As 10 Causas da Menstruação Atrasada, que nem sempre é sinal de uma gravidez, pois outras situações como o excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas podem levar ao atraso da menstruação. Alem disso, geralmente, este atraso na menstruação pode durar desde 3 dias a 1 ou 2 meses, sendo recomendado consultar o médico se a ausência durar mais de 5 dias, para que a causa possa ser identificada e tratada.
Porém, se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, existe a probabilidade de estar grávida, sendo recomendado fazer um teste de gravidez caseiro que pode ser comprado nas farmácias para saber se está grávida.
Um atraso nas menstruações seguintes à menarca é normal porque o organismo pode demorar até cinco anos para se adaptar, já que o sistema reprodutor da menina ainda está em fase de amadurecimento. Então, confira As 10 Causas da Menstruação Atrasada.
Pílula Anticoncepcional: Uma das causas da menstruação atrasada, é o uso prolongado da pílula anticoncepcional, que também pode causar o atraso na menstruação porque, após anos de ingestão, o organismo da mulher vai precisar de um tempo extra para adaptar sua produção hormonal. Normalmente, a situação se normalizada em até 6 meses.
Estresse e Ansiedade: O ciclo menstrual é facilmente influenciado por fatores externos ao sistema reprodutor. As causas da menstruação atrasada são fatores emocionais que são suficientes para atrasar sua menstruação por alguns dias.
O estresse ou ansiedade excessiva podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. O estresse pode, inclusive, fazer com que você não ovule em um determinado ciclo, causando ausência de menstruação neste mês.
Quando falamos em estresse, estão incluídos situações comuns a muitas pessoas, como trabalho excessivo, problemas profissionais, financeiras ou familiares, ter uma prova importante a curto prazo, precisar defender uma tese, ter um filho doente em casa, etc.
Alterações bruscas no horário de trabalho, como necessidade constante de trabalhar de madrugada, podem atrapalhar o ciclo do sono e interferir no ciclo ovulatório normal.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Se você não deseja engravidar no momento, e algo de errado ocorreu em uma das suas relações sexuais, tal como um preservativo que se rompeu ou ter esquecido de tomar a pílula corretamente, o estresse gerado pelo risco de engravidar também pode ser grande o suficiente para atrasar a descida da menstruação.
Erros de Cálculo: Mulheres com ciclo menstrual irregular podem ter certa dificuldade para calcular o dia que a menstruação deveria vir. Você pode achar que sua menstruação está atrasada, quando, na verdade, ela apenas virá 2 ou 3 dias depois este mês.
Mesmo mulheres com ciclo regular podem, eventualmente, ter uma menstruação que venha com as causas da menstruação atrasada, sem motivo algum. O seu útero não tem um calendário fixo, ele não é obrigado a agir como um relógio todo santo mês.
Mudanças no Peso Corporal: Ganhar muito peso ou perdê-lo em pouco espaço de tempo também é uma causa de desregulação do ciclo menstrual. As células de gordura do nosso corpo contribuem na produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pela maturação dos óvulos.
Alterações bruscas na composição de gordura do corpo alteram agudamente os níveis de estrogênio, podendo interferir na ovulação e, consequentemente, na data da menstruação.
Obesidade: Esta causas da menstruação atrasada é uma variação da situação acima. Mulheres com excesso de peso possuem uma massa de tecido gorduroso grande e acabam por produzir estrogênio além do necessário.
O estrogênio é necessário para a ovulação, mas se estiver em excesso acaba inibindo a liberação do óvulo, fazendo com que a mulher tenha períodos anovulatórios. Sem ovular, a mulher não menstrua.
Tireoide: Uma tireoide que funciona mal (hipotireoidismo) ou que funciona em excesso (hipertireoidismo) também pode causar alterações no ciclo menstrual. Em geral, problemas da tireoide não controlados podem levar à amenorreia.
Mas, em quadros mais brandos ou naquelas mulheres que já fazem uso de remédios para tireoide, pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos podem desregular o ciclo e provocar atrasos menstruais.
Amenorreia: Existem diversas causas da menstruação atrasada a amenorreia, incluindo problemas uterinos, ovarianos e até das glândulas cerebrais que controlam a produção de hormônios sexuais, como a hipófise e o hipotálamo. Amenorreia é diferente de atraso menstrual.
Se você não menstrua há três ou mais meses, isso já não pode ser considerado atraso menstrual. Algumas causas de amenorreia foram citadas neste texto, mas existem várias outras. Portanto, se você não estiver grávida e a sua menstruação parou de vir de vez, procure o seu ginecologista, pois é possível que haja alguma doença por trás bloqueando sua capacidade de ovular.