Artrite Psoriásica – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Artrite Psoriásica é uma doença inflamatória com base genética e imunológica, que afeta ligamentos, tendões, grandes e pequenas articulações (juntas) e, além da dor, pode causar destruição progressiva das articulações (juntas). Homens e mulheres podem ser acometidos na mesma proporção.
A Artrite Psoriásica é uma condição que combina as articulações inflamadas e doloridas da artrite com a psoríase da doença da pele . A psoríase faz comichão, manchas escamosas vermelhas para aparecer na pele e no couro cabeludo.
Cerca de 7,5 milhões de americanos têm psoríase, e cerca de 30% das pessoas neste grupo desenvolvem PsA. O PsA pode ser leve ou grave e envolver uma ou várias articulações.
Sintomas da Artrite Psoriásica: Os sintomas da Artrite Psoriásica são diferentes para cada pessoa e podem ser leves a graves. Às vezes, sua condição entra em remissão e você ficará melhor por um tempo. Em outros momentos, seus sintomas podem piorar. Seus sintomas também dependem do tipo de Artrite Psoriásica que você possui.
Os sintomas Gerais da Artrite Psoriásica Incluem:
- articulações inchadas e flexíveis em um ou ambos os lados do corpo;
- Rigidez matinal;
- Dedos das mãos e dos pés que incham como salsichas;
- Músculos dolorosos e tendões;
- Manchas de pele escamosa, o que pode piorar quando a dor nas articulações acende-se;
- Fadiga;
- Picada de pregos;
- Separação da unha da cama de unha;
- Vermelhidão do olho ( conjuntivite );
- Dor nos olhos ( uveíte ).
A Artrite Psoriásica, em particular, também pode causar os seguintes sintomas:
- Dor e rigidez na espinha;
- Dor e inchaço nos quadris, joelhos, tornozelos, pés, mãos, pulsos e outras articulações;
- Dedos inchados ou dedos.
A Artrite Psoriásica simétrica afeta cinco ou mais juntas em ambos os lados do corpo. AAA assimétrica afeta menos de cinco articulações, mas elas podem estar em lados opostos do corpo. Por exemplo, o pulso direito e joelho esquerdo.
Causas da Artrite Psoriásica: A Artrite Psoriásica ataca seu sistema imunológico agredindo suas articulações e pele. Os médicos não sabem com certeza o que causa esses ataques. Eles pensam que isso decorre de uma combinação de genes e fatores ambientais.
A Artrite Psoriásica é uma doença genética que na maioria das vezes é transportada de pais para filhos. Cerca de 40 por cento das pessoas com a condição têm um ou mais familiares com Artrite Psoriásica. As pessoas herdam uma tendência para obter Artrite Psoriásica. Então, algo em seu ambiente desencadeia a doença. Esse gatilho pode ser um vírus, um estresse extremo ou uma lesão.
Fatores de Risco da Artrite Psoriásica: Você é mais provável a obter Artrite Psoriásica se você:
- Tem psoríase;
- Tenha um pai, irmão ou irmã com o Artrite Psoriásica;
- Tem entre 30 e 50 anos, embora as crianças possam obtê-lo também;
- Tem HIV.
O Artrite Psoriásica coloca você em risco de complicações que incluem:
- Problemas oculares, como conjuntivite ou uveíte
- Doença cardiovascular
Diagnósticos da Artrite Psoriásica: O diagnóstico da Artrite Psoriásica é feito basicamente a partir dos sintomas e do exame clínico realizado pelo reumatologista. Mas atenção, nem toda inflamação articular em pacientes com psoríase é necessariamente uma Artrite Psoriásica. O médico saberá testar as juntas e verificar as condições da pele do paciente para entender o problema.
Não há um teste que confirme ou não a Artrite Psoriásica, mas podem ser feitos alguns exames para ajudar no diagnóstico e descartar a possibilidade de outras doenças tais como: exame de sangue, raio X e ressonância magnética.
Tratamentos da Artrite Psoriásica: O tratamento da Artrite Psoriásica varia de acordo com a forma de apresentação da doença. É importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser sempre feitos e acompanhados por um médico. Geralmente os pacientes são tratados com medicamentos e se necessário fisioterapia e em poucos casos, cirurgia.
Medicamentos: Os anti-inflamatórios costumam ser utilizados para aliviar ou tratar a inflamação e diminuir a dor das juntas e da coluna.
Em alguns casos, o tratamento da Artrite Psoriásica é feito com medicamentos chamados drogas modificadoras de doença reumática que podem ser separados em dois grupos distintos: os sintéticos e os biológicos.
Fisioterapia: A fisioterapia é uma parte do tratamento que se mostra benéfica para minimizar a dor, a rigidez e prevenir a progressão da doença.
Cirurgia: Somente em alguns poucos casos (fase bem avançada da doença) poderá ser necessário um procedimento cirúrgico para correção de alguma articulação, que pode trazer de volta a função e amenizar a dor.