Artrite – O que é, Sinais, Diagnóstico e Locais das Dores são fundamentais para identificar o inicio desta doença e tratá-la o quanto antes. Além disso, a Artrite se caracteriza por grande edema articular com o sintoma de rigidez pela manhã de mais de uma hora e incapacidade física.
Considerada uma doença autoimune, a Artrite ocorre porque o sistema imunológico passa a atacar a si mesmo, inflamando as juntas e, inclusive, comprometendo a saúde de outras regiões do organismo.Entenda tudo sobre essa doença que atinge as juntas e compromete a qualidade de vida. Apesar de poder afetar diversos órgãos do corpo humano, a Artrite reumatoide – ou simplesmente Artrite – é bastante lembrada quando o assunto são as articulações. Então, confira mais sobre a Artrite – O que é, Sinais, Diagnóstico e Locais das Dores:
Artrite o Que é: De uma forma simples, a Artrite é considerada uma designação genérica de várias enfermidades que podem causar dor e inflamação nas articulações. Dessa forma, quando uma pessoa reclama frequentemente de dor e de inchaço nas partes do corpo que correspondem às articulações – principalmente, nas mãos e nos pés -, é possível que diagnóstico seja de Artrite.
Embora não tenha uma causa específica, essa doença inflamatória pode ser detectada a partir dos sintomas apresentados, os quais incluem desde febre baixa e cansaço até emagrecimento e inflamações nas juntas, como joelho, cotovelo e tornozelo.
Um dos grandes problemas relacionados à Artrite é que ela pode incapacitar o paciente, justamente porque leva à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as demais atividades do dia a dia, até mesmo as mais simples e corriqueiras.
Contudo, não é preciso se desesperar, uma vez que o tratamento adequado e realizado precocemente pode amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença, garantindo mais bem-estar.
Causas da Artrite: Embora não faça distinção na hora de se desenvolver, pois atinge qualquer faixa etária e pessoas de ambos os sexos, a Artrite é mais recorrente em mulheres que têm, em média, 50 anos de idade.
Para se ter uma ideia, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), 75% dos pacientes são do sexo feminino, sendo que a incidência fica maior, acima dos 40 anos de idade.
Além disso, indivíduos que apresentam algum grau de parentesco com pacientes que possuem essa doença têm mais chances de serem diagnosticados com o problema, indicando que uma das causas para o seu surgimento é a própria genética.
Existem algumas doenças que podem contribuir como o surgimento da Artrite reumatoide, como a gota, em que pequenos cristais se formam nas articulações (esse problema afeta, normalmente, a região dos pés); o lúpus, outra enfermidade autoimune, na qual o sistema imunológico pode danificar as articulações, o coração e outros órgãos; e a hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode ocasionar a Artrite.
Sinais da Artrite: O início da Artrite pode ter como características apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, normalmente acompanhada de rigidez de movimentos. O sintoma principal é a dor e a diminuição da função articular, ou seja, da mobilidade das juntas.
Contudo, também é fundamental ficar atento a outros sinais que podem indicar o quadro de Artrite, tais como: cansaço, perda de peso, anemia e febre baixa. Com o passar do tempo, caso o tratamento seja feito de forma equivocada, é possível que diversas consequências sejam notadas no corpo.
Assim, a Artrite pode ocasionar alterações nas mais diversas estruturas das articulações, como ossos, cartilagens, cápsulas articulares, tendões, ligamentos e músculos que são os responsáveis pelo movimento articular, além de complicações em outros órgãos e áreas do organismo.
Entretanto, é impossível prever com exatidão a evolução da Artrite, já que ela varia de caso para caso, apresentando padrões diferentes. Dessa forma, algumas pessoas podem sofrer com problemas como desvio dos dedos em direção oposta ao polegar e deformidade nos punhos, enquanto outros pacientes sofrem com sintomas distintos.
Como Diagnosticar: Para que o médico consiga determinar um diagnóstico preciso, é necessário haver uma análise da história clínica do paciente, além de exames físicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, alguns exames complementares, como de sangue ou de imagem, podem ser úteis, incluindo as provas que medem a atividade inflamatória, o fator reumatoide, radiografias das articulações acometidas e, eventualmente, ultrassonografia ou ressonância das juntas, em caso de existirem dúvidas.
A partir dos resultados obtidos, o profissional detecta o quadro que a pessoa apresenta, mas, geralmente, a identificação da Artrite é caracterizada quando os critérios abaixo ocorrem com uma frequência de seis semanas: rigidez articular logo pela manhã, durando em torno de 1 hora; ao menos uma articulação das mãos ou dos punhos afetada pelo inchaço; presença de nódulos reumatoides ao redor da articulação; alteração radiográficas, como descalcificações localizadas nas articulações comprometidas.
Locais da Dor: Saiba como identificar os pontos do corpo mais atingidos pelos efeitos da Artrite.
- Tornozelos;
- Punhos;
- Mãos;
- Cotovelos;
- Joelhos;
- Pés;
- Quadris.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a Artrite atinge cerca de 1% dos brasileiros, sendo que qualquer pessoa, desde criança até idosos, pode desenvolver a doença. O risco da mortalidade aumenta em até duas vezes em pacientes com Artrite. Além disso, pode haver a perda de quadro a 10 anos de vida se a doença não for tratada.