As 10 Causas da Anemia que Muitos Ignoram podem ser muto importantes para um tratamento eficaz contra a Anemia. Além disso, a Anemia define-se geralmente como a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. Pode também ser definida como a diminuição da capacidade do sangue em transportar oxigênio. Quando a Anemia é de aparecimento lento, os sintomas são muitas vezes vagos e podem incluir fadiga, cansaço, falta de ar ou diminuição da capacidade de realizar exercício físico.
Quando é de aparecimento rápido os sintomas são mais evidentes, incluindo estado de confusão, sensação de desfalecimento, perda de consciência ou aumento da sede. Só quando a progressão da doença é significativa é que a palidez se torna evidente. Os restantes sintomas dependem da causa subjacente à Anemia.
Causas da Anemia que Muitos Ignoram: As razões da Anemia pela deficiência de ferro, em relação às crianças e gestantes, são determinadas de modo básico, a ingestão insuficiente dos alimentos fontes de ferro, e/ou com baixa biodisponibilidade.
Em gestante, a Anemia pode ser causada também por baixas reservas de ferro pré-concepcionais e necessidade alta de mineral por causa da formação de tecidos maternos e fetais. A Anemia ocorre quando o sangue não tem glóbulos vermelhos suficientes. Isto pode acontecer se:
- O corpo não produz a quantidade necessária de glóbulos vermelhos.
- Sangramento causa a perda dos glóbulos vermelhos mais rapidamente do que possam ser substituídos.
- O próprio corpo destrói os glóbulos vermelhos.
O corpo produz 3 tipos de células do sangue, os glóbulos brancos para combater a infecção, as plaquetas para ajudar o coágulo de sangue, e os glóbulos vermelhos para transportar oxigênio por todo o corpo. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína rica em ferro que dá ao sangue a coloração vermelha.
A hemoglobina permite aos glóbulos vermelhos transportar oxigênio dos próprios pulmões para todas as partes do corpo e transportar dióxido de carbono a partir de outras partes do corpo para os pulmões, para que possa ser exalado.
A maioria das células do sangue, a incluir glóbulos vermelhos, é produzida regularmente na própria medula óssea, um material vermelho, esponjoso encontrado dentro das cavidades de muitos ossos grandes. Para produzir hemoglobina e glóbulos vermelhos, o corpo precisa de ferro, vitamina B12, folato e outros nutrientes dos alimentos consumidos.
A Anemia é pode ter diversas causas como deficiência de ferro, falta de vitamina, Anemia de doença crônica, a aplástica, as associadas à doença de medula óssea, as hemolíticas, a falciforme, Anemia Diamond Blackfan, e outras. Dentre os vários tipos de Anemia, estão os 3 principais:
- Anemia Aplástica: Esta Anemia muito rara de ameaça à vida é causada por uma redução na capacidade da medula óssea de produzir glóbulos vermelhos. As causas da Anemia aplástica incluem infecções, drogas e doenças autoimunes.
- Anemias Hemolíticas: Este grupo de Anemia se desenvolve quando os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que a medula óssea pode os substituir. Algumas doenças do sangue podem causar aumento da destruição dos glóbulos vermelhos. É possível herdar uma Anemia hemolítica ou é possível desenvolver isto mais tarde na vida.
- Anemia Diamond Blackfan: Trata-se de uma aplasia eritroide congênita que geralmente se apresenta na infância. E causa contagens baixas de glóbulos vermelhos, a Anemia, sem substancialmente afetar os outros componentes do sangue, que são geralmente normais.
Sintomas da Anemia: Os sinais e sintomas da Anemia por carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia Ferropriva. Os principais sinais e sintomas da Anemia por carência de ferro são:
- Fadiga generalizada
- Anorexia (falta de apetite)
- Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
- Menor disposição para o trabalho
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças
- Apatia (crianças muito “paradas”).
Tratamento Para a Anemia: O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro, que ajudam no combate da Anemia.
Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros.
Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados. Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra Anemia por deficiência de ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente.
Estudos evidenciam associação de Anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce.