Amebíase – Causas, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, Amebíase é uma doença causada pelo parasita Entamoeba histolytica . Isso pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas que vivem em áreas tropicais com condições sanitárias precárias.
O diagnóstico pode ser difícil porque outros parasitas podem parecer muito semelhantes a E. histolytica quando vistos sob um microscópio. As pessoas infectadas nem sempre ficam doentes. Se o seu médico determinar que está infectado e necessita de tratamento, a medicação está disponível.
Causas da Amebíase?
A Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal.
Entamoeba histolytica libera cistos, que são uma forma relativamente inativa do parasita e que pode viver por vários meses no ambiente em que foram depositados, geralmente nas fezes, no solo e na água. Eles também podem ser transmitidos por manipuladores de alimentos e por meio de relação sexual desprotegida.
Os fatores de risco para amebíase grave incluem:
- Uso de álcool
- Câncer
- Desnutrição
- Idade mais velha ou mais jovem
- Gravidez
- Viagem recente a uma região tropical
- Uso de medicamentos para corticosteroides para suprimir o sistema imunológico
Quais são os sintomas da Amebíase?
Quando os sintomas ocorrem, eles tendem a aparecer uma a quatro semanas após a ingestão dos cistos. De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , apenas cerca de 10 a 20 por cento das pessoas que têm Amebíase ficam doentes com isso. Os sintomas nesta fase tendem a ser leves e incluem fezes soltas e cólicas no estômago.
Se o parasita invade o revestimento do intestino, ele pode produzir disenteria amebica. A disenteria amebica é uma forma mais perigosa da doença com fezes aquosas e sangrentas freqüentes e cólicas severas no estômago.
Se o parasita entra na corrente sanguínea, pode acabar no seu fígado, coração, pulmão, cérebro ou outros órgãos, onde causa destruição de tecido e abscessos. O fígado é um destino frequente para o parasita. Os sintomas da doença hepática amebiana incluem febre e ternura na parte superior direita do seu tronco.
Quais São os tratamentos para a Amebíase?
O tratamento para casos não complicados de Amebíase geralmente consiste em um curso de 10 dias de metronidazol (Flagyl) administrado pela boca. Seu médico também pode prescrever medicamentos para controlar a náusea se você precisar.
Se o parasita estiver presente nos tecidos intestinais, o tratamento deve abordar não apenas o organismo, mas também qualquer dano aos seus órgãos infectados. A cirurgia pode ser necessária se o cólon ou os tecidos peritoneais tiverem perfurações.