O amaranto é bastante consumido no Brasil e há essa grande duvida se o amaranto emagrece ou engorda. Pensando nisso, fizemos uma analise completa!
O grão muito consumido pelos astecas, incas e andinos, possui um sabor suave e com muitas propriedades medicinais, inclusive sendo muito utilizado pela medicina ayurvédica para tratar diversos males como colesterol alto, anemia, diabetes, problemas do coração, osteoporose e câncer.
Além de ser um alimento muito completo em termos nutricionais, o consumo regular desse grão, que na verdade é uma fruta, pode ser um grande aliado não só para a saúde como também para o emagrecimento.
O amaranto contém uma proteína mais completa em relação a outros grãos tradicionais, além de aminoácidos essenciais como lisina e metionina, carboidratos do bem, fibras alimentares, vitamina B5 (ácido pantotênico) e minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
Benefícios do amaranto para saúde:
- Reduz o colesterol ruim e eleva o colesterol bom;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Aumenta a energia e a disposição;
- Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon;
- Fortalece o trato digestivo e regula o intestino;
- Aumenta a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia;
- Combate doenças dos ossos como a osteoporose;
- Auxilia na elasticidade dos músculos, nervos e articulações;
- Por não conter glúten, é recomendável para os celíacos;
- Previne doenças do coração e nas artérias, como a aterosclerose;
- Ajuda a prevenir a diabetes, pois ajuda a regular a insulina.
Embora o amaranto seja considerado um pseudo cereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca. Uma porção de 100 gramas contém:
- Calorias: 380;
- Carboidrato: 80g;
- Proteína: 7,6g;
- Gordura: 4,6g;
- Fibras: 6g.
Além dos benefícios acima, assista o vídeo abaixo e confira outros benefícios do amaranto Para saúde!
Afinal, amaranto emagrece ou engorda?
O amaranto emagrece, pois retarda a absorção de glicose na corrente sanguínea, mantendo os níveis de insulina estáveis. Dessa forma, a fome é reduzida e nos deixa com uma sensação maior de saciedade, aumentando o processo de queima de gordura, sem a perda de massa muscular.
Suas fibras alimentares, além de proteger o cólon intestinal, também ajudam a regular o intestino. As sementes também são uma boa fonte de proteínas e aminoácidos como a lisina e metionina, assim como a quinoa.
Os aminoácidos não são produzidos pelo corpo, ou seja, só podem ser retirados dos alimentos e desempenham importantes funções no organismo, como reparar o tecido muscular, articulações e nervos do nosso corpo.
Seu consumo regular previne doenças nas artérias e cardiovasculares e ainda ajuda a reduzir o colesterol total, além de favorecer a produção do colesterol bom. Por ser boa fonte de proteínas, ele pode substituir a carne em uma dieta vegetariana.
Receita de suco com amaranto:
Ingredientes:
– suco de 1 laranja;
– 1 ½ mamão papaia;
– 1 colher (sopa) de farinha de amaranto;
– gelo.
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
- Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã.
- Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.