Artrite Inflamatória – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Artrite Inflamatória é um grupo de doenças caracterizadas por inflamação das articulações e, muitas vezes, outros tecidos. Estes incluem artrite reumatoide, artrite psoriática , espondilite anquilosante , artrite idiopática juvenil e lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) entre outros.
Os sintomas da Artrite Inflamatória se desenvolvem ao longo do tempo, mas também podem aparecer de repente. A artrite é mais comum em adultos com mais de 65 anos, mas também pode desenvolver em crianças, adolescentes e adultos mais jovens. A artrite é mais comum nas mulheres do que nos homens e naqueles com excesso de peso.
Causas da Artrite Inflamatória: A maioria das causas da Artrite Inflamatória são doenças auto-imunes. Em doenças auto-imunes, o sistema imunológico se volta contra o corpo projetado para proteger por razões desconhecidas. A pesquisa sugere que, para muitas formas, a genética desempenha um papel importante, mas também mostra que os genes sozinhos não determinam quem recebe as doenças e que outros fatores desempenham um papel.
Esses fatores são provavelmente diferentes para diferentes doenças, mas podem incluir agentes infecciosos, estresse, fumaça de cigarro e hormônios.
Sintomas da Artrite Inflamatória: A Artrite Inflamatória pode causar sintomas gerais em todo o corpo, como febre, perda de apetite e fadiga. Um quadril afetado pela Artrite Inflamatória vai se sentir dolorido e rígido. Existem também outros sintomas:
- Dor aborrecida e dolorida na virilha, coxa externa, joelho, ombro, costas ou nádegas;
- Dor que é pior pela manhã ou depois de estar sentado ou descansando por um tempo, mas diminui com a atividade;
- Maior dor e rigidez com atividade vigorosa;
- Dor severa nas articulações, o suficiente para causar dificuldade para caminhada.
Diagnósticos da Artrite Inflamatória: O diagnóstico de Artrite Inflamatória começará com seu médico realizando um exame físico. Durante o exame, o seu médico irá verificar se há fluido em torno das articulações, juntas quentes ou vermelhas e alcance limitado nas articulações.
Extrair e analisar os níveis de inflamação no sangue e nos fluidos das articulações podem ajudar seu médico a determinar o tipo de artrite que você possui.
Os médicos geralmente usam varreduras de imagem, tais como exames de raios-X, MRI e CT para produzir uma imagem de seus ossos e cartilagem. Isso é para que eles possam descartar outras causas de seus sintomas, tais esporões ósseos.
Tratamentos Para Artrite Inflamatória: Não há cura para Artrite Inflamatória, mas, há uma série de opções de tratamento que podem ajudar a prevenir a destruição das articulações. A Artrite Inflamatória é frequentemente tratada por uma equipe de profissionais de saúde, incluindo reumatologistas, terapeutas físicos e ocupacionais, assistentes sociais, especialistas em reabilitação e cirurgiões ortopédicos.
Tratamento Não Cirúrgico: O plano de tratamento para o gerenciamento de seus sintomas dependerá da sua doença inflamatória. A maioria das pessoas descobre que uma combinação de métodos de tratamento funciona melhor.
Anti-inflamatórios Não Esteroides: Drogas como naproxeno e ibuprofeno podem aliviar a dor e ajudar a reduzir a inflamação. Os AINEs estão disponíveis tanto em balcão como em formulários de prescrição.
Corticosteroides: Medicamentos como prednisona são potentes anti-inflamatórios. Eles podem ser tomados por via oral, por injeção ou usados como cremes que são aplicados diretamente sobre a pele.
Medicamentos Anti-reumáticos Modificadores da Doença: Essas drogas atuam sobre o sistema imunológico para ajudar a diminuir a progressão da doença. Metotrexato e sulfasalazina são comumente prescritos.
Fisioterapia: Exercícios específicos podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento em seu quadril e fortalecer os músculos que suportam a articulação.
Além disso, o exercício regular e moderado pode diminuir a rigidez e melhorar a resistência. A natação é um exercício preferido para pessoas com espondilite anquilosante porque o movimento da coluna pode ser limitado.
Dispositivos de Assistência: Usando um bastão, caminhante, sapato de mão longa, ou reacher pode tornar mais fácil para você desempenhar as tarefas da vida diária.
Tratamento Cirúrgico: Se os tratamentos não cirúrgicos não aliviarem suficientemente a sua dor, o seu médico pode recomendar a cirurgia. O tipo de cirurgia realizada depende de vários fatores, incluindo:
- Sua idade;
- Condição da articulação do quadril;
- Qual doença está causando sua Artrite Inflamatória;
- Progressão da doença.
Os procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados para Artrite Inflamatória do quadril incluem reposição total do quadril e sinovectomia.
Substituição Total do Quadril: O seu médico removerá a cartilagem e o osso danificados e, em seguida, colocará novas superfícies de juntas de metal ou plástico para restaurar a função do seu quadril. A substituição total do quadril é frequentemente recomendada para pacientes com artrite reumatoide ou espondilite anquilosante para aliviar a dor e melhorar a amplitude de movimento.
Sinovectomia: A sinovectomia é feita para remover parte ou todo o revestimento das articulações (sinovial). Pode ser eficaz se a doença estiver limitada ao revestimento das articulações e não afetou a cartilagem articular que cobre os ossos. Geralmente, o procedimento é usado para tratar apenas os estágios iniciais da Artrite Inflamatória.
O seu médico irá discutir as várias opções cirúrgicas com você. Não hesite em perguntar por que um procedimento específico está sendo recomendado e qual resultado você pode esperar.