A Ameixa Japonesa é um alimento muito especial, de sabor salgado e ácido, é um fruto transformado em pickle. São muito ricas em ácido cítrico, em ferro e em vitamina C.
Foram chamadas ameixas por causa do seu sabor fortemente ácido, que deriva do facto de serem colhidas ainda verdes, apesar de, na realidade, serem mais próximas do alperce.
A planta originária da China, foi introduzida no Japão há pelo menos 1300 anos.
A Ameixa Japonesa são fermentadas com sal ao longo de pelo menos 6 meses, mas são de melhor qualidade e têm um efeito mais medicinal se forem fermentadas por um ano ou mais; a fermentação pode ir até aos 6 ou 7 anos e as ameixas com esse tempo de fermentação são extremamente valiosas de um ponto de vista medicinal.
A fermentação láctica a que são submetidas permite-lhe umas conservação de vários anos. São um alimento, um tempero, um condimento e um remédio tradicional no Japão.
Sua origem é chinesa mas ficou popular com o seu uso no Japão.
Por ser conservada no sal juntamente com folhas de shissô e por isso ficar seca, desidratada, é denominada com a terminação boshi, originando o seu nome umeboshi.
A Ameixa Japonesa e Famosa por curar inúmero males como: dores de cabeça, enxaqueca, diarreia, azia, dores de estômago, prisão de ventre, enjoo, infecções, gripes e resfriados.
Ameixa Japonesa já conhecida dos orientais chega agora ao nosso conhecimento principalmente pela sua utilização na dieta macrobiótica.
Benefícios da Ameixa Japonesa para saúde
A Fruta Ameixa Japonesa além de apresentar uma excelente fonte de nutrientes e e sabor distinto, esta ameixa em conserva também demonstrou ter muitos efeitos benéficos na saúde, que incluem:
Saúde do Coração:
A Ameixa Japonesa pode conter substâncias que ajudem a prevenir doenças cardíacas e melhorar sua saúde coronária em geral. Em 2002, a American Physiological Society ((https://www.physiology.org/))expressou suas descobertas de que a pele de Ameixa Japonesa continha várias substâncias que tiveram um efeito positivo no coração.
Essas substâncias que o chamado coletivamente ‘baniku-ekisu‘ ajudaram a bloquear certos processos que causaram o endurecimento das artérias.
Este endurecimento é conhecido como aterosclerose e é uma das principais doenças cardíacas no mundo responsável por um número incontável de mortes a cada ano.
Rico em Antioxidante:
Comer uma dieta saudável e rica em frutas e vegetais frescos pode ajudar a fornecer-lhe abundantes antioxidantes naturais conhecidos como fitoquímicos.
Até agora, os cientistas estão certos de que os antioxidantes são absolutamente vitais para a nossa saúde.
Eles nos protegem dos danos causados pelos radicais livres, reduzem o risco de doenças e até ajudam a atrasar o processo de envelhecimento.
Saúde da Boca:
A pesquisa também demonstrou que a Ameixa Japonesa pode ajudar a melhorar sua saúde bucal de diversas maneiras.
Segundo a pesquisa, a Ameixa Japonesa pode ajudar a manter a saúde das gengivas. Pesquisa publicada em 2011, testou várias substâncias isoladas de ameixas japonesas contra bactérias orais comuns.
Eles descobriram que Ameixa Japonesa exerceu poderosas atividades antimicrobianas contra todas as bactérias testadas. Foi especialmente eficaz contra a bactéria responsável por causar doença das gengivas ou gengivite.
Além de ser uma condição desconfortável por conta própria, é importante tratar a gengivite cedo para manter a periodontite – uma complicação dentária mais séria à distância.
Ulceras gástricas:
As úlceras de estômago podem causar grande dor e desconforto de qualquer pessoa que sofra com eles. Eles ocorrem quando o revestimento de seus intestinos ou intestino se torna inchado e inflamado. Uma bactéria comum responsável por úlceras estomacais é uma bactéria chamada Helicobacter Pylori.
Fortalece e melhora a saúde óssea:
As Ameixa Japonesa podem beneficiar a saúde dos ossos graças à sua alta quantidade de polifenóis.
Os polifenóis são um tipo de composto vegetal que age como antioxidante, neutralizando os radicais livres nocivos que podem contribuir para doenças crônicas.
Um estudo publicado na Food Chemistry ((https://www.journals.elsevier.com/food-chemistry))descobriu que os polifenóis específicos encontrados na fruta Ameixa Japonesa exibem atividades anti-osteoporose.
A osteoporose é uma condição que leva à perda óssea, fazendo com que os ossos fiquem fracos e quebradiços, enquanto aumenta o risco de quebras e fraturas.
Os polifenóis da fruta de ume foram capazes de aumentar a produção de colágeno , a proteína que forma a estrutura dos ossos, ao mesmo tempo em que aumentaram a função dos osteoblastos, células responsáveis pela síntese óssea. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24629988))
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ajuda a controlar o Peso:
Devido ao seu valor nutricional decente e à sua baixa contagem de calorias, o umeboshi provavelmente faz uma boa escolha para aqueles que estão assistindo seu peso. Um grama de Ameixa Japonesa tem menos de 7 calorias e também contém muitas fibras alimentares.
Saúde Digestiva:
Comer frutas e vegetais ricos em fibras como Ameixa Japonesa podem ajudar a melhorar as funções do seu sistema digestivo, o que pode ter um efeito profundo na sua saúde geral.
De acordo com o uso tradicional, a Ameixa Japonesa pode ajudar a aliviar os sintomas de má digestão, incluindo dispepsia e inchaço.
A fibra dietética encontrada na fruta também pode ajudar a adicionar volume às fezes, o que pode aliviar os ataques de constipação. De acordo com o uso tradicional, os frutos também são um ótimo remédio natural para a diarreia.
Estabiliza o açúcar no sangue:
Curiosamente, adicionar algumas porções da Ameixa Japonesa à dieta pode ser benéfico para o açúcar no sangue.
Um estudo de 2013 descobriu que a fruta Ameixa Japonesa afeta um receptor específico responsável por aumentar a captação de glicose no corpo. Com mais glicose capaz de ser transportada e usada pelas células, os níveis de açúcar no sangue podem se normalizar e permanecer estáveis. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23993593))
Além disso, a Ameixa Japonesa contêm fibras e antioxidantes. A fibra dietética pode ajudar a retardar a absorção de glicose, evitando picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue.
Enquanto isso, os antioxidantes podem reduzir o estresse oxidativo que leva ao desenvolvimento de diabetes e piora as complicações. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3286717/))
Ameixa Japonesa é boa para Curar Ressaca:
Os japoneses acreditam que a Ameixa Japonesa pode ajudar o corpo a desintoxicar-se. Muitos até usam a fruta para se livrar de uma ressaca de uma noite pesada de beber. A fruta também foi consumida como um tônico de saúde geral e para dar às pessoas um impulso de energia.
Protege o Fígado:
A Fruta Ameixa Japonesa tem algumas propriedades potentes que podem ajudar a proteger o fígado.
O fígado desempenha um papel vital na desintoxicação, no metabolismo das gorduras e na produção de proteínas importantes usadas para a coagulação do sangue, por isso é fundamental para mantê-lo funcionando com eficiência.
Os danos ao fígado podem ser causados por uma série de fatores, como infecções, consumo excessivo de álcool e até obesidade.
Algumas pesquisas descobriram que incluir a ameixa japonesa em sua dieta pode ajudar a preservar a função do fígado . Um estudo de 2012 no World Journal of Gastroenterology acompanhou 58 pacientes com doença hepática e descobriu que a suplementação com extrato da fruta ajudou realmente a diminui os danos ao fígado. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3422791/))
Isso significa que as ameixa japonesa podem ajudar potencialmente no tratamento e prevenção de doenças hepáticas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, como cirrose, doença hepática gordurosa não alcoólica e hepatite.
Ajuda a bloquear o crescimento do câncer:
A Ameixa Japonesa contém alguns compostos poderosos que podem ser benéficos na prevenção e no tratamento natural do câncer.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18019715)) Um estudo de 2007 tratou células cancerosas do fígado com um extrato da fruta da Ameixa Japonesa descobriu que o extrato da fruta ume conseguiu parar o crescimento das células cancerosas.
Outro estudo publicado na Tumori tratou as células do câncer pancreático com um extrato da fruta Ameixa Japonesa e também observou que ele interrompeu com sucesso o crescimento do câncer.
Além disso, o extrato da fruta Ameixa Japonesa conseguiu matar as células cancerosas enquanto poupava as células normais e saudáveis. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23748821))
Além das células cancerosas do fígado e do pâncreas, outros estudos mostraram que o extrato de ume fruta pode ser capaz de ajudar a bloquear o crescimento de outros tipos de células cancerosas também.
Na verdade, o extrato da fruta Ameixa Japonesa também demonstrou ser benéfico no tratamento do câncer de mama e de pele. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214792)) ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22076920))
Como consumir a Ameixa Japonesa
A Ameixa Japonesa está disponível em várias formas diferentes, naturais, em conserva e elas podem ser posteriormente temperadas, adoçadas ou secas ao sol e são vendidas naturalmente ou secas.
Seguindo esse processo, a ameixa japonesa também pode ser transformado em purê para formar uma pasta de ameixa Japonesa que é frequentemente usada como condimento. Além disso, a salmoura que é usada para conservar a fruta ume é vendida como vinagre da própria fruta, um ingrediente comum usado na culinária japonesa.
Como usar ameixa japonesa
Em forma natural da fruta e em forma de pasta de ameixa japonesa e vinagre de ameixa japonesa podem ser encontrados em lojas especializadas, supermercados asiáticos e varejistas online para uso em uma variedade de pratos diferentes.
As ameixas japonesa são tipicamente combinadas com arroz para suavizar seu sabor forte. Podem ser consumidos com bolinhos de arroz embrulhados em algas marinhas, ou com ochazuke, prato tradicional em que se deita o chá verde sobre o arroz cozido.
A ameixa japonesa também pode ser cozido, temperado e servido no jantar ou usado como um delicioso complemento para uma xícara de chá quente.
A pasta de ameixa japonesa é frequentemente usada como um condimento que pode trazer o sabor distinto da fruta para marinadas, molhos para salada, molhos e patês.
Ele também pode ser combinado com vegetais cozidos ou espiga de milho para dar a qualquer acompanhamento uma atualização nutritiva.
O vinagre de ameixa japonesa é um alimento básico na culinária japonesa. Geralmente é regado com legumes salteados ou arroz. Também pode ser usado para trazer um sabor único de frutos do mar a pratos veganos ou vegetarianos.
Efeitos Colaterais da Ameixa Japonesa
Embora não haja efeitos colaterais negativos conhecidos das ameixa japonesa, você deve interromper o consumo imediatamente se tiver uma reação alérgica ou quaisquer sintomas negativos após comer a fruta.