou problemas de atenção, aumento do batimento cardíaco, problemas de fígado , diarreia ou prisão de ventre.
Obs: O medicamento deve ser tomado com precaução por doentes com problemas de fígado ou rins. Durante o tratamento não se deve dirigir automóveis ou trabalhar com máquinas complexas, pois a atenção e habilidade podem estar comprometidas. O uso com outros medicamentos deve ser avaliado pelo médico para verificar se não existem interações com o Alprazolam.