A aroeira é uma das plantas que têm sido mais amplamente estudadas pela indústria farmacêutica por auxiliar no desenvolvimento de medicamentos.
A partir de substâncias extraídas de sua espécie. Além disso, o Brasil contém uma vasta quantidade de espécies vegetais em sua flora que possuem um incrível potencial econômico e que ainda servem de subsistência para inúmeras populações locais.
Muitas destas espécies são usadas pela indústria e algumas, inclusive, estão listadas por estarem ameaçadas de extinção.
O uso da planta com a finalidade medicinal é bastante normal no Brasil e esta prática é passada de geração para geração.
O que é a Aroeira?
A Aroeira é uma planta de pequeno a médio porte, que pode chegar a atingir entre 5 a 9 metros de altura e com tronco tipicamente reto, possuindo em volta de 50 a 80 cm de diâmetro.
As flores da Aroeira são numerosas e pequenas, possuindo coloração branco-esverdeada e branco-amarelada.
A planta pode crescer ao longo de todo o litoral do Brasil, crescendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul em regiões de cerrado e caatinga.
Ela também é popular como aroeira-mansa, aroeira-brasileira, pimenteira, fruto-de-sabiá, pimenta-rosa, entre muitos outros nomes.
A Aroeira é também bastante recomendada para ser usada em regiões de reflorestamento e também no paisagismo.
Na zona rural, a planta ainda é muito utilizada como fornecedora de madeira e na área urbana ela é muito usada para auxiliar na arborização de avenidas, praças e ruas, pois sua floração varia ao longo do ano, adaptando-se a todas as regiões.
Para Que Serve a Aroeira?
Dentre os principais benefícios do banho da planta, nós podemos citar o combate a males como leucorreia, problemas ginecológicos, sífilis, ínguas, feridas e inflamações.
Também se faz o banho com folhas da planta, com o intuito de proteção energética.
Esta prática está na ritualística das religiões afro-brasileiras, onde a planta é consagrada a Ogum, uma erva do elemento fogo.
O banho de descarrego com a planta pode ajudar os indivíduos com problemas de imunidade, evitando que ela seja prejudicada por problemas da rotina.
O uso do sabonete de Aroeira também pode ser utilizado quando o assunto é banho de Aroeira.
Ele é excelente para diversos problemas de pele, como cravos, espinhas, acnes, manchas, frieiras, rugas e pequenas escoriações.
O uso desse sabonete ainda é recomendado em casos de inflamações e psoríase.
Neste caso, o produto só não é recomendado para indivíduos com a pele sensível e, ainda, para uso durante o dia, já que o efeito dos raios solares sobre a pele com o sabonete pode causar manchas.
Por isso, opte sempre por tomar banho com o sabonete de planta apenas à noite.
Benefícios da Aroeira
Para Saúde do Coração:
A Aroeira podem ser consumida afim de melhora a saúde do coração. Pois, a Aroeira é rica em capsaicinoides, que ajuda a reduzir o colesterol no organismo.
Ele auxilia na quebra do colesterol e ajuda na elimina-los. Além disso, a Aroeira também ajuda no bloqueio da ação de um gene que pode dificultar o fluxo de sangue nas artérias.
Ele bloqueia a ciclooxigenase-2, que pode contrair os músculos ao redor dos vasos sanguíneos.
Para Combater a Bronquite:
Embora muitas pessoas desconheçam esta informação, as propriedades medicinais da Aroeira também são expectorantes, aliviando consideravelmente a tosse e até mesmo a bronquite.
Tratar Artrite:
As propriedades medicinais contidas na Aroeira também auxiliam no tratamento da gota, um tipo de artrite provocada pelo excesso de ácido úrico no organismo.
Circulação Sanguínea:
Acredita-se que a fruta da Aroeira possa colaborar com a melhoria da circulação sanguínea devido ao fato dela apresentar ação vasodilatadora.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Isso significa que a espécie atua no estímulo à circulação sanguínea, no favorecimento ao processo de irrigação dos tecidos e no relaxamento dos músculos lisos dos vasos sanguíneos, o que resulta na sua dilatação.
Cicatrização de Feridas:
O chá de Aroeira é tido como um poderoso regenerador de tecidos e combatente de bactérias, sendo por esta razão muito utilizado para acelerar a cicatrização de feridas.
Além disso, esta planta também auxilia no tratamento de queimaduras e demais lesões relacionadas à pele.
Combater Infecções:
Entre os benefícios da Aroeira, destaca-se o fato de ela atuar na prevenção e combate de infecções vaginais.
O motivo disso é que o chá da Aroeira fortalece as defesas imunológicas, fazendo com que o organismo naturalmente consiga agir na eliminação das bactérias causadoras da infecção.
Saúde da Pele:
Vitaminas na Aroeira tem mostrados um efeito antioxidante no tecido celular que pode melhorar a pele e envelhecimento.
Combater o Reumatismo:
Outro dos benefícios relacionados ao consumo da Aroeira está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.
Para Prevenir Sífilis:
Poucas pessoas sabem disso, mas a Aroeira é tido como um poderoso aliado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Sífilis.
Veja no vídeo abaixo outros Benefícios da Aroeira Para Saúde:
Usos culinários:
- As bagas de aroeira são usadas para fazer xaropes, vinagre e bebidas por causa do sabor picante.
- Pode ser adicionado aos vinhos e usado como pimenta .
- As sementes podem ser usadas como tempero, adicionando um gosto de pimenta aos alimentos.
- Em alguns países, bagas secas e moídas são usadas como substituto da pimenta ou adulterante da pimenta preta.
Onde comprar?
Para poder fazer o chá de aroeira, será possível encontrar a aroeira em forma de casca, folhas e até mesmo como uma cápsula. A planta medicinal pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, inclusive pela internet.
Como Consumir a Aroeira
A planta pode ser consumida como um chá. Além disso, ela também pode ser utilizada em banhos de assento. A parte consumida da Aroeira são suas folhas.
Como Fazer o Chá da Planta
Para fazer o chá da planta, você só precisa adicionar 100 gramas do pó das cascas da Aroeira em cerca de 1 litro de água fervida.
Em seguida, espere esfriar e beba de uma a três colheres durante o dia.
Você ainda pode fazer o chá com três pedaços da casca e colocar água por cerca de 15 minutos.
Depois deixe esfriar, coe e mantenha na geladeira para tomar o chá durante todo o dia.
Receitas chá de aroeira
1. Chá de aroeira:
INFUSÃO:
– Ferva um litro de água mineral
– Coloque 100 g de folhas de aroeira na água
– Deixe descansar por até 5 minutos
– Tome de 3 a 4 colheres de sopa por dia. Ele pode ser consumido gelado.
DECOCÇÃO:
- Ferver um litro de água.
- Acrescentar 3 ou 4 pedaços da casca de aroeira.
- Guarde na geladeira e depois de frio, consuma ao longo do dia.
BANHOS:
- Cozinhar um litro de água.
- Adicionar 25 g de cascas da planta.
- Com a mistura, tomar o banho mais quente que possa suportar, por 15 minutos.
2. Aroeira com cascas:
INGREDIENTES:
– 3 pedaços d casca de aroeira ou 100 gramas de pó da casca;
– 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Leve as cascas para ferver na água por 15 minutos, coe e beba morno.
- Ou se for usar o pó, basta ferver a água, adicionar o pó e deixar por poucos minutos. Sirva.
Malefícios da Aroeira
A planta pode ter efeito purgativo e também laxativo. Além disso, ela pode levar a reações alérgicas na pele ou mucosas.