Alteplase – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais que devemos ficar infirmados. Além disso, a alteplase é uma droga trombolítica (THROM-bo-LIT-ik), às vezes chamada de “droga de coagulação”. Isso ajuda seu corpo a produzir uma substância que dissolve coágulos sanguíneos indesejados. Alteplase é usado para tratar um acidente vascular cerebral causado por um coágulo sanguíneo ou outra obstrução em um vaso sanguíneo. Alteplase também é usado para prevenir a morte por ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio).
Alteplase também é usado para tratar um coágulo sanguíneo no pulmão (embolia pulmonar). Alteplase também é usado para dissolver coágulos sanguíneos que se formaram em ou ao redor de um cateter colocado dentro de um vaso sanguíneo. Isso melhora o fluxo de medicamentos injetados através do cateter ou sangue extraído através do cateter. Alteplase também pode ser usado para fins não mencionados neste guia de medicamentos.
Como Tomar o Alteplase: Alteplase é injetado em uma veia através de uma IV. Um médico receberá esta injeção. A alteplase geralmente é administrada dentro de 3 horas após os primeiros sinais de acidente vascular cerebral ou sintomas de ataque cardíaco. Sua respiração, pressão arterial, níveis de oxigênio e outros sinais vitais serão observados de perto. Você também será observado de perto por várias horas depois de receber alteplase, para garantir que você não tenha uma reação alérgica à medicação.
Quando usado para limpar os coágulos sanguíneos de um cateter, a alteplase é administrada em 1 ou 2 doses. Após a primeira dose, uma pequena quantidade de sangue é retirada através do cateter para se certificar de que está limpo de coágulos sanguíneos. Se o sangue não puder ser facilmente retirado 2 horas após a primeira dose de alteplase, uma segunda dose pode ser administrada.
Após o tratamento com alteplase, seu médico pode prescrever um diluente de sangue ou outro medicamento para ajudar a prevenir futuros coágulos sanguíneos. Acompanhe cuidadosamente todas as instruções de dosagem. Esses medicamentos podem facilitar a sangria, mesmo devido a uma pequena lesão.
O que Pode Acontece se Perder Uma Dose: Como você receberá alteplase em uma configuração clínica, não é provável que você perca uma dose.
O que Fazer se Acontecer Overdose: Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda pelo telefone 192.
Efeitos Colaterais de Alteplase: Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; Respiração difícil; Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Alteplase aumenta o risco de sangramento, que pode ser grave ou fatal. Ligue para o seu médico ou procure atendimento médico de emergência se tiver sangramento que não irá parar. O sangramento pode ocorrer por uma incisão cirúrgica ou pela pele onde uma agulha foi inserida durante um exame de sangue ou ao receber medicação injetável. Você também pode ter sangramento no interior do seu corpo, como em seu estômago ou intestino, rins ou bexiga, cérebro ou dentro dos músculos.
- Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sinais de hemorragia dentro do seu corpo, tais como:
- Hemorragias ou hemorragias simples (hemorragias nasais, sangramento de gengivas, sangramento de uma ferida, incisão, cateter ou injeção de agulha);
- Fezes sangrentas ou taradas, tosse com sangue ou vômito que pareça com molho de café;
- Urina vermelha ou rosa;
- Entorpecimento repentino ou fraqueza (especialmente em um lado do corpo), dor de cabeça severa repentina, fala arrastada, problemas de visão ou equilíbrio.
Também ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Dor torácica ou sensação intensa, dor espalhando-se na mandíbula ou no ombro, náuseas, transpiração, sensação geral de mal-estar;
- Inchaço, aumento de peso rápido, pouco ou nenhum urinar;
- Dor estomacal grave, náuseas e vômitos;
- Escurecimento ou descoloração roxa de seus dedos das mãos ou dedos;
- Batimentos cardíacos muito lentos, falta de ar, sensação de cabeça clara;
- Dor nas costas grave e repentina, fraqueza muscular, dormência ou perda de sensação em seus braços ou pernas;
- Pressão sanguínea perigosamente alta – dor de cabeça severa, visão turva, pancada no pescoço ou ouvidos, hemorragia nasal, ansiedade, confusão, dor torácica severa, falta de ar, batimentos
- cardíacos irregulares; ou
- Pancreatite – dor intensa na parte superior do estômago espalhando-se nas costas, náuseas e vômitos, freqüência cardíaca rápida.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.
Como Usar Alteplase: Use alteplase conforme indicado pelo seu médico. Verifique o rótulo no medicamento para obter instruções de dosagem exatas.
- Alteplase é administrado como uma injeção no consultório, hospital ou clínica do seu médico.
- Se você perde uma dose de alteplase, entre em contato com seu médico imediatamente.
- Pergunte ao seu médico qualquer dúvida que possa ter sobre como usar alteplase.
Informação de Dosagem de Alteplase:
Dose Habitual de Adulto Para Infarto do Miocárdio:
Para método de infusão acelerada: mais de 67 kg: 100 mg administrados como um bolus IV de 15 mg seguido de 50 mg infundidos nos próximos 30 minutos e depois 35 mg infundidos nos próximos 60 minutos. 67 ou menos kg: bolus IV de 15 mg, seguido de 0,75 mg / kg (não superior a 50 mg) infundidos nos próximos 30 minutos e depois 0,5 mg / kg (não superior a 35 mg) infundidos nos próximos 60 minutos.
Para método de infusão de 3 horas: Mais de 65 kg: 100 mg administrados como 60 mg IV na primeira hora (com 6 a 10 mg dele administrado como bolus IV durante 1 a 2 minutos), seguido de 20 mg / hora IV durante as horas 2 e 3. Menos de 65 kg: 1,25 mg / kg administrado como 0,75 mg / kg IV na primeira hora (com 6 a 10 mg dele administrado como bolo IV durante 1 a 2 minutos), seguido de 0,25 mg / kg / Hora durante as horas 2 e 3. A heparina geralmente é administrada durante e após a administração de alteplase. A aspirina e / ou dipiridamol foram administrados durante e / ou após o tratamento com heparina.
Dose Habitual em Adultos Para Embolia Pulmonar: 50 mg / hora IV durante 2 horas para uma dose total de 100 mg. A heparina geralmente é iniciada perto do final ou imediatamente após esta infusão quando o tempo parcial de tromboplastina ou tempo de trombina cai para o dobro do valor normal ou menos.
Dose Habitual de Adulto Por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico: 0,9 mg / kg (até 90 mg) IV durante 60 minutos com 10% da dose total administrada como bolus IV inicial durante o primeiro minuto.
Dose Habitual em Adultos Para Transtorno Trombótico / Tromboembólico: Cateter venoso central ocluído: Recomendações do fabricante (CathFlo Activase): Pacientes com 30 ou mais kg: 2 mg em 2 mL; Pode incutir a segunda dose se o cateter permanece ocluído após 2 horas de tempo de permanência. Um estudo recente usando doses crescentes de 0,5 mg, 1 mg e 2 mg (tempo de permanência de 60 minutos) descobriu que 86,2% dos cateteres foram removidos com a dose de 0,5 mg.
Dose Pediátrica Usual Para Transtorno Trombótico / Tromboembólico: Cateter IV ocluído: infundir no cateter, não infundir no paciente: a dose listada é por lúmen; Para cateteres de multilúmen, trate um lúmen por vez; A dose deve sempre ser aspirada para fora do cateter após a permanência.
Recomendações do fabricante (CathFlo Activase): Cateter venoso central: idade pós natal de 14 dias ou mais: use uma concentração de 1 mg / mL; Instilar um volume igual a 110% do volume do lúmen interno do cateter; Não exceda 2 mg em 2 mL; Deixar em lúmen por até 2 horas, depois aspirar para fora do cateter; Pode incutir uma segunda dose se o cateter permanecer ocluído após 2 horas de tempo de permanência.
Dosagem Alternativa: Cateter venoso central: 0,5 mg diluído em NS para um volume igual ao volume interno do lúmen; Incutir em cada lúmen durante 1-2 minutos; Deixe em lúmen por 1 a 2 horas, Depois aspirar para fora do cateter; Cateter de descarga com NS.
Ou cateter venoso central: solução de 0,25 a 0,5 mg / mL; Incutir um volume para preencher o cateter; Deixar em lúmen por até 2 horas, depois aspirar para fora do cateter.