As Atitudes Para Manter o Coração Saudável são algumas dicas que ajudam a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto. Além disso, As doenças cardíacas são as principais causas de óbitos no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por elas. Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos.
O coração é um órgão vital e, assim como qualquer parte do corpo, precisa de cuidados e atenção. Quanto mais o estilo de vida é saudável, longe de tabagismo e outras drogas, gordura e alimentos com poucos nutrientes, melhor ficará a saúde do coração. Então, Confira as 10 Atitudes Para Manter o Coração Saudável.
1. Exercite-se: Essa é uma das principais Atitudes Para Manter o Coração Saudável. Pois, Praticar exercícios regularmente – ao menos 150 minutos por semana, em sessões de 30 minutos, no mínimo – diminui o risco de problemas cardiovasculares. As modalidades que protegem o coração são os exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, etc.) que envolvem grandes grupos musculares realizados de forma cíclica, leve e moderada, com duração prolongada.
2. Exames de rotina: Fazer uma lista de exames necessários anualmente é importante para afastar qualquer suspeitas de problemas cardíacos ou, se algo estiver alterado, pode ser tratado logo no início.
3. Cuide da higiene bucal: Diversas pesquisas mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. Bactérias como as da bolsa periodontal podem entrar na corrente sanguínea e ir até no coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana. Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.
4. Cuide da mente: Dedique alguns minutos do dia para uma atividade que envolva o lúdico, como ler, ver filme, escrever ou fazer artesanato. Isso ajuda a relaxar, afastando o estresse diário.
5. Sal com moderação: Essa é uma das principais Atitudes Para Manter o Coração Saudável. Pois, o uso excessivo de sal propicia o aumento da pressão arterial, causa importante de outras doenças do sistema cardiovascular.
6. Entretenimento:Ter momentos de prazer algumas vezes na semana ou, no mínimo, no mês, são essenciais para a saúde do coração, já que a alegria ajuda a relaxar os problemas.
7. Controle a glicose: Controlar o índice de glicose é ficar de olho no diabetes. Com esse índice sob a mira, dificilmente a doença pegará você de surpresa.
8. Controle o peso: A manutenção do peso é fundamental e umas das principais Atitudes Para Manter o Coração Saudável já que sedentarismo, obesidade e hipertensão são fatores de risco para um infarto.
9. Faça uma dieta balanceada: Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras. Confira também Os 20 Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração.
10. Controle o Colesterol: No Brasil, 40% da população tem colesterol alto e boa parte não sabe que tem a doença. A gordura ruim presente na circulação sanguínea é proveniente da dieta rica em alimentos com gordura saturada e gordura trans, como os embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes entre outros.
Do mal: Se por um lado há hábitos que devem ser cultivados, por outro, existem algumas que precisam ser excluídos da rotina. Caso do tabagismo e o abuso do consumo de álcool. As diversas substâncias químicas presentes no cigarro colaboram, entre diversos fatores, para a má circulação sanguínea e o acúmulo de gordura nas artérias, podendo culminar no infarto.
Já o estado de euforia causado pelas bebidas alcoólicas esconde muitos problemas que em longo prazo podem encurtar a vida, ou no mínimo, levar a uma terceira idade bem menos agradável. Sabe-se que o álcool é a primeira causa de morte por doenças hepáticas, além se ser associado com o surgimento de tumores e doenças do sistema nervoso e cardíaco.