As Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo são muitas pois como as suas causa são amplas, seus tratamentos também são variados. Além disso, a Queda de Cabelos é um problema comum que atinge milhões de pessoas em todo o mundo Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de Cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar a Queda de Cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.
Calvície Feminina: Os homens são os mais atingidos pela alopecia androgenética, mas ela também causa a Queda de Cabelo feminino. A diferença é que, em vez de desenvolver o padrão clássico da calvície masculina, as mulheres costumam apresentar uma forma mais difusa e distribuída por todo o couro cabeludo. Por outro lado, a Queda de Cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, então, confira essas Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo:
1. Período Menstrual: Algumas mulheres costumam ter Queda de Cabelo mais acentuada durante o período menstrual. Isso pode ter a ver tanto com a flutuação hormonal do período quanto com a Queda de sangue (principalmente se o fluxo for muito intenso), que pode intensificar um quadro de deficiência de ferro (mineral que também é fundamental para o crescimento dos Cabelos). Geralmente os fios voltam ao normal, após o término da menstruação. Mas quando a pessoa tem algum problema, como ovários policísticos, por exemplo, isso pode não acontecer. Uma boa maneira de protegê-los é usar produtos do tipo leave-in ou com silicone em sua composição. Lavar os Cabelos com água morna ou fria também é uma das Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo pois isso diminui a oleosidade causada pelos hormônios e devolve o brilho às madeixas.
2. Gravidez: Na maioria dos casos, a gravidez faz muito bem para o Cabelo (a Queda de Cabelo é mais comum no período pós parto). Os hormônios que ficam exaltados durante a gestação tendem a deixar os fios mais densos e brilhantes, fazendo com que eles caiam menos que o normal. Mas algumas mulheres observam o efeito contrário, perdendo mais Cabelo durante a gravidez. Algumas Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo na gravides são: antes e depois do nascimento do bebê, coma muitos alimentos ricos em proteínas, mas também tenha o cuidado de montar um prato com nutrientes variados e equilibrados, massageie o couro cabeludo duas vezes por semana com uma loção fortificante, após o parto, passe a usar loções para os Cabelos com ativos que controlam a oleosidade, aposte apenas em shampoos que ajudam na recuperação capilar tratamentos como peeling capilar e massagens estimuladoras também interferem de forma significativa para atenuar o problema.
3. Pós Parto: Uma gravidez é sempre uma revolução no corpo da mulher, e o organismo leva um tempo para se recuperar totalmente após o parto. É bastante comum apresentar Queda de Cabelo nos seis meses após o nascimento do bebê. Trata-se de uma reação normal do corpo à flutuação hormonal associada à gravidez, que tende a se resolver normalmente depois deste período. A boa notícia é que, caso não haja outro problema envolvido, seu organismo irá repor todos os fios que caíram. Algumas gestantes desenvolvem, durante o período, distúrbios da tireoide ou diabetes, nestes casos, o restabelecimento da massa capilar é mais demorado ou incompleto.
4. Menopausa: Acredita-se que as mulheres manifestam a Queda de Cabelo androgenética mais tarde que os homens porque os hormônios femininos protegem os folículos da ação do DHT (hormônio que provoca a Queda de Cabelo). Como a produção desses hormônios é reduzida a partir da menopausa, os fios podem ficar mais vulneráveis à Queda. Veja algumas Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo é utilizar shampoos para Cabelos enfraquecidos, com polímeros de colágeno, que tornam o Cabelo mais suave e volumoso, colocar condicionador nos Cabelos e lavar após alguns minutos, para proteger o Cabelo antes de ir para a piscina ou praia, fazer uma massagem nos Cabelos com uma mistura de 10 gotas de óleo de alfazema e 1 colher de óleo de abacate, lavando muito bem a seguir, comer 1 castanha do Pará por dia, pois contém selênio que ajuda a manter o cabelo e as unhas fortes e ingerir alimentos ricos em proteínas, cálcio e magnésio, como arroz, feijão, leite ou frutos do mar, pois ajudam no crescimento dos fios de Cabelo.
5. Envelhecimento: A Queda de Cabelo associada ao envelhecimento não deve ser confundida com a alopecia androgenética, que causa a calvície tradicional (e que também progride com o avanço da idade). Os efeitos que o envelhecimento tende a causar nos Cabelos são mais difusos: os fios vão ficando brancos, o Cabelo tende a se tornar mais fino e seco (propenso a quebrar com mais facilidade) e as fases de crescimento dos fios vão se tornando mais reduzidas. Existem fórmulas que aumentam o diâmetro dos fios, e esses produtos são compostos por polímeros de acrilato e devem ser passados no Cabelo após o xampu e o condicionador. Essa substância encorpa o fio, cria volume e dá resistência sem deixar o fio pesado, no entanto, seu efeito é temporário. Os polímeros estão disponíveis em diversos produtos de beleza e dificilmente resultam em irritação ou reação alérgica. Os cosméticos em forma de spray com polímeros de acrilato são os mais fáceis de encontrar, estão disponíveis em farmácias, lojas de cosméticos e em sites de compra na internet. Mas também existem géis e cremes para pentear com essa finalidade.
6. Tabagismo: Quem fuma já está cansado de ouvir sobre como isso faz mal à saúde e todas as doenças graves que podem surgir como consequência, incluindo algumas que podem levar à morte. Mas vamos adicionar mais um argumento à sua lista de motivos pra largar o cigarro: fumar pode causar Queda de Cabelo. Então mude seus hábitos com algumas ações simples para parar de fumar, que são: no dia marcado, pare com o cigarro de maneira abrupta. Evite as situações que aumentem o desejo de fumar. Use a medicação prescrita por um medico médico. Fuja da rotina e do estresse. Para combater a ansiedade pratique atividade física ou chupe uma bala.
7. Stress Emocional: Situações de stress psicológico severo podem ser tão debilitantes para o organismo quanto um trauma físico. Uma mudança de cidade, excesso de trabalho, preocupação com algum problema sério, término de um relacionamento, perda de um ente querido ou outras ocorrências podem fazer com que o corpo reaja da mesma forma que a uma doença, concentrando os recursos disponíveis na sua recuperação e deixando de lado as funções secundárias (como o crescimento dos Cabelos). O jeito mais eficiente de desestressar de vez é ter vontade de ser alguém mais calma e controlada. Só um desejo verdadeiro conseguirá fazê-la viver sem tanto corre-corre. Está em suas mãos! Ter fé no próprio taco é fundamental para dar uma guinada e abandonar a fama de estressada. E não se iluda achando que diminuir o ritmo a deixará menos produtiva: ao fazer as coisas sem afobação, você não precisará ter de refazê-las por conta dos erros que a pressa causou. Devagar e sempre! 6peça um cafuné! Qualquer coisa que ajude a aliviar o estresse evita Queda de Cabelo. Você também pode aproveitar para massagear o couro cabeludo quando estiver no banho.
8. Transtornos Alimentares: A anorexia e a bulimia são transtornos psicológicos que criam padrões de comportamento doentios em relação à alimentação. Por um medo exagerado de engordar, os anoréxicos evitam grande parte dos alimentos, ingerindo uma quantidade de nutrientes muito abaixo do considerado normal (muitas vezes apenas na forma de líquidos e porções pequenas de vegetais leves, chegando ao jejum completo durante vários dias nos casos mais severos). Já os bulímicos alternam períodos de compulsão (ingestão exagerada de alimentos) e eliminação (vômito induzido motivado pela culpa após o episódio compulsivo). Então cuide da alimentação com certos alimentos como a soja, as lentilhas ou o alecrim podem ser utilizados contra a calvície, pois uma boa alimentação é uma das melhores Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo. Alguns destes alimentos podem ser simplesmente aplicados nos Cabelos como é o caso do vinagre de maçã, enquanto que outros devem ser consumidos regularmente para que alcancem o efeito esperado como as lentilhas, por exemplo. Alguns alimentos que podem ajudar a evitar a calvície são: Arroz, feijão e lentilhas, Soja, Alecrim, Frutos do mar e Leite e derivados.
9. Anabolizantes: Os esteroides anabolizantes são substâncias derivadas ou com funções similares à testosterona, o principal hormônio masculino. A alopecia androgenética é causada exatamente por um hormônio derivado da testosterona, chamado di-hitrotestosterona (ou DHT). Isso significa que se você tem predisposição à Queda de Cabelo, um anabolizante pode acelerar o surgimento dela então como uma das Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo não o utilize. Alguns dos efeitos colaterais dos anabolizantes nas mulheres são: pelos do corpo crescem, inclusive no rosto, a voz fica mais grave, ha um aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana), e diminuição temporária nos ciclos menstruais. O uso do anabolizantes em excesso além de ser prejudicial a saúde, desperta nos homens os hormônios femininos, e vice versa, levando à afinação da voz, em casos masculinos e engrossamento dela nas mulheres, o crescimento do peito e dificultando o crescimento de pelos, como barba, bigode e atrapalhando no desenvolvimento sexual. Por isso a grande maioria dos médicos desaprovam a sua utilização. Confira outras Dicas extras de Como Evitar a Queda de Cabelo:
10. Penteados Apertados: Rabos de cavalo muito apertados, coques como os das bailarinas e penteados com tranças muito rentes ao couro cabeludo causam muita tensão nos fios, o que pode fazer com que eles sejam arrancados dos folículos. A longo prazo, é possível que surja alopecia por tração. É fundamental começar qualquer tipo de trança com os Cabelos completamente secos. A umidade deixa o ambiente mais propício a proliferação de fungos e bactérias, e pode deixar os fios mofados por não secarem corretamente. Quem deseja investir nas tranças nagô deve diminuir a frequência de lavagens para apenas uma vez por semana, e recorrer a um shampoo seco caso a raiz fique oleosa. Após a higienização, seque as tranças com a opção de vento frio do secador até que não haja mais vestígios de umidade. Ao desfazer as tranças, tenha cuidado. Evite puxar as raízes, para evitar a Queda de Cabelo, e não tracione os fios para não quebrá-los, pois eles estarão mais frágeis por terem ficado presos por muito tempo, essa é uma das melhores Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo. Com os Cabelos soltos, invista em hidratações com produtos específicos para revigorar e nutrir, massageado o couro cabeludo. Se as tranças são mantidas por cerca de três a seis meses, dê intervalos de um mês entre um penteado e outro.
11. Química Muito Agressiva: Os descolorantes, tinturas e alisamentos químicos mexem com a estrutura dos fios, abrindo a cutícula capilar e dando acesso ao córtex (clique aqui para entender como eles funcionam). Durante a realização desses procedimentos o Cabelo fica extremamente exposto e frágil, e se eles não forem feitos corretamente os fios podem ficar opacos, porosos, ressecados e quebradiços. Para evitar esse risco, uma das Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo é que você procure sempre um profissional confiável e faça um teste numa mecha pequena antes de aplicar o produto no Cabelo inteiro. Evite usar produtos com amônia, se for a farmácia, preste atenção no que compra e leia os rótulos, após a química evite produtos que contenham sal na sua fórmula. Para Cabelos com alisamento o ideal é que você invista mais em produtos de qualidade. De que adianta gastar horrores para ter um cabelo lindo e pecar na hora da manutenção? Por isso, não hesite no momento de escolher as melhores opções para manter seu cabelo forte e saudável, além, é claro, de maravilhoso!
12. Banho Muito Quente: Muita gente adora um banho escaldante, principalmente nos meses mais frios. Mas se você é uma dessas pessoas, saiba que isso pode estar prejudicando o seu Cabelo . A água quente demais pode deixar os fios ressecados e com as cutículas abertas (o que faz com que eles fiquem mais frágeis), além de irritar a pele do couro cabeludo. Lavar os Cabelos pelo menos 2 vezes por semana. Não é necessário lavar todos os dias, à menos, que você tenha os Cabelos muito oleosos. O ideal é lavar sempre que os Cabelos estiverem sujos, e este tempo pode variar de pessoa para pessoa. Outra das Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo é você enxaguar-lo muito bem retirando todo o shampoo e o condicionador. Este cuidado evita a oleosidade da raiz, evitando a Queda de Cabelo. Desembaraçar os Cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, começando o processo pelas pontas, deixando a raiz por último. Só prender os Cabelos quando eles estiverem bem secos, pois ao prender os Cabelos ainda molhados ou úmidos, a raiz pode sofrer danos, favorecendo a Queda de Cabelo.