Amoxicilina Bula, para que serve e como tomar e efeitos colaterais do uso do medicamento. Além disso, A amoxicilina nada mais é do que antibiótico pertencente à família das penicilinas e frequentemente recomendado pelos médicos para infecções.
Não complicadas na garganta, vias respiratórias e também contra algumas bactérias.
A Amoxicilina somente é vendida com receita médica, sendo sua principal posologia a caixa de 500 mg, com administração de 01 comprimido duas vezes ao dia.
Primeiramente você precisa saber que os antibióticos pertencentes à família da penicilina possuem um anel chamado beta-lactânico. Além disso, contudo alguns tipos de bactérias conseguem destruir esse anel com uma enzima chamada beta-lactamase, neutralizando os efeitos do medicamento.
Para que serve:
A Amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as bactérias Estreptococos, Enterococcus, Haemophilus, Helicobacter, Moraxella, gonorreae, Salmonela, Shigella e E. coli. Todavia, muitas destas bactérias já desenvolveram capacidade de produzir beta-lactamase.
Além disso, o que torna a Amoxicilina pura insuficiente para o seu tratamento. Em geral, a prescrição deste antibiótico sem ácido clavulânico só deve ser feita se o médico conhecer o perfil de sensibilidade das bactérias em sua comunidade.
- Habitualmente, a prescrição de Amoxicilina sem clavulanato pode ser feita nas seguintes doenças:
- Gastrite por Helicobacter pylori;
- Faringites em pacientes que não costumam ter faringites de repetição;
- Sinusite em pacientes que não costumam ter sinusites de repetição;
- Otite média;
- Profilaxia da endocardite em pré-operatórios;
- Cistite;
- Clamídia na gravidez.
Já a prescrição da Amoxicilina com ácido clavulânico pode ser utilizada em todas as situações acima, principalmente nos casos de faringite, sinusite ou otite, onde a ocorrência de resistência à Amoxicilina pura é elevada em algumas comunidades.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além Desses Casos, a Formulação com Clavulanato Deve ser Usada Preferencialmente nas Seguintes Situações:
- Pneumonia;
- infecções da pele por mordidas humanas ou de animais;
- Erisipela ou celulite;
- Diverticulite;
- Pielonefrite;
- Pé diabético.
Como tomar:
A dose de Amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são:
Adultos e Idosos: tomar uma dose de 250 mg, 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica esta dose pode ser aumentada para 500 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
Crianças Até Aos 10 Anos: metade da dose para um adulto ou de acordo com as indicações dadas pelo pediatra.
Os antibióticos apenas deve ser tomado sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem eliminar também bactérias benéficas para o organismo. Saiba mais sobre o que são e como tomar os antibióticos.
Quem não Deve Tomar: Este antibiótico está contraindicado para pacientes com histórico de alergia a antibióticos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas e para pacientes com alergia à Amoxicilina ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins ou se estiver em tratamento com outros medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento.
Efeitos Colaterais:
Apesar da Amoxicilina ser um antibiótico muito potente, a Amoxicilina não possui uma incidência muito grande de efeitos colaterais nos pacientes que fazem uso do medicamento. Segundo a Anvisa, somente 3% dos pacientes apresentaram alguns sintomas relacionados ao uso do medicamento, um índice muito mais baixo do que o comum em comparação com outros remédios.
Quando aparecem, os efeitos colaterais são náuseas, cólicas, irritações na pele como urticária, diarreia e candidíase em mulheres.