As Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta são bastante simples, pois a Pressão Alta é uma doença muito perigosa, mas de fácil prevenção. Além disso, atualmente é cada vez mais comum se ouvir falar em doenças como Pressão Alta, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e muitas outras doenças que estão acarretando em muitas mortes.
As doenças do coração são as principais fontes de morte no mundo todo. Estudos mostram que a cada três mortes, pelo menos uma, é decorrente de algum problema cardiovascular.
A Pressão Alta, também chamada de hipertensão ou hipertensão arterial, é caracterizada pela Pressão acima de 14 por 9. Ela é uma doença crônica que não tem cura e, quando não é devidamente tratada, pode aumentar o risco de se desenvolve problemas de saúde graves, como derrame, infarto, aterosclerose, aneurisma ou comprometimento renal.
A Pressão arterial entre 120/80 e 139/89 é considerada pré-hipertensão, isso significa que a pessoa não tem hipertensão, mas está sujeito a desenvolver Pressão Alta no futuro.
Os Valores de Pressão Arterial em Indivíduos Acima de 18 anos Classificam-se em:
- Perfeita: Pressão sistólica menor que 120 e Pressão diastólica menor que 80
- Normal: Pressão sistólica menor que 130 e Pressão diastólica menor que 85
- Limítrofe: Pressão sistólica entre 130 e 139 e Pressão diastólica entre 85 e 89
- Hipertensão sistólica isolada: Pressão sistólica 140 e Pressão diastólica menor que 90
- Hipertensão 1º estágio: Pressão sistólica entre 140 e 159 e Pressão diastólica entre 90 e 99
- Hipertensão 2º estágio: Pressão sistólica entre 160 e 179 e Pressão diastólica entre 100 e 109
- Hipertensão 3º estágio: Pressão sistólica 180 e Pressão diastólica 110
Causas e Fatores de Risco da Pressão Alta: Não se sabe exatamente por que a Pressão Alta surge, mas sabe-se que ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Qualquer pessoa pode ter Pressão Alta, em algum momento na vida, mas as chances são maiores caso você:
- Esteja com sobrepeso ou com obesidade.
- Seja homem acima dos 45 anos ou mulher acima dos 55 anos.
- Tenha histórico familiar de Pressão Alta.
- Tenha pré-hipertensão, que é Pressão entre 120-139/80-89 mmHg.
- Comer muito sal.
- Beber muito álcool.
- For Sedentário(a).
- Fume.
- Tenha falta de potássio na dieta.
- Use certos medicamentos, como alguns antiácidos e terapia hormonal.
- Passe por estresse de longa duração.
Tratamento da Pressão Alta: Na grande maioria dos casos, o objetivo do tratamento é apenas manter a Pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg . Pergunte ao seu médico qual deve ser a meta para a sua Pressão sanguínea, pois cada caso é um caso. Algumas pessoas podem Prevenir a Pressão Alta ao adotar hábitos mais saudáveis, como:
- Seguir uma alimentação saudável.
- Diminuir o sal na dieta.
- Perder peso se estiver com sobrepeso ou obesidade e manter um peso saudável.
- Praticar exercícios físicos.
- Limitar o consumo de álcool.
- Se fuma, parar de fumar.
- Aprender a controlar o estresse.
Para se Prevenir a Pressão Alta deve se medir a Pressão arterial pelo menos duas vezes por semana, durante o período da manhã, por volta da mesma hora e antes de qualquer refeição. Então confira a seguir As 10 Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta:
Beba com Moderação: Reduzir do consumo de álcool também é uma das Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta, entretanto não é necessária a abstinência total. A recomendação é a ingestão de bebida alcoólica limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja com 5% de álcool, ou 250 ml de vinho com 12% de álcool, ou 60ml de destilados como whisky ou vodka. E para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso este limite deve ser reduzido à metade.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Diminua o Estresse: Conduza os problemas do dia-a-dia de maneira mais tranquila e procure a prática de atividades que lhe deem prazer. Existem vários estudos que mostram que o estresse emocional, quando não tratado, pode causar picos de Pressão Alta e mantê-la nas alturas. Por isto outra das Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta é importância de se aprender a lidar com o estresse, que é cada vez mais comum em nossa vida.
Reduza o seu Peso: A redução de peso pode levar a diminuição da Pressão arterial e diminuir o risco de diabetes também. A obesidade aumenta os níveis de insulina no sangue e a retenção de sódio pelos rins e isso influencia muito na prevenção da Pressão Alta. Uma das causas da obesidade é a alimentação inadequada, rica em açúcares, gorduras e sal. Isso, somado ao sedentarismo, são os principais motivos pelos quais a obesidade é tão dominante em nosso país. Então, como uma das principais Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta mantenha um peso saudável.
Caminhe Mais: Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada pode reduzir a Pressão arterial na primeira hora e essa queda se mantém nas próximas 24 horas, então como uma das Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta, opte por uma boa caminhada. Os exercícios aeróbicos, contribuem para a melhora de todo o corpo incluindo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros.
Pratique Atividades Físicas: As atividades físicas contribuem de modo significativo para a redução da mortalidade. A prática de apenas 30 a 45 minutos diários ajuda na redução de peso e o controle das dislipidemias. Sabe-se que os indivíduos sedentários têm probabilidades de apresentarem Pressão Alta em 20 a 50%. Então, uma das Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta é a pratica de algum tipo de exercício que mais lhe dão prazer.
Jogue o Cigarro Fora: As substâncias tóxicas do cigarro elevam a Pressão imediatamente, além disso esse habito ainda pode comprometer toda a sua saúde a longo prazo, portanto . Isso ocorre porque a nicotina do cigarro aumenta a Pressão arterial. Isso não significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua notavelmente o risco de doenças cardíacas, como a Pressão Alta, pois as outras substâncias contidas no cigarro também afetam drasticamente a sua saúde cardiovascular.
Reduza seu Consumo de Sal: A retenção de líquidos provocado pelo excesso de sal na dieta implica no surgimento da Pressão Alta . Em razão disso, maneire no tempero da comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. Além disso, o sal diet pode ser muito útil na dieta de pessoas com Pressão Alta, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio.
Essa substituição pelo cloreto de potássio além de diminui a quantidade de cloreto de sódio no organismo, e ela ainda é benéfica pois o potássio é um elemento fundamental na prevenção e no tratamento da Pressão Alta. Fora os cuidados em relação ao consumo de sal, quem já apresenta algum quadro de Pressão Alta deve seguir uma dieta balanceada, favorecendo frutas e verduras, carne magra e grãos e cereais.
Faça Mais Amor: Segundo um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto. Essa pesquisa contou com a colaboração de 3 mil homens de 45 a 59 anos de idade.
De acordo com os cientistas, os homens que afirmaram ter níveis baixos de atividade sexual ficaram mais expostos ao risco de morte súbita. Eles descobriram que mesmo que a Pressão arterial suba durante as atividades sexuais, a Pressão subsequente é reduzida, mantendo a Pressão Alta longe, e consequentemente afastando o risco de infartos.
Acrescente Mais Vitamina D em sua Dieta: A Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de Pressão Alta em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da Pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D no organismo, em um dos seus estudos. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a gema de ovo, o fígado, entre outros, mas sua principal fonte é a luz solar.
Com a falta dessa vitamina, o organismo feminino faz um esforço 3 vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na Pressão arterial e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.
Vá ao Médico: Uma das melhores Dicas de Como Prevenir a Pressão Alta é a procura de um profissional médico qualificado e fazer um acompanhamento regular. Não abandone o tratamento e tome a medicação conforme orientação médica.