Amitriptilina – Para que Serve, Como Usar, Precauções e Efeitos Colaterais que valem a pena conhecermos. Além disso, a Amitriptilina é um medicamento antidepressivo de uso oral, que age no sistema nervoso central ajudando no tratamento da depressão ou dor neurogênica grave. Além disso, a Amitriptilina também pode ser usado como sedativo. Promovendo uma sensação de bem estar.
A Amitriptilina pode ser encontrada nas farmácias com os nomes Amytril, Neo Amitriptilin, Neurotrypt, Trisomatol e é comercializado pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, sendo necessário comprar na farmácia com prescrição médica. O cloridrato de Amitriptilina é indicado para a depressão e para o tratamento de casos de perda involuntária de urina durante o sono, em adultos e crianças.
O que é Amitriptilina?
A Amitriptilina é um medicamento antidepressivo de uso oral, que age no sistema nervoso central ajudando no tratamento da depressão ou dor neurogênica grave. É uma droga que pode reduzir sua dor e desconforto e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.
Você pode discutir os benefícios e os riscos de tomar Amitriptilina com profissionais de saúde antes de iniciar o tratamento, para poder tomar uma decisão informada. A Amitriptilina é um tipo de medicamento chamado antidepressivo tricíclico.
Esses medicamentos foram desenvolvidos originalmente para tratar a ansiedade e a depressão, mas quando tomados em doses baixas, podem reduzir ou parar a dor. Funciona aumentando a quantidade de serotonina que seu cérebro produz.
A serotonina é uma substância química, chamada neurotransmissor, que o cérebro envia aos nervos do corpo. Pensa-se que melhora o seu humor, estado emocional, sono e a forma como o seu corpo responde à dor. Ao aumentar seus níveis de serotonina, deve alterar a reação do seu corpo à dor.
A dose baixa não trata a depressão, mas deve reduzir a dor, relaxar os músculos e melhorar o sono. É seguro ser prescrito para adultos ou crianças. Deve ajudá-lo a dormir assim que começar a tomá-lo, mas alterações significativas em sua dor e humor podem levar até seis semanas.
Para que Serve o Medicamento Amitriptilina?
A Amitriptilina serve para tratar problemas mentais de humor, como depressão. Pode ajudar a melhorar o humor e a sensação de bem-estar, aliviar a ansiedade e a tensão, ajudar a dormir melhor e aumentar o nível de energia.
Este medicamento pertence a uma classe de medicamentos chamados antidepressivos tricíclicos. Funciona afetando o equilíbrio de certos produtos químicos naturais (neurotransmissores como a serotonina) no cérebro.
Como Funciona a Amitriptilina?
A Amitriptilina funciona aumentando um produto químico chamado serotonina no cérebro. É de um grupo de antidepressivos chamados antidepressivos tricíclicos. Isso pode melhorar seu humor. Também pode mudar como seus nervos recebem sinais de dor, para que a dor desapareça.
Como Usar Amitriptilina?
A forma de usar a Amitriptilina depende do problema a tratar, da idade do paciente e deve ser sempre receitada e indicada pelo médico.
Adultos: A dose recomendada de Amitriptilina varia geralmente entre 50 a 100 mg, por dia, podendo a dose ser aumentada de 25 a 50 mg por noite, até uma dose total de 150 mg de Amitriptilina por dia. Geralmente, deve ser administrada à noite. Em alguns casos em que seja necessário, esta dose pode ser aumentada até 200 a 300 mg por dia.
Adolescentes e Idosos: A dose recomendada varia geralmente entre 10 a 50 mg, por dia, administrados em doses fracionadas ou em dose única diária, de preferência à noite.
Crianças: Para o tratamento de casos de perda involuntária de urina durante o sono, a dose recomendada de Amitriptilina para crianças dos 6 aos 10 anos de idade é de 10 mg a 20 mg por dia, ao deitar. Para crianças a partir dos 11 anos de idade, a dose recomendada é de 25 a 50 mg por dia, ao deitar.
Como Devo Tomar Amitriptilina?
A forma de tomar a Amitriptilina é exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo que o recomendado.
Pode levar até 4 semanas antes que seus sintomas melhorem. Continue usando o medicamento conforme indicado e informe o seu médico se seus sintomas não melhorarem. Se você precisar de cirurgia, informe o cirurgião com antecedência de que está usando Amitriptilina.
Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo. Não pare de usar Amitriptilina repentinamente, ou você pode ter sintomas desagradáveis de abstinência. Pergunte ao seu médico como parar com segurança o uso do medicamento.
Quem Pode e não Pode Tomar Amitriptilina?
A Amitriptilina pode ser tomada pela maioria dos adultos. Também pode ser tomado por crianças de 2 a 17 anos para alguns tipos de dor nos nervos. Não é adequada para algumas pessoas. Verifique com seu médico antes de começar a tomar se você:
- Teve uma reação alérgica a medicação ou a qualquer outro medicamento no passado;
- Tem um problema cardíaco o remédio pode piorar alguns problemas cardíacos;
- Tem uma doença rara chamada porfiria;
- tem problemas de fígado ou rins;
- tiver epilepsia, pois , pode aumentar as convulsões;
- Alguma vez tomou algum medicamento para a depressão;
- Está tentando engravidar, já está grávida ou você está amamentando;
- Tem um problema chamado glaucoma que pode aumentar a pressão no seu olho;
- Tenha pensamentos sobre se machucar ou acabar com sua vida;
- Se você tem diabetes, a Amitriptilina pode alterar o seu nível de açúcar no sangue
Verifique o açúcar no sangue com mais frequência nas primeiras semanas de tratamento com Amitriptilina. Converse com seu médico para diabetes se a leitura for muito alta ou baixa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quanto Tempo Leva Para a Amitriptilina Fazer Efeito?
O tempo para a Amitriptilina fazer efeito não é muito. Você pode dormir melhor imediatamente. Mas geralmente leva uma semana ou mais para que a dor comece a desaparecer. Pode levar entre 4 e 6 semanas antes de você sentir todos os benefícios. Não pare de tomar após 1 a 2 semanas apenas porque sente que não está ajudando seus sintomas. Dê pelo menos 6 semanas para trabalhar.
Qual o Melhor Horário Para Tomar Amitriptilina?
O melhor horário para tomar Amitriptilina é a noite. É comum tomar Amitriptilina uma vez por dia antes de dormir, pois pode fazer você se sentir sonolento. Se você achar que ainda está sonolento pela manhã, tente tomá-lo mais cedo à noite.
Este medicamento geralmente não perturba sua barriga. Você pode tomá-lo com ou sem alimentos. Engula o comprimido com um copo de água se você o mastigar, o sabor é amargo.
O que Acontecerá Quando eu Parar de Tomá-lo?
Você pode obter efeitos colaterais extras se parar de tomar Amitriptilina, principalmente se parar de tomá-lo de repente. Esses efeitos colaterais são uma reação à saída do medicamento.
Os efeitos colaterais são geralmente inofensivos, mas desagradáveis. Para ajudar a evitá-los, o seu médico provavelmente recomendará a redução gradual da sua dose por várias semanas.
Importante: Não pare de tomar Amitriptilina repentinamente ou sem falar com seu médico.
Contraindicação da Amitriptilina:
A Amitriptilina é contraindicada para pacientes que mostraram hipersensibilidade anterior à substância. Não deve ser ministrada simultaneamente com um inibidor da monoaminoxidase, haja vista que têm ocorrido crises hiperpiréticas.
Convulsões graves e mortes em pacientes que receberam antidepressivos tricíclicos e medicamentos inibidores da monoaminoxidase concomitantemente.
Quando se deseja substituir um inibidor da monoaminoxidase (IMAO) pela Amitriptilina, deve-se esperar um mínimo de quatorze dias depois do IMAO ter sido interrompido. Deve ser iniciada cautelosamente e a posologia aumentada gradativamente até ser obtida uma resposta ideal.
A Amitriptilina é contraindicada para pacientes que recebem cisaprida por causa da possibilidade de reações adversas cardíacas, inclusive prolongação do intervalo QT, arritmias cardíacas e distúrbios do sistema de condução.
Não é recomendado para uso durante a fase de recuperação aguda após infarto do miocárdio. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. A Amitriptilina contém lactose.
Qual o Efeito Colateral da Amitriptilina?:
O efeito colateral da Amitriptilina é gradativo e bastante forte, por isso é necessário tomar a Amitriptilina conforme indicação médica, nunca tome mais ou menos do que o recomendado pelo seu médico. Siga corretamente as instruções, assim menores são as chances de sofrer com alguma consequência.
Infelizmente são vários os efeitos colaterais da Amitriptilina. Alguns são mais comuns como ganho de peso, perda de apetite sexual, queda de cabelo, olhos e boca seca, intestino preso, alterações do eletrocardiograma, arritmias cardíacas, entre outros. Realmente são muitos os efeitos colaterais da Amitriptilina e você pode se assustar.
Mas, se já faz um acompanhamento médico e ele já conhece seu histórico de saúde, não se preocupe se ele indicar. Existem também alguns efeitos colaterais secundários da Amitriptilina, nesse caso você precisa ficar atento e informar seu médico assim que acontecer como:
- Dormência ou fraqueza repentina;
- Dor de cabeça súbita;
- Problema de visão fala;
- Confusão;
- Desequilíbrio;
- Sensação de que você vai desmaiar;
- Alucinações;
- Movimentos musculares inquietos.
Esses efeitos colaterais podem assustar bastante, se está tomando ou vai começar a tomar a Amitriptilina é bom ficar de olho, pois qualquer coisa pode ser indício da necessidade de parar com o tratamento.
Obs: Qualquer medicamento se for ingerido em grandes doses pode causar problemas no organismo humano. Por isso, assim que você perceber que ingeriu a Amitriptilina de forma excessiva se encaminhe para um centro médico com urgência.
Precauções:
Alguma precauções antes de tomar a Amitriptilina é informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela. Ou a outros antidepressivos tricíclicos (como a nortriptilina) ou se você tem outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu historico médico, especialmente de: problemas de sangramento, problemas respiratórios, problemas de fígado, recente ataque cardíaco, problemas para urinar (como devido ao aumento da próstata), tireóide hiperativa (hipertireoidismo).
Pessoal ou familiar história de glaucoma (tipo de ângulo fechado), história pessoal ou familiar de condições mentais/de humor (como transtorno bipolar, psicose), história familiar de suicídio, convulsões, condições que podem aumentar o risco de convulsões (como outras doenças cerebrais, abstinência alcoólica).
A Amitriptilina pode causar uma condição que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos/irregulares graves (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves, desmaios) que precisam de atenção médica imediatamente.
Antes de usar Amitriptilina, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que você toma e se você tiver qualquer uma das seguintes condições: certos coração problemas (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento, prolongamento do intervalo QT no ECG), história familiar de certos problemas cardíacos.