O que é Anencefalia, causas, diagnostico, prevenção e tratamentos desta condição que aumenta como passar dos anos. Além disso, a Anencefalia é a falta do cérebro ou de parte dele no bebê.
A Anencefalia é uma importante alteração genética, que ocorre no primeiro mês de gestação, havendo falha no fechamento do tubo neural que dá origem a estruturas importantes do sistema nervoso central, como o cérebro, meninges e a calota craniana.
Como consequência da Anencefalia o feto não os desenvolve.
O bebê portador de Anencefalia morre logo após seu nascimento ou algumas horas depois, e caso os pais queiram, eles poderão optar pelo aborto, se tiverem uma autorização do supremo tribunal de justiça.
O uso do ácido fólico na gravidez é de suma importância para evitar a Anencefalia.
Como a Anencefalia é uma alteração que ocorre no primeiro mês de gestação, quando a maior parte das mulheres ainda não sabem que estão grávidas, deve-se iniciar esta suplementação a partir do momento em que a mulher deixa de utilizar métodos contraceptivos, no mínimo 3 meses antes de engravidar.
Causas da Anencefalia
Existem diversas causas para a Anencefalia, porém a mais comum é a falta de ácido fólico antes e durante os primeiros meses de gravidez, embora os fatores genéticos e ambientais também possam ser os causadores da Anencefalia. Porém, Algumas causas menos comuns são:
- Uso de medicamentos inadequados durante o primeiro mês de gestação;
- Infecções;
- Radiação;
- Intoxicação por substâncias químicas, como o chumbo, por exemplo;
- Uso de drogas ilícitas;
- Alterações genéticas.
Tratamento da Anencefalia:
Infelizmente não existe cura ou tratamento para a Anencefalia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O diagnóstico da Anencefalia é muito grave e traumático para os pais. Pode-se apenas oferecer a estes fetos um suporte ventilatório, não se podendo humanamente fazer nada além.
O que se pode esperar (prognóstico médico) para os pacientes da Anencefalia é somente a morte.
A grande maioria dos fetos não sobrevive ao nascimento e quando sobrevive morre em poucas horas ou dias de parada cardiorrespiratória.
Como Diagnosticar a Anencefalia:
A Anencefalia pode ser diagnosticada durante o pré-natal por meio do exame de ultrassom, ou através da dosagem de alfa-feto proteína no soro materno ou no líquido amniótico após as 13 semanas de gestação.
Prevenção da Anencefalia:
A prevenção da Anencefalia se dá pela suplementação com ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e nos primeiros três meses de gestação. O suplemento é ingerido em forma de pílulas e complexos vitamínicos específicos para gestantes.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural.
O Aborto é Permitido em Caso de Anencefalia:
O Supremo Tribunal Federal brasileiro, ainda aprovou no dia 12 de Abril de 2012 o aborto em caso de Anencefalia , com critérios muito específicos, determinados pelo Conselho Federal de Medicina.
Por isso, caso os pais queiram antecipar o parto será necessário uma ultrassonografia detalhada do feto a partir da 12º semana com 3 fotos do feto detalhando o crânio e assinado por dois médicos diferentes.
Já não é preciso a partir da data de aprovação da descriminalização do aborto do anencéfalo uma autorização judicial para realizar o aborto, como já aconteceu em casos anteriores.
Em casos de Anencefalia , o bebê ao nascer não irá ver, ouvir ou sentir nada e que a probabilidade dele morrer logo após o seu nascimento é muito grande. Contudo, se ele sobreviver por algumas horas após o nascimento ele poderá ser um doador de órgãos, se os pais manifestarem este interesse durante a gravidez.