O anticoncepcional injetável libera o hormônio progestagênio em sua corrente sanguínea para prevenir a gravidez. A injeção contraceptiva é um método que ajuda a prevenir uma gravidez indesejada, embora tenha uma desvantagem: ela tende a ganhar peso para algumas mulheres, claro que nem todas as mulheres têm o mesmo organismo, ou seja, algumas mulheres não apresentam nenhuma reação secundária.
O que é anticoncepcional injetável?
O anticoncepcional injetável é um composto de hormônios que funciona exatamente como os anticoncepcionais vias orais, inibindo a sua ovulação. Há 2 formas corretas de usar. A primeira é recebendo uma injeção todo mês, a outra é receber a cada 3 meses. Este tem sido um grande chama para as mulheres, já que com a injeção não há risco de se esquecer de tomar o hormônio, o que compromete a eficácia do tratamento.
Além da eficácia, é sabido que este tipo de anticoncepcional diminui bem mais os sintomas da TPM, incluindo as temidas cólicas menstruais, se comparado com o anticoncepcional oral. O anticoncepcional injetável também ajuda a prevenir uma série de doenças, como miomas, cânceres (do endométrio, de ovários), cistos, doenças mamárias etc. Uma outra vantagem pouco conhecida deste anticoncepcional é que ele ajuda no tratamento da anemia, já que estimula a formação de glóbulos vermelhos.
Como é usado anticoncepcional injetável?
O anticoncepcional injetável consiste em aplicar o conteúdo de um frasco via intramuscular. A primeira dose deve ser administrada entre o primeiro e o sétimo dia do ciclo. A primeira dose também pode ser iniciada sem a menstruação , se você tiver certeza de que a mulher não está grávida, e deve usar proteção contraceptiva adicional durante os primeiros 7 dias de uso do método.
As próximas doses devem ser aplicadas a cada 30 dias (com uma margem de 7 dias antes ou depois da data agendada). É importante lembrar que a data das seguintes injeções deve ser baseada na data da primeira e não nas datas de sangramento uterino, já que a maioria dos usuários desses tem sangramento por volta de 15 dias após a administração da droga. injetável.
Para quem não é indicada:
O anticoncepcional injetável mensal não é indicada para mulher que ainda amamenta com menos de 6 semanas de vida. Em caso de doença hepática grave, se tem diabetes há mais de 20 anos, se fumar mais de 15 cigarros por dia, infarto do miocárdio, doença cardíaca devido a artérias bloqueadas ou estreitas, ou derrame; se tem ou teve câncer de mama, e se possui enxaqueca com aura.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Anticoncepcional injetável engorda?
O uso de anticoncepcional injetável pode levar ao ganho de peso. Um dos efeitos colaterais relatado pelas mulheres que usam anticoncepcional injetável é o ganho de peso. Isso se deve principalmente pelo acúmulo de líquido provocado pelo hormônio do anticoncepcional. A média do ganho de peso pode ser em torno de 2 a 4 kg a depender da mulher, da atividade física praticada e da alimentação.
Vantagens:
Este método anticoncepcional injetável é muito eficaz e seguro, segundo os médicos, ele reduz as dores provocadas pela menstruação , além de evitar cólicas, regular o ciclo menstrual, não provoca enjoos e nem dores de cabeça, reduz a probabilidade de uma mulher desenvolver miomas e reduz as chances de anemia.
Desvantagens:
É um método anticoncepcional que não protege das doenças sexualmente transmissíveis . Nos primeiros meses de uso costuma provocar irregularidades menstruais. O anticoncepcional injetável faz com que o organismo retenha líquido, o que pode provocar o aumento de peso e aumenta o apetite.
Como tomar?
O anticoncepcional injetável é em doses, sendo que a primeira vez que você irá injetar é indicado que seja o primeiro dia da sua menstruação , para que ele possua mais eficiência. Além disso, ele pode ser injetado em outros dias alternados, porém é melhor no primeiro dia da menstruação por que com a chegada desta é certo que você não está em uma gestação e poderá fazer uso dessa injeção sem nenhum prejuízo.
A mulher deverá ficar atenta a data que tomou, pois deverá injeta-lo novamente no prazo correto. Não há problemas em tomar esse anticoncepcional antes da data correta, porém se ela tomar depois poderá sim correr riscos de engravidar.
É seguro?
Embora a diferença de eficiência entre o anticoncepcional injetável e o oral seja pequena, ele é mais eficiente que o oral e por isso é seguro, além do mais esse ele também é mais difícil de ser tomado de maneira inadequada.
Efeitos colaterais:
Os efeitos mais frequentes durante o uso de anticoncepcional injetável são: irregularidade menstrual (sangramento ou gotejamento entre menstruações, menstruação intensa ou amenorréia), alterações de peso, cefaleia.