Ameixa é muito consumido no brasil e há essa duvida se Ameixa Emagrece ou Engorda? Veja essa analise completa! No entanto, A Ameixa é uma fruta muito recomendada por médicos e nutricionistas para diversos fins, mas principalmente para corrigir problemas ligados ao correto funcionamento do intestino.
E ultimamente a fruta, que possui diversos benefícios práticos no dia a dia, vem sendo associada a dietas e programas alimentares especiais para emagrecer, para que possa ser uma forte aliada nos momentos em que a dieta exigir mais disciplina.
Propriedades nutricionais da ameixa
A Ameixa contem 84% de água acrescido de 10% de carboidratos; 2,1% de fibra e proteína de 0,6%. Além disso, é rica em beta-caroteno, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, ferro e cobre. Vários cientistas dizem que comer 5 Ameixa por dia oferece os seguintes Benefícios:
- A Ameixa ajuda a melhorar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre e mantendo o corpo saciado por mais tempo;
- Auxilia no tratamento de alguns tipos de anemia, já que uma de suas substâncias ajuda na absorção do ferro, nutriente fundamental para o perfeito funcionamento do
- organismo;
- Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprimi a taxa de reabsorção óssea, é rica em vitamina C, vitamina B2, vitamina A na forma de beta-caroteno, potássio e
- possui mais fibras que qualquer outra fruta, legume ou hortaliça;
- Riquíssimo em substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce de todas as células no organismo;
- Diminui o colesterol ruim e reduz os níveis de açúcar no sangue;
- Melhorar a circulação sanguínea porque tem antioxidantes;
- Combater as doenças cardiovasculares por ter rutina e vitamina C que mantêm os vasos sanguíneos saudáveis;
- Diminuir o apetite porque é rica em fibras.
A Ameixa também ajuda a desintoxicar o organismo por que tem pectina que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras comprados no supermercado.
Afinal, a ameixa emagrece ou engorda?
Um dos pontos a favor da ideia de que a Ameixa Emagrece é o fato da fruta ser fonte de fibras. Além de ajudar a soltar o intestino, as fibras promovem a sensação de saciedade ao organismo.
Com o estômago mais cheio, fica bem mais fácil controlar o apetite, não cair na tentação de comer guloseimas e diminuir a quantidade de calorias que são consumidas ao longo do dia. Esse é um dos pontos pelo quais a Ameixa Emagrece, pois o emagrecimento é alcançado por meio de um gasto de calorias maior do que a quantidade calórica consumida.
Como emagrecer com ameixa?
A Ameixa Emagrece quando consumida de diversas formas na dieta, tanto na sua forma natural, como em geleias, chás e pós, entre outras formas. As formas mais indicadas são a fruta fresca e o chá, que são capazes de oferecer praticamente todas as propriedades da fruta em benefício do nosso organismo.
A dieta da Ameixa é ainda composta por diversos alimentos integrais e que possuem baixo índice de calorias, conseguindo manter uma alimentação saudável e favorável á perda de peso.
Por que a dieta com ameixa emagrece?
A dieta da Ameixa Para Emagrecer, além de contar essencialmente com alimentos de baixo índice de calorias e alto valor nutritivo, conta também com as propriedades da Ameixa.
A principal delas, a presença de fibras, colabora para a melhora na absorção dos alimentos e principalmente para a manutenção da sensação de saciedade durante o dia, no intervalo das refeições, evitando os lanchinhos fora de hora que acabam com qualquer dieta.
Para reverter a situação, os especialistas aplicaram suco de Ameixa, que tem até cinco vezes os níveis de antocianinas, um poderoso antioxidante que, entre outras coisas, controla o colesterol, previne doenças cardiovasculares e acelera o emagrecimento.
Como consumir a ameixa para emagrecer
- A Ameixa seca cozida em suco de laranja dá origem a uma compota muito nutritiva, já que a vitamina C presente na laranja aumenta a absorção do ferro da Ameixa;
- Para as pessoas que desejam emagrecer ou ter uma alimentação saudável, ingerir a fruta como sobremesa (substituindo aquele docinho mais calórico…) ou nos intervalos das refeições é uma ótima alternativa.
Receita de Ameixa para emagrecer
INGREDIENTES:
- 100 gramas de ameixas secas
- 1 litro de água
MODO DE PREPARO:
- Coloque a Ameixa em uma jarra com 1 litro de água.
- Deixe a Ameixa de molho nessa água por uma semana, dentro da geladeira.
- Feito isso, liquidifique e coe a mistura.
- Beba um copo desta bebida a cada manhã e comprove os resultados.
- Pode tomar por 40 dias.
- É claro que 1 litro não vai durar 40 dias.
Então, quando acabar a primeira preparação, você fará outra. Por ser uma fruta saborosa, é fácil de ser usada no dia a dia é uma ótima opção para ser incluída na alimentação.
A ameixa pode ser ingerida naturalmente com a casca, assim como outras frutas que você costuma comer. Para ajudar o intestino, é muito usada em sucos, vitaminas e iogurtes.
Outra dica para deixar sua sobremesa mais saudável usando a Ameixa. Nessa hora vale abusar da criatividade na culinária e fazer uma deliciosa calda de Ameixa preta, bolo de Ameixa preta, mousses, tortas e muitos outros pratos.
Cardápio com Ameixa para emagrecer
Café da Manhã:
- 01 xícara de café com leite com adoçante;
- 03 torradas integrais com requeijão ou geleia de Ameixa light;
- 01 ovo cozido e suco de fruta.
Almoço:
- 02 colheres de arroz integral, 02 colheres de feijão;
- 01 filé de frango ou peixe ao forno ou grelhado;
- 01 prato pequeno de salada temperada com limão e sal;
- 02 colheres de sopa de legumes cozidos.
Jantar:
- 01 prato de missoshiro ou 01 prato de sopa leve;
- 06 fatias de sashimi de salmão ou atum.
Lanches:
- De 02 a 03 copos de água pela manhã e à tarde;
- 01 Ameixa, chá de Ameixa ou de ervas sem açúcar;
- 01 barrinha de cereal ou 02 torradas com geleia de ameixa.
Contraindicações da Ameixa
Embora a Ameixa traga muitos benefícios ao bom funcionamento do organismo, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida. A fruta contém grande quantidade de oxalato, substância que, se for consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.