Anemia na Gravidez – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem ficar atentos. Alem disso, quando você está grávida, você pode desenvolver anemia. Quando você tem anemia, seu sangue não possui sangue vermelho suficiente para transportar oxigênio para seus tecidos e para o seu bebê. Durante a gravidez, seu corpo produz mais sangue para sustentar o crescimento de seu bebê.
Se você não está recebendo ferro suficiente ou certos outros nutrientes , seu corpo pode não ser capaz de produzir a quantidade de glóbulos vermelhos que precisa para fazer esse sangue adicional.
É normal ter anemia leve quando está grávida. Mas você pode ter uma anemia mais grave a partir de níveis baixos de ferro ou vitamina ou por outros motivos.
A anemia na gravidez deve ser tratada com a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes, bife de fígado e vegetais verde escuros, além de medicamentos com suplementação de ferro.
A anemia na gravidez é uma condição normal, especialmente entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, pois há uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue e um aumento das necessidades de ferro.
Essa doença é diagnosticada através de exame de sangue, e quando grave pode trazer riscos para a mãe e para o bebê, como fraqueza, atraso no crescimento e parto prematuro.
Sintomas da Anemia na Gravidez: Os sintomas da anemia na gravidez podem ser confundidos com os sintomas da própria gravidez, pois geralmente são:
- Cansaço;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Dor nas pernas;
- Falta de apetite;
- Pele pálida;
- Olhos descorados;
Outros sintomas como queda de cabelo também podem aparecer, mas são mais comuns nos casos de anemia grave.
Anemia Ferropriva na Gravidez: De todos os tipos de anemia, a anemia ferropriva é a mais comum durante gravidez e é causada por uma deficiência de ferro, que por sua vez causa uma produção insuficiente de hemoglobina.
Este tipo de anemia é motivada pelo aumento da produção de glóbulos vermelhos, necessário para sustentar o crescimento dos tecidos do feto e da placenta. Se não houver uma suplementação de ferro durante a gravidez, o corpo não conseguirá produzir hemoglobina em quantidade suficiente, resultando num défice de oxigênio nos tecidos, o que poderá provocar problemas de crescimento do feto.
No entanto, este tipo de anemia é facilmente tratável com a prescrição de suplementos de ferro que permitirão restabelecer a produção de hemoglobina, normalizando os níveis de glóbulos vermelhos necessários ao crescimento do bebê.
Anemia Perniciosa: A anemia perniciosa é menos comum do que a anemia ferropriva, e ocorre devido a um défice de de vitamina B12, uma vez que esta vitamina desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos.
Além de causar este tipo de anemia, o défice de vitamina B12 tem outras consequências negativas, como o aumento do risco de malformações congênitas, nomeadamente defeitos no tubo neural, ou ainda parto prematuro.
Anemia Megaloblástica: Tal como a anemia perniciosa, a anemia megaloblástica é menos comum do que a anemia ferropriva, tendo sua origem na carência de ácido fólico (vitamina B9), que provoca uma menor produção de células sanguíneas, resultando numa menor oxigenação dos tecidos e restrição do crescimento do feto.
Ingestão de Quais Alimentos: Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre e couve. Para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, deve-se tomar o suco ou comer uma fruta cítrica junto à refeição, como laranja, limão, abacaxi ou tangerina.
Tratar a Anemia na Gravidez: A anemia é tratada através de suplementação dos nutrientes em falta. No caso da anemia ferropriva, será receitado um suplemento de ferro, enquanto que na anemia perniciosa e megaloblástica serão receitados respectivamente suplementos de vitamina B12 e de ácido fólico.
Para controlar a eficácia dos suplementos, o seu médico irá também prescrever novas análises de sangue de forma a determinar se os valores de hemoglobina e glóbulos vermelhos voltaram ao normal.
O seu médico poderá ainda recomendar mudanças na dieta para melhorar os níveis de ferro e outros nutrientes.