A apraxia de fala é uma condição que uma pessoa sabe o que gostaria de dizer, mas tem dificuldade em fazer com que seus lábios, mandíbula ou língua se movam. Principalmente de maneira apropriada para dizê-la.
O que é a apraxia de fala?
É um distúrbio de fala em que alguém tem dificuldade em falar. Para falar, seu cérebro precisa mandar uma mensagem para sua boca. AOS afeta os caminhos do cérebro que estão envolvidos no planejamento e coordenação dos movimentos da água que são necessários para a fala. Por causa disso, as mensagens do cérebro não chegam à boca corretamente.
Tipos de apraxia do discurso:
Existem dois tipos principais de Apraxia da Fala e pele.
Infância AOS:
Presente desde o nascimento, esse tipo de AOS é diagnosticado durante a infância. A genética pode desempenhar um papel no distúrbio e parece afetar mais os meninos do que as meninas.
AOS Adquirido:
Este tipo de AOS pode afetar qualquer pessoa, mas ocorre mais comumente em adultos. É causada por danos no cérebro por algo como um acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática ou um tumor cerebral.
Sintomas da apraxia da fala:
É importante lembrar que o AOS é uma condição complexa e a gravidade e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Em algumas pessoas, pode ser muito leve, com a pessoa apenas tendo dificuldades com alguns sons ou palavras. Em casos mais graves, alguém pode ter grande dificuldade em falar. Além disso, algumas pessoas podem ter poucos sintomas de AOS, enquanto outras podem ter muitos sintomas.
Sintomas na infância:
Estes são alguns sintomas da apraxia de fala na Infância:
- Atraso das primeiras palavras;
- Só é capaz de produzir alguns tipos diferentes de sons;
- Sílabas ou sons que não estão juntos na ordem certa;
- Dizendo a mesma palavra de maneiras diferentes;
- Pausas longas entre sons ou dificuldade de movimentação entre sons e sílabas;
- Problemas com palavras mais longas;
- Ter dificuldades em imitar o que outra pessoa está dizendo;
- Ter que mover os lábios, mandíbula ou língua várias vezes para fazer um som.
Sintomas quando adquirido:
Estes são alguns sintomas da apraxia de fala quando Adquirido:
- Uma taxa de fala mais lenta;
- Distorções de sons, que também podem incluir acréscimos ou substituições de som;
- Longas pausas entre sílabas;
- Colocando uma quantidade igual de estresse em todas as sílabas em uma palavra;
- Ter que mover os lábios, mandíbula ou língua algumas vezes antes de falar.
Causas da apraxia de fala:
Causas na infância:
Os pesquisadores não entendem completamente o que causa a apraxia da fala na infância. Eles acham que pode ser genético e pode estar relacionado ao desenvolvimento geral da linguagem ou a um problema com os sinais do cérebro para os músculos usados na fala.
Em alguns casos, a condição pode ocorrer como parte de um distúrbio maior e mais complexo, incluindo:
- Autismo;
- Epilepsia;
- Além disso, paralisia cerebral;
- Galactosemia;
- Além disso, um distúrbio neuromuscular.
Infância AOS pode ser executado em famílias. Muitas crianças diagnosticadas com a doença têm um membro da família com um distúrbio de comunicação ou deficiência de aprendizagem. Parece afetar os meninos com mais frequência que as meninas.
Causas quando adquirida:
O AOS adquirido pode afetar qualquer pessoa, mas ocorre mais comumente em adultos. Geralmente é causada por uma lesão que danifica as partes do cérebro responsáveis pelo planejamento e programação do movimento muscular necessário para a fala.
Aqui estão as causas mais comuns:
- Além disso, acidente vascular encefálico;
- Traumatismo cranioencefálico;
- Além disso, trauma tumoral ou cirúrgico;
- Doenças neurodegenerativas;
- Além disso, a condição pode se apresentar em conjunto com outras condições, como disartria e afasia.
Tratamento para apraxia de fala:
Uma criança com AOS infantil exigirá tratamento, pois a condição geralmente não melhora sozinha. No entanto, alguns casos de AOS adquiridos podem realmente melhorar por conta própria, o que é chamado de recuperação espontânea.
Para crianças e adultos, o tratamento para AOS envolve terapia de fala. Além disso, a abordagem específica é personalizada para o indivíduo e leva em conta a gravidade de sua condição e as dificuldades específicas que eles têm com a fala.
- Pedindo a mesma palavra ou frase para ser repetida várias vezes;
Além disso, praticando dizer sílabas específicas ou palavras para ajudá-lo a aprender a passar de um som para outro; - Tendo você observar atentamente como a boca do terapeuta se move quando eles dizem palavras ou frases;
- Além disso, usando dicas visuais, como praticar a fala na frente de um espelho, para lembrar-se de como mover a boca para dizer palavras ou frases específicas.
Sessões de fonoaudiologia para AOS são tipicamente um-em-um e ocorrem com freqüência. Além disso, a medida que a melhora ocorre, elas podem ocorrer com menos frequência. Além disso, a prática em casa com os membros da família também é incentivada.