Anemia Falciforme – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, a Anemia Falciforme é uma doença genética dos glóbulos vermelhos. Normalmente, as hemácias são moldadas como discos, o que lhes dá flexibilidade para percorrer os menores vasos sanguíneos. No entanto, com esta doença, os glóbulos vermelhos têm uma forma crescente que se assemelha a uma foice. Isso os torna pegajosos e rígidos e propensos a ficar presos em pequenos vasos, o que impede o sangue de chegar a diferentes partes do corpo. Isso pode causar dor e danos nos tecidos.
A Anemia Falciforme uma condição autossômica recessiva. Você precisa de duas cópias do gene para ter a doença. Se você tem apenas uma cópia do gene, você é dito ter um traço falciforme.
Causas da Anemia Falciforme: A Anemia Falciforme é uma doença herdada que dura a vida toda. Pessoas com Anemia Falciforme herdam duas cópias do gene da doença uma do pai e outra da mãe. O gene da Anemia Falciforme faz o corpo fabricar hemoglobina anormal. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro, que dá ao sangue sua cor vermelha e carrega oxigênio dos pulmões para o resto do organismo.
Na Anemia Falciforme as hemoglobinas se aglutinam ao transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Esses blocos de hemoglobinas fazem as células vermelhas ficarem com forma de foice. Então, as células vermelhas com formato de foice tendem a se juntarem nos vasos sanguíneos.
Sintomas da Anemia Falciforme: Os sintomas da Anemia Falciforme geralmente aparecem em uma idade jovem. Eles podem aparecer em bebês com apenas 4 meses de idade, mas geralmente ocorrem ao redor da marca de 6 meses.
- Embora existam vários tipos de sintomas de Anemia Falciforme, esses incluem:
- Cansaço excessivo ou irritabilidade, da Anemia;
- Icterícia, que é amarelamento dos olhos e da pele;
- Inchaço e dor nas mãos e nos pés;
- Infecções frequentes;
- Dor no peito, costas, braços ou pernas.
Fatores de Risco da Anemia Falciforme: As crianças estão apenas em risco de doença falciforme se ambos os pais carregam a característica falciforme. Um exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina também pode determinar qual tipo você pode transportar.
As pessoas de regiões com malária endêmica são mais propensas a ser transportadoras. Isso inclui pessoas da:
- África
- Índia
- Mediterrâneo
- Arábia Saudita
Diagnósticos da anemia Falciforme: Todos os recém-nascidos nos Estados Unidos são examinados como modo de prevenção da Anemia Falciforme. O teste de pré-natal procura o gene da célula falciforme no seu líquido amniótico.
Em crianças e adultos, um ou mais dos seguintes procedimentos também podem ser usados para diagnosticar a doença falciforme.
Histórico Detalhado do Paciente: Esta condição geralmente aparece como dor aguda nas mãos e nos pés. Os pacientes também podem ter:
- Dor intensa nos ossos;
- Anemia;
- Aumento doloroso do baço;
- Problemas de crescimento;
- Infecções respiratórias;
- Úlceras das pernas;
- Problemas cardíacos.
Seu médico pode querer testá-lo por Anemia Falciforme se você tiver algum dos sintomas mencionados acima.
Exames de Sangue: Vários testes de sangue podem ser usados para diagnosticar a Anemia Falciforme:
- A contagem de sangue pode revelar um nível de Hb anormal no intervalo de 6 a 8 gramas por decilitrador.
- Os filmes de sangue podem mostrar RBCs que aparecem como células contraídas de forma irregular.
- Os testes de solubilidade da foice procuram a presença de Hb S.
Eletroforese: A eletroforese de Hb é sempre necessária para confirmar o diagnóstico da Anemia Falciforme. Ele mede os diferentes tipos de hemoglobina no sangue.
Tratamentos da Anemia Falciforme: Vários tratamentos diferentes estão disponíveis para tratamento da Anemia Falciforme:
- A reidratação com líquidos intravenosos ajuda os glóbulos vermelhos a retornar ao estado normal. As células vermelhas do sangue são mais propensas a deformar e assumir a forma da foice se você estiver desidratando.
- O tratamento de infecções subjacentes ou associadas é uma parte importante da gestão da crise, pois o estresse de uma infecção pode resultar em uma crise de células falciformes. Uma infecção também pode resultar como uma complicação de uma crise.
- As transfusões de sangue melhoram o transporte de oxigênio e nutrientes, conforme necessário. As células vermelhas embaladas são removidas do sangue doado e administradas aos pacientes.
- O oxigênio suplementar é administrado através de uma máscara. Facilita a respiração e melhora os níveis de oxigênio no sangue.
- A medicação contra dor é usada para aliviar a dor durante uma crise falciforme. Você pode precisar de medicamentos sem receita médica ou medicamentos para dor de prescrição forte como a morfina.
- Hydroxyurea (Droxia, Hydrea) ajuda a aumentar a produção de hemoglobina fetal. Pode reduzir o número de transfusões de sangue.
- As imunizações podem ajudar a prevenir infecções. Os pacientes tendem a ter menor imunidade.
O transplante de medula óssea tem sido usado para tratar Anemia Falciforme. Crianças com menos de 16 anos de idade que têm complicações graves e têm um doador correspondente são os melhores candidatos.