Essas são as melhores alternativas de café para manter-se alerta o dia são além de muito eficazes, eles são muito saborosos, todos já passamos por momentos em que havia muitas coisas para fazer, mas faltava energia e motivação. Nessas horas, precisamos de uma pílula mágica, e acabamos procurando o apoio de uma xícara de café (que contém cafeína) ou em alguma bebida à base de taurina e com uma cor tóxica.
Só que existem outras maneiras muito mais eficazes de manter o pique durante o dia. Muitas são de fácil acesso ou até mesmo gratuitas. Apesar disso, não são muito populares. Essas alternativas foram testadas por especialistas e não prejudicam a saúde, ao contrário das bebidas energéticas populares.
Ama o zumbido de sua caneca fumegante de café, mas odeia a queda de seu pico de energia? Encontramos cinco deliciosas alternativas ao café que o manterão energizado durante todo o dia e proporcionará benefícios surpreendentes à saúde. Mas primeiro, vamos falar mais sobre o café e por que você deve substituí-lo.
Beber uma xícara de café já se tornou uma pausa regular para refrescar a mente. Mas o método não é adequado para todos, pois causa problemas de estômago em algumas pessoas. Além disso, está longe de ser o mais eficaz. Como alternativa ao café, você pode apostar no chá verde ou erva mate.
Alternativas de café para manter-se alerta o dia:
1. Chá verde em pó matcha:
O chá matcha é feito moendo as folhas verdes até formar um pó fino. Para beber matcha, dissolva o pó em água criando um chá repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais. Matcha é uma das excelentes alternativas ao café. Uma porção de dois gramas de matcha (um pouco mais de meia colher de chá) contém uma quantidade suficiente de cafeína que pode lhe proporcionar um impulso de energia, mas a quantidade corresponde à somente 1/5 da cafeína em uma xícara de café normal.
2. Água:
Você sabia que um dos principais sinais de desidratação é a fadiga? Caso se sinta cansado, tenha uma dor de cabeça ou com dificuldade de concentração, pode estar realmente desidratado. Além disso, a maioria das pessoas só comete o erro de beber água quando sente sede. A sede, no entanto, é um dos últimos sintomas que aparecem como resultado da desidratação – e geralmente só depois que a fadiga se instala. Quando falta hidratação adequada, a ciência comprovou que seu corpo não terá o melhor desempenho.
Um estudo com atletas descobriu que baixos níveis de desidratação afetavam significativamente sua capacidade de exercício. Para ajudar a beber uma quantidade suficiente de água (a quantidade diária recomendada para adultos é de cerca de dois litros), mantenha uma garrafa com você o tempo todo e experimente esconder o sabor natural com produtos frescos, como melancia, pepino ou gengibre.
3. Smoothie verde ou sucos vegetais verdes:
A introdução de mais verdes em sua dieta pode aumentar drasticamente seus níveis de energia por causa de todos os nutrientes e antioxidantes contido. E caso não seja fa de saladas grandes ou pratos cheios de brócolis, um suco de vegetais verdes é uma maneira fácil de aumentar o consumo de vegetais.
Apenas meia xícara de espinafre em seu Smoothie é uma rica fonte de ferro que pode proteger contra a anemia, um problema que é relativamente comum entre as mulheres e outra causa de fadiga. Um suco verde diariamente também pode proteger a saúde cardiovascular. Um estudo mostrou que consumir 300ml de suco verde diariamente por 6 semanas reduziu o colesterol LDL em 9%.
Ao preparar seu suco verde ou Smoothies, tenha garantia de que 95% da mistura contenha vegetais, em vez de frutas, para manter baixo o nível de açúcar. Para energia extra, você também pode adicionar um suplemento de superalimento, como espirulina, cevada ou chá matcha.
4. Erva mate:
Se você viajou para o Brasil ou para a Argentina, provavelmente sabe como os sul-americanos selvagens falam sobre a erva-mate. A bebida herbal é feita a partir das folhas da planta Yerba mate que foi colhida e seca de forma semelhante às folhas de chá. A bebida é então produzida por embeber as folhas em água quente.
O sabor da erva-mate é semelhante às folhas fermentadas de chá verde, e também é considerada para um foco adicional, menos tremores e menos impacto no sono. Uma porção de erva-mate contém cerca de três quartos da cafeína de uma xícara de café, mas também fornece aminoácidos e nutrientes. Sendo assim uma das melhores alternativas ao café.
5. Smoothie à base de proteínas:
A proteína é essencial para fornecer energia ao seu corpo, e estudos publicados recentemente mostram que a proteína estimula o estado de alerta e a concentração, estimulando a química do cérebro ou a produção de hormônio.
Para ajudar suprir seu corpo com energia, tente adicionar um smoothie à base de proteínas em seu dia. Os legumes verdes possuem uma pequena quantidade de proteína, mas para aumentar o poder de proteína, tente adicionar em sementes de chia, manteiga de amendoim, cânhamo ou um suplemento de alta qualidade como colágeno ou proteína em pó feita de caldo de osso.
Considerações finais sobre alternativas energizantes ao café:
- O café em si não é prejudicial quando consumido com moderação.
- Introduzir uma seleção de bebidas em sua dieta pode trazer alguns benefícios surpreendentes à saúde.
- Manter-se hidratado com água e alimente seu corpo com proteínas pode garantir níveis de energia sustentáveis durante todo o dia.
- O chá verde em pó que proporciona um aumento de energia, bem como benefícios para a saúde.