Anemia Perniciosa – O que é, Sintomas e Tratamentos desta enfermidade. Além disso, a Anemia Perniciosa é uma doença que leva a uma redução dos glóbulos vermelhos normais. A Anemia Perniciosa é uma das anemias de deficiência de vitamina B-12.
É causada por uma incapacidade de absorver a vitamina B-12 necessária para o seu corpo para produzir células sanguíneas vermelhas suficientes. A Anemia Perniciosa é uma condição rara, com prevalência de 0,1% na população em geral e de 1,9% em pessoas com mais de 60 anos, de acordo com o Journal of Blood Medicine.
Este tipo de anemia é chamado de “perniciosa” porque já foi considerada uma doença mortal. Isto foi devido à falta de tratamento disponível. Hoje, porém, a doença é relativamente fácil de tratar com injeções de B-12 ou suplementos. No entanto, se não for tratada, a deficiência de vitamina B-12 pode levar a complicações graves.
A Anemia Perniciosa ocorre quando seu corpo não consegue absorver suficiente vitamina B-12, que é necessária para fazer glóbulos vermelhos saudáveis. A Anemia Perniciosa é uma condição auto-imune. Possíveis complicações da Anemia Perniciosa incluem problemas cardíacos, anemia crônica, câncer de estômago e danos cerebrais e nervosos.
Sintomas da Anemia Perniciosa: A progressão da Anemia Perniciosa é lenta. Pode ser difícil reconhecer os sintomas porque você pode ter se acostumado a não se sentir bem.
Os Sintomas Comumente Negligenciados Incluem:
- Fraqueza
- Dores de cabeça
- Dor no peito
- Perda de peso
Em casos raros de Anemia Perniciosa, as pessoas podem ter sintomas neurológicos. Estes podem incluir:
- Marcha instável
- Espasticidade, que é rigidez e aperto nos músculos
- Neuropatia periférica , que é entorpecimento nos braços e pernas
- Lesões progressivas da medula espinhal
- Perda de memória
Outros sintomas de uma deficiência de B-12, que podem se sobrepor a Anemia Perniciosa, incluem:
- Náusea e vomito
- Confusão
- Depressão
- Prisão de ventre
- Perda de apetite
- Azia
Causas da Anemia Perniciosa: A Anemia Perniciosa é causada pela ausência do fator intrínseco (uma proteína especial) necessário na absorção de vitamina B12 pelo trato gastrointestinal. Essa deficiência pode ser motivada por inúmeras causas distintas, como:
- Defeito na absorção pelo trato gastrointestinal, causado por gastrite atópica enfraquecimento do revestimento interno do estômago;
- Fatores hereditários e histórico familiar para Anemia Perniciosa;
- Doença celíaca;
- Acidúria metilmalônica, uma doença hereditária que atinge o metabolismo e que provoca o acúmulo de ácidos no organismo;
- Homocistinúria, um distúrbio genético que afeta os olhos, a coagulação sanguínea e até mesmo os ossos;
- Cirurgia bariátrica;
- Tratamento da tuberculose com base no ácido para-aminosalicílico;
- Má nutrição na infância.
Além disso, mulheres grávidas que não se alimentarem corretamente durante os meses de gestação podem dar à luz a filhos com Anemia Perniciosa congênita. Os bebês com este tipo de Anemia Perniciosa não produzem o fator intrínseco ou, então, não são capazes de absorver a vitamina B12 corretamente.
Há a suspeita, ainda, de que a ausência do fator intrínseco possa estar relacionada a uma doença autoimune, na qual os anticorpos que deveriam proteger nosso corpo de agentes invasores acabam por destruindo células e tecidos saudáveis do organismo por engano.
Fatores de Risco da Anemia Perniciosa: Alguns indivíduos são mais propensos do que outros a desenvolver Anemia Perniciosa. Os fatores de risco incluem:
- Ter um histórico familiar da doença;
- Ser de ascendência do norte europeu ou escandinavo;
- Ter diabetes tipo 1, uma condição auto-imune ou certas doenças intestinais, como a doença de Crohn;
- Ter removido parte do estômago ou intestino;
- Ter 60 anos ou mais;
- Ser estritamente vegetariano e não toma um suplemento B-12.
Seu risco de desenvolver Anemia Perniciosa também aumenta à medida que envelhece.
Diagnósticos da Anemia Perniciosa: O diagnóstico para Anemia Perniciosa é feito, basicamente, por meio da endoscopia digestiva, procedimento muito usado para investigar problemas no esôfago, estômago e intestinos. Na endoscopia digestiva, alguns tubos flexíveis, chamados de endoscópios, são introduzidos pela cavidade oral (endoscopia digestiva alta) ou anal (colonoscopia).
O teste de Schilling, realizado como um diferencial do diagnóstico da anemia megaloblástica, e um hemograma também são exames muito usados para diagnosticar Anemia Perniciosa.
Tratamentos da Anemia Perniciosa: O tratamento para a Anemia Perniciosa é um processo de duas partes. O seu médico tratará qualquer deficiência existente de vitamina B-12 e verificará a deficiência de ferro.
O Tratamento Começa Com:
- Injeções de vitamina B-12 que diminuem lentamente ao longo do tempo;
- Completar contagens de sangue para medir a vitamina B-12 e os níveis de ferro no soro sanguíneo;
- Exames de sangue para monitorar tratamentos de substituição.
As injeções de vitamina B-12 podem ser administradas diariamente ou semanalmente até que os níveis de B-12 voltem ao normal (ou próximo ao normal). Durante as primeiras semanas de tratamento, seu médico pode recomendar a limitação da atividade física. Depois que seus níveis de vitamina B-12 estiverem normais, você só precisa tomar a vacina uma vez por mês. Você pode administrar as vacinas sozinho ou ter alguém que os entregue em casa para salvar suas viagens ao médico.
Depois que seus níveis de B-12 estiverem normais, seu médico pode recomendar que você tome doses regulares de suplementos de B-12 em vez da injeção. Estes vêm em pílulas, géis nasais e sprays.