Amenorreia – Causas, Sintomas e Tratamentos. Além disso, A amenorreia é a ausência ou a cessação da menstruação em mulheres em idade fértil. Existem dois tipos de amenorreia: a amenorreia primária e a secundária.
Amenorreia primária é quando uma mulher jovem ainda não teve período menstrual até a idade de 16 anos. Amenorreia secundária é quando a mulher, que tinha ciclos menstruais regulares, parou de ter menstruação por pelo menos 3 meses (isso pode incluir gravidez).
Causas: As causas mais comuns são:
Gravidez: A gravidez é uma das principais causas. Muitas vezes, sem a realização de testes prévios, essa pode ser a principal causa para mulheres sexualmente ativa. Qualquer mulher com um período de atraso de mais de oito dias, deve fazer um teste de gravidez.
Aleitamento Materno: O aleitamento materno provoca a amenorreia (embora a ovulação ainda possa ocorrer, salvo se o bebê estiver apenas mamando e se tiver menos que seis meses.) É a secreção de prolactina (hormônios da lactação e do desenvolvimento das glândulas mamárias), que induz a amenorreia. Em caso de tumor da hipófise, esse hormônio pode ser produzido em altas doses, fazendo com que a amenorreia ocorra.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Atraso da Puberdade: (não grave): A idade da puberdade depende da origem étnica, da alimentação, da localização geográfica e do estado de saúde no geral. Se as características sexuais secundárias estiverem presentes, nenhuma investigação é necessária até a idade de 16 anos (ver descrição e estatísticas de amenorreia).
Menopausa: A menopausa se manifesta entre 45 e 55 anos e provoca uma diminuição gradual da menstruação , devido à mudanças e a diminuição dos hormônios femininos (estrógeno, progesterona).
Sintomas: O principal sintoma é a ausência da menstruação. Ciclos menstruais regulares são sinal de boa saúde geral. Quando a mulher não tem um período menstrual isso pode ser sintoma de gravidez ou de que alguma coisa está errada. É importante informar ao médico se faltar um ciclo menstrual de modo que ele possa começar a procurar o que está acontecendo.
Amenorreia por si mesma não é uma doença, mas geralmente trata-se de um sintoma de outra condição médica. Dependendo de qual condição médica seja, a mulher poderá ter outros sintomas, como dor de cabeça, alterações na visão, perda de cabelo, ou excesso de pêlos faciais.
Tratamentos: O tratamento é variável de acordo com a causa identificada. As causas mais graves são menos comuns e os tratamentos são específicos, orientados para solucionar a origem do problema.
Nas causas mais freqüentes e menos graves da amenorreia, o tratamento geralmente vai ao encontro do desejo da paciente, por exemplo, se a paciente deseja engravidar ou se a paciente deseja anticoncepção, os tratamentos para amenorreia serão completamente diferentes.