Arroz preto é um grão que aumenta a ingestão de nutrientes e o alto teor de proteínas e antioxidantes fazem dele um grão poderoso. Além disso, branco, selvagem, longo e curto são atributos que você provavelmente já ouviu falar em relação ao arroz, mas você já ouviu falar de arroz roxo ou proibido?
São nomes diferentes para o que é mais comumente chamado arroz preto, um grão que ganhou popularidade entre uma grande variedade de cozinhas nos últimos anos. Mas por que escolher o arroz preto ao invés do arroz branco e marrom mais comum? Existem boas razões. Aqui está o que você precisa saber sobre este arroz e seus benefícios.
O que é arroz preto?
Este grão antigo obtém seu pigmento escuro de um composto chamado antocianinas e foi apelidado de arroz proibido porque era considerado tão único na China antiga que era reservado apenas ao Imperador.
Embora tenha permanecido popular em diferentes áreas da China, o uso desse arroz começou a se espalhar pelo mundo. Se usado para o apelo visual em um prato ou por seus benefícios nutritivos, as chances são de que você verá mais desse grão nos próximos anos.
Quais os seus benefícios para a saúde?
Além de fornecer cor, o composto de antocianinas também funciona como antioxidante e fornece muitos dos benefícios à saúde associados ao arroz preto. De fato, esse arroz foi documentado como tendo o maior teor de antioxidantes entre as variedades de arroz, vermelho e marrom.
Os antioxidantes ajudam a “reequilibrar” os radicais livres nocivos que podem danificar várias áreas diferentes do corpo. Portanto, os benefícios dos antioxidantes podem ser bastante abrangentes.
Muitos estudos foram conduzidos em relação a antioxidantes, incluindo antocianinas, e alguns dos benefícios observados incluem a participação na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e infecções microbianas.
Além das antocianinas, este arroz também é rico em flavonas e carotenoides. Os compostos flavonoides foram documentados para diminuir o risco de desenvolver e morrer de doenças cardiovasculares, enquanto os carotenoides têm efeitos benéficos na saúde ocular.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Embora muitos desses benefícios estejam implicados na prevenção de doenças, a composição de macronutrientes deste arroz fornece alguns benefícios próprios.
Comparado a outras formas de arroz, esse tem um maior teor de proteínas, o que pode ser especialmente benéfico para quem procura fontes de proteína à base de plantas. Além disso, este arroz também contém um pouco mais de ferro do que o arroz integral.
O arroz preto é mais saudável?
Existem muitas semelhanças entre o arroz preto e suas contrapartes mais comuns, o branco e o marrom. Todos eles compartilham um perfil nutricional muito semelhante: pouco mais de 350 calorias por porção de 100 gramas, conteúdo de carboidratos variando de 76 gramas a 83 gramas por porção e conteúdo de gordura muito baixo. Além disso, o arroz marrom e preto compartilham um teor de fibra semelhante de cerca de 2 gramas por porção.
Enquanto esses componentes estão no mesmo nível, o conteúdo de proteínas e micronutrientes do arroz preto se destaca acima do restante. Maximizar a densidade de nutrientes é uma prática de saúde da qual todos podem se beneficiar.
Isso significa escolher alimentos que embalam uma alta concentração de nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias. Enquanto o arroz branco e marrom pode ser usado como parte de uma dieta equilibrada, o arroz preto faz um trabalho muito melhor da densidade de nutrientes, fornecendo um espectro mais amplo de nutrientes.
Como é o sabor?
Na sua forma seca, tem uma coloração preta opaca e, uma vez cozido, assume uma tonalidade roxa. A textura do arroz preto foi descrita como esponjosa e pegajosa, embora mais densa e mais mastigável que o arroz branco.
O sabor é mais complexo e robusto, dando notas de feijão preto. Outro ponto positivo desse arroz é que leva menos tempo para cozinhar do que o arroz integral. Com um tempo de cozimento próximo de 30 a 35 minutos, comparado a 45 a 50 minutos para o arroz integral. Experimente em uma tigela de Buda, em um arroz frito ou em uma sopa.
Onde comprar?
Embora o arroz tenha mais benefícios à saúde do que o arroz branco e marrom, não é tão fácil de encontrar e é um pouco mais caro. Mercearias especializadas, mercados internacionais, lojas de alimentos naturais e a Amazônia são atualmente o lugar mais provável para encontrar este tipo de arroz.