Anemia Aplástica – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Anemia Aplástica é um tipo de doença auto imune e idiopática, ou seja, sem causa definida onde a medula óssea deixa de produzir a quantidade adequada de sangue.
A Anemia Aplástica é uma síndrome de insuficiência da medula óssea caracterizada por pancitopenia periférica e hipoplasia da medula (veja a imagem abaixo). Embora a anemia seja geralmente normocítica, a macrocitose leve também pode ser observada em associação com o estresse eritropoiese e níveis elevados de hemoglobina fetal.
Causas da Anemia Aplástica: A Anemia Aplástica é um problema com as células da medula óssea chamadas células estaminais. As células-tronco são as “células-mãe” básicas que se desenvolvem nos três tipos de células sanguíneas.
Na Anemia Aplástica, algo destrói as células-tronco ou modifica drasticamente o ambiente da medula óssea para que as células-tronco não possam desenvolver-se adequadamente. Vários fatores podem causar a Anemia Aplástica, incluindo:
- Exposição à radiação (doença de radiação);
- Quimioterapia;
- Toxinas ambientais (inseticidas, benzeno, mostarda de nitrogênio);
- Muitos medicamentos diferentes, incluindo cloranfenicol (Chloromycetin), fenilbutazona (Butazolidin), sulfonamidas (Gantanol e outros), anticonvulsivantes, cimetidina (Tagamet) e outros;
- Certas infecções virais, incluindo hepatite B viral, parvovírus B19, HIV e mononucleose infecciosa (infecção viral de Epstein-Barr).
Sintomas da Anemia Aplástica: Os principais sintomas da Anemia Aplástica são náuseas e erupções cutâneas. A Anemia Aplástica também pode causar sintomas relacionados à baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia), baixa contagem de glóbulos brancos (neutropenia) ou baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia).
Estes sintomas podem ser graves desde o início, ou gradualmente pioram ao longo do tempo. A fadiga é o sintoma mais comum de anemia. Outros sintomas incluem:
- Falta de ar e dor no peito;
- Tonturas, principalmente depois de se levantar de uma posição sentada ou deitada;
- Dores de cabeça;
- Pele pálida;
- Sensação de frio nas mãos e nos pés;
- Fraqueza;
- Freqüência cardíaca rápida.
Ao longo do tempo, problemas cardíacos graves podem se desenvolver, como arritmia (batimento cardíaco irregular), angina, coração aumentado e insuficiência cardíaca.
Diagnósticos da Anemia Aplástica: Testes de sangue podem detectar baixa contagem de células sanguíneas e a possibilidade de Anemia Aplástica, mas essas ferramentas não podem diagnosticar o distúrbio.
O diagnóstico geralmente requer uma biópsia da medula óssea na qual uma agulha especial remove um pequeno pedaço de medula óssea e osso, juntamente com o sangue, para exame sob microscópio.
Tratamentos Para Anemia Aplástica: O tratamento da Anemia Aplástica somente é necessária em casos graves de Anemia Aplástica que estão piorando ou causando sintomas que ameaçam a vida. Existem algumas opções de tratamento, incluindo:
- Medicamentos que estimulam a medula óssea, reprimem o sistema imunológico ou evitam e tratam infecções;
- Transfusões de sangue para restaurar a contagem de células sanguíneas para níveis normais;
- Transplantes de células-tronco e medula óssea.