A Austrália é o lar de um dos alimentos mais potentes de vitamina C ela também chamado de gubinge ou a ameixeira, a ameixeira kakadu é uma planta que está mais relacionada com a amêndoa do que com a ameixa.
Ao contrário da maioria das frutas, a ameixa de kakadu permanece na planta após o amadurecimento.
Esta deliciosa ameixa é semelhante ao tamanho de uma azeitona ou cereja com uma semente dura e amadeirada que é coberta por uma camada de fruta comestível.
É tipicamente colhida no início de março a junho, dependendo da estação das monções, e é mais popular em geléias, conservas, molhos, chutneys e sucos, e é usada até mesmo para dar sabor a sorvete.
No entanto, é frequentemente encontrada como um concentrado, assim como entrado em extratos de acerola cereja, rosa mosqueta e groselha preta e como um suplemento em pó, com uma capacidade de 150 a 450 miligramas de vitamina C por grama.
Isso é muita vitamina C, tornando-se uma verdadeira potência nutricional, muito parecida com o camu-camu.
Além disso, ela pode ser perfeita para quem se esforça em comer frutas e verduras suficientes para conseguir aumentar a vitamina C.
Benefícios da ameixa de kakadu para saúde
1. Embala um enorme antioxidante e fitonutriente:
A Ameixa de Kakadu contém ainda mais antioxidantes do que o mirtilo, tornando-se um dos mais notáveis alimentos altamente antioxidantes da Terra.
Ainda comparado com mirtilo, fornece 4,7 vezes mais compostos fenólicos e 10 vezes mais potássio.
Esses frutos australianos cultivados comercialmente foram examinados, revelando os fitoquímicos hidrofílicos e antioxidantes.
Além disso, ela possui muito mais compostos fenólicos do que o mirtilo e foi estudada como um possível alimento para combater o câncer devido aos fitonutrientes.
Um estudo reuniu informações sobre os vários níveis de compostos fenólicos, vitamina C, açúcares e capacidades antioxidantes da Ameixa de Kakadu.
Os taninos hidrolisáveis e o ácido elágico foram identificados como os principais compostos fenólicos e colocaram essa ameixa na categoria segura e eficaz para uso na indústria nutracêutica e para processadores de alimentos.
2. Protege contra deficiências do sistema imunológico:
A vitamina C é um dos primeiros nutrientes a serem submetidos a estresse, fumo, consumo de bebidas alcoólicas ou envolvimento em outras atividades que esgotam os nutrientes, como esportes de resistência.
Quando isso acontece, nosso sistema imunológico fica comprometido, e um sistema imunológico comprometido pode ser o motivo pelo qual sempre pega esse resfriado toda vez que viaja.
Ao carregar a vitamina C, você pode preparar seu sistema de defesa, aumentando o sistema de imunidade antes de entrar em contato com qualquer germe causador de resfriado.
3. Reduz o risco de doença cardiovascular:
Sabemos que frutas e verduras são ótimas opções para nossa saúde, e são os antioxidantes que contêm, o que lhe proporciona uma reputação incrível.
Como tal, as frutas e vegetais têm sido associados com a redução do risco de doença cardíaca.
O estudo analisou 9.187 homens e 11.112 mulheres, que pareciam saudáveis, com idades compreendidas entre os 39 e os 79 anos.
Os resultados mostraram uma diminuição na insuficiência cardíaca com o aumento da vitamina C plasmática, especificamente, uma “redução relativa de 9% no risco de insuficiência cardíaca após ajuste para idade, sexo, tabagismo, consumo de álcool, atividade física, classe social ocupacional, nível educacional, pressão arterial, diabetes, concentração de colesterol e índice de massa corpórea, com resultado semelhante se ajustado para doença coronariana interina.”
4. Ajuda a Combater a Doença de Alzheimer
A Fundação do Envelhecimento e doença de Alzheimer da Edith Cowan University explica que a ameixa de kakadu contém propriedades antioxidantes, possivelmente até sete vezes maior que a curcumina, que é o que coloca a cúrcuma tão alta na lista de superalimentos.
A fundação afirma que a ameixa de kakadu tem uma capacidade de proteção que pode torná-la ainda mais poderosa que a cúrcuma.
5. Reduz a aparência de rugas:
A vitamina C tem a capacidade de reduzir rugas e manchas da idade. A vitamina C fornece suporte ao colágeno, pode reduzir a hiperpigmentação e pode prevenir alterações na pele causadas pelo fotoenvelhecimento.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Um estudo em Indiana mostrou que com pelo menos três meses de uso tópico de vitamina C, resultados significativos foram visíveis na redução das rugas, juntamente com a textura da pele e as mudanças no tom da pele.
Além disso, esta ameixa contém minerais e antioxidantes que nutrem e revigoram a pele, incluindo vitamina E, zinco, ferro, ácido fólico e luteína, que podem prevenir o envelhecimento prematuro.
6. Contra o Envelhecimento:
A vitamina C é o antioxidante mais essencial que retarda o processo de envelhecimento.
Ele ajuda a formar a prolina, um aminoácido que produz o colágeno. Como as Ameixa de Kakadu contêm uma rica quantidade de vitamina C, são popularmente usadas em muitos produtos de cuidado de pele.
7. Contra o Câncer:
A Ameixa de Kakadu tem fitoquímicos, como ácidos gálico e elágico. O ácido gálico contém propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias, antitumorais, anti-mutagênicas e anti-broncodilatadoras.
8. Para a Pele:
A Ameixa de Kakadu é usada em muitos cremes e máscaras faciais. Isso proporciona um brilho natural para a pele.
Os antioxidantes presentes nos produtos de cuidados da pele podem reparar os danos causados pelo sol ou devido ao envelhecimento.
Esta fruta é útil para estimular a produção de colágeno, removendo as linhas finas ou cicatrizes.
O ácido gálico também atua como um agente adstringente, antimicrobiano, antifúngico e antibacteriano.
As Ameixa de Kakadu são incluídas em muitos produtos naturais de cuidados da pele.
Eles são adicionados em esfoliantes, tônicos, máscaras, limpadores, soros, cremes e hidratantes.
9. Para Perda de Peso:
A Ameixa de Kakadu é uma fruta eficaz que pode ser adiciona numa dieta de perda do peso.
Os antioxidantes nesta fruta têm uma “potência significativa” de combater as células de gordura e evitar o ganho de peso.
Também ajuda a curar a síndrome metabólica (MetS) que causa obesidade, hipertensão e perturba o metabolismo da glicose e da insulina.
Isso, por sua vez, pode causar diabetes e doenças cardiovasculares.
10. Para o Cabelo:
A Ameixa de Kakadu proporciona uma hidratação à seu cabelo. Ele mantém o nível de colágeno e elastina, que é essencial para os cabelos saudáveis e brilhantes.
Essas ameixas estão incluídas em muitos shampoos que proporcionam um cabelo com umidade e brilhoso. O uso deste shampoo pode suavizar e hidratar o cabelo seco.
Como usar uma ameixa de kakadu?
A ameixa de kakadu pode ser usada de várias maneiras, como observado anteriormente, mas o uso mais popular hoje é em smoothies matinais e em tigelas de café da manhã ou em molhos e geleias de pimenta.
Ele pode fazer um ótimo complemento para saladas de frutas, iogurte e saladas frescas também.
Geralmente é encontrado como um pó ou suco. Além disso, o suco pode ser muito problemático e não produzir tantos resultados devido à sua natureza fibrosa; no entanto, podem ser comprados extratos que passaram pelo processo de extração sólido-líquido.
Ingredientes:
– 1 banana pequena
– 1 colher de chá de mel local (opcional)
– uma xícara de leite de amêndoa
– 1 colher de chá liofilizada ou 1/3 xícara de ameixa de kakadu fresca picada
– 2 colheres de sopa de sementes de chia
– ¼ xícara de aveia sem glúten
– 1 colher de sua Proteína favorita ou caldo de osso de baunilha
Modo de preparo:
- Em uma tigela, coloque uma camada de banana picada ou fatiada, sementes de chia, ameixa de kakadu, aveia e Proteína.
- Em seguida, despeje o leite de amêndoa.
- Coloque a tampa no frasco e depois coloque na geladeira.
- Depois de meia hora, vire de cabeça para baixo durante a noite. Garanta que a tampa esteja bem firme.
- Em seguida, na manhã seguinte, mexa bem e pronto.
Riscos de ameixa de kakadu
Embora não haja relatos de efeitos colaterais negativos até o momento, como qualquer novo alimento, caso tenha uma reação alérgica, interrompa o consumo ou use imediatamente.