Amiloidose – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. A Amiloidose é uma condição em que uma proteína anormal chamada amiloide se acumula em seus tecidos e órgãos. Quando isso acontece, isso afeta sua forma e como eles funcionam. A amiloidose é um grave problema de saúde que pode levar a uma falha no órgão fatal.
O que é: É um grupo de doenças que são uma conseqüência de depósitos de proteínas anormais em vários tecidos do corpo. Essas proteínas anormais são chamadas de amiloide. Dependendo da estrutura do amiloide particular, a proteína pode se acumular em um tecido isolado ou ser generalizada, afetando numerosos órgãos e tecidos.
Existem mais de 30 proteínas amiloides diferentes. Cada proteína amiloide é organizada em uma estrutura chamada fibril. As fibrilhas são proteínas de baixo peso molecular derivadas de proteínas precursoras. Fibrils de amiloide podem flutuar no plasma de sangue e depositar nos tecidos do corpo.
Causas e Tipos: Muitas proteínas diferentes podem levar à formação de depósitos amiloides, mas apenas alguns foram associados a problemas de saúde significativos. O tipo de proteína e onde coleta determina o tipo de Amiloidose que você possui. Os depósitos de amiloide podem ser coletados em todo o seu corpo ou em apenas uma área. Existem diferentes tipos incluindo:
Amiloidose primária: (AL) sistêmica. Isso ocorre sem uma causa conhecida, mas foi visto em pessoas com câncer de sangue chamado mieloma múltiplo . Esse é o tipo mais comum de Amiloidose. “Sistêmico” significa que afeta todo o corpo.
As partes do corpo mais comumente afetadas são o rim , coração , fígado , intestinos e certos nervos. AL significa “cadeias leves amilóides”, que é o tipo de proteína responsável por este tipo de Amiloidose.
Amiloidose secundária: (AA sistêmica). Este é o resultado de outra doença inflamatória crônica, como lúpus , artrite reumatoide , tuberculose , doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerativa) e certos tipos de câncer. O mais comummente afeta o baço, os rins, o fígado, a glândula adrenal e os gânglios linfáticos. AA significa que a proteína Amiloidose do tipo A causa esse tipo de Amiloidose.
Amiloidose relacionada à diálise: (DRA) . Isso é mais comum em adultos mais velhos e pessoas que estiveram em diálise por mais de 5 anos. Esta forma de amiloidose é causada por depósitos de beta-2 microglobulina que se acumulam no sangue . Os depósitos podem ocorrer em muitos tecidos diferentes, mas geralmente afetam os ossos, articulações e tendões.
Amiloidose familiar ou hereditária: (AF). Esta é uma forma rara que é transmitida pelas famílias. É causada por uma proteína antimielíide de transtiretina amyloide (TTR), que é feita no fígado . Esta proteína é responsável pelas formas mais comuns de Amiloidose hereditária.
Amiloidose sistêmica senil: (SSA) . Isso é causado depósitos de TTR normal no coração e outros tecidos. Ocorre mais comumente em homens mais velhos.
Amiloidose específica de órgão: Isso é causa de depósitos de proteína em órgãos únicos, incluindo a pele. Embora alguns tipos de depósitos amiloides tenham sido associados à doença de Alzheimer , o cérebro raramente está envolvido em Amiloidose sistêmica.
Sintomas: Os sintomas são frequentemente sutis. Eles também podem variar muito dependendo de onde a proteína está coletando no corpo. É importante notar que os sintomas descritos abaixo podem ser devidos a diversos problemas de saúde diferentes. Somente seu médico pode fazer um diagnóstico de Amiloidose. Os sintomas gerais podem incluir:
- Mudanças na cor da pele
- Tambores de barro
- Fadiga
- Sentimento de plenitude
- Dores nas articulações
- Contagem baixa de glóbulos vermelhos ( anemia )
- Falta de ar
- Inchaço da língua
- Tingling e entorpecimento nas pernas e nos pés
- Punho de mão fraco
- Fraqueza
- Perda de peso
Tratamentos: Não há cura. Seu médico irá prescrever tratamentos para suprimir o desenvolvimento da proteína formadora de Amiloidose e para gerenciar seus sintomas. Se a amiloidose estiver relacionada a outra condição, o tratamento incluirá a segmentação dessa condição subjacente. O tratamento específico depende do tipo de amiloidose que você tem e quantos órgãos são afetados.