As Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele são bastante simples. Além disso, o Câncer da Pele é a neoplasia mais frequente nos país, com mais de 119 mil casos previstos em 2010, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada por células que sofreram algum tipo de mutação e se multiplicaram erroneamente, criando um tecido doente, o tumor.
Se o Câncer de Pele for detectada no início, há grandes chances de cura, mesmo nas manifestações mais agressivas. Dentre as causas que potencializam a formação do tumor estão a idade e a fenotipagem, predisposição genética e, principalmente, exposição ao Sol. Além disso, a doença é mais comum em maiores de 40 anos e pessoas de Pele clara.
Para identificar os sinais que possam indicar o desenvolvimento de Câncer de Pele existe vários métodos, um deles é o exame chamado de ABCDE, que inclui as principais características que, normalmente, aparecem nas manchas, pintas e sinais. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente. A regra “ABCDE” pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado elas são:
- Assimetria – A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
- Borda – As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
- Cor – É muitas vezes desigual. Tons de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser vistas.
- Diâmetro – O diâmetro maior que 6 mm.
- Evolução – A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência, ou se desenvolve em uma área de Pele previamente normal.
Outros Sintomas de Câncer de Pele São:
- Uma ferida que não cicatriza.
- Expansão do pigmento de uma mancha na Pele.
- Vermelhidão ou inchaço.
- Coceira, sensibilidade ou dor.
- Mudança na superfície da pinta.
Alguns Câncer de Pele não se enquadram nas regras acima descritas, por isso é importante informar ao médico quaisquer alterações em lesões de Pele ou novas lesões de aparência diferente do restante das pintas existentes. Mais além desse auto exame existem ainda outros sinais, que listamos para você saber como se Prevenir desse mal terrível. Então confira As 10 Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele:
Proteger a Pele do Sol Previne o Câncer de Pele: Para proteger a Pele corretamente e Prevenir o Câncer de Pele, deve-se evitar a exposição solar nos momentos mais quentes do dia, principalmente no verão entre as 11 h e as 16 h, procurando ficar na sombra sempre que possível, optando ficar em barracas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta.
Além disso, é importante:
- Usar chapéu ou bonés com abas largas.
- Usar óculos escuros com proteção UV comprados em ópticas especializadas.
- Estas dicas devem ser mantidas tanto na praia, como na piscina e em qualquer tipo de exposição ao ar livre.
Alimentos que Previnem o Câncer de Pele: Os alimentos que Previnem o Câncer de Pele são, principalmente, frutas, vegetais e cereais integrais, devido a certas substâncias específicas, como os antioxidantes que protegem as células do organismo ajudando a combater e Prevenir o aparecimento de Câncer de Pele. Além disso, pesquisadores estão descobrindo que determinados alimentos podem combater e Previnem o Câncer de Pele, segue a lista de tais alimentos que possuem esse poder de Prevenir o Câncer de Pele.
Previna Câncer de Pele o Usando Roupas Adequadas: Todas as roupas oferecem diferentes níveis de proteção à radiação ultravioleta, por exemplo camisas de mangas compridas, saias longas ou calças compridas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras, assim como roupas com um tecido firme protege melhor. Geralmente os tecidos secos são mais protetores que os molhados. Porém é importante estar ciente que apenas se cobrir não bloqueia a radiação ultravioleta por completo, se a luz atravessa um tecido, a radiação UV também passará através dele.
Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele na Praia: Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta, é uma das principais Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele, pois usando essa dica você reduzirá suas chances de apresentar essa doença terrível. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Previna Câncer de Pele o Usando o Fotoprotetor: O ideal deve ter uma boa absorção dos raios UVA e UVB, deve ter uma certa resistência à água além de não manchar a roupa. Os protetores à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais externa da Pele, refletindo assim as radiações incidentes. Antigamente eles não eram bem aceitos pelo fato de deixarem a Pele com uma tonalidade mais esbranquiçada, mas isso tem sido minimizado. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.
Evite o Bronzeamento Artificial Para Prevenir o Câncer de Pele: Outra das Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele é não usar as famosas câmaras de bronzeamento artificial, pois elas aumentaram as chances de se ter Câncer de Pele, visto que, embora a Pele fique morena mais rapidamente, a exposição intensa a raios UVB e UVA aumenta as chances de acontecer alterações nas células da Pele.
Use Protetor Solar Para Prevenir o Câncer de Pele: Diariamente deve-se aplicar protetor solar contra os raios UVA e UVB, aplicando o produto no corpo todo a cada 2 horas ou depois de ir na água, porque sua proteção diminui. No inverno também é importante aplicar o filtro solar porque mesmo quando o tempo está mais nublado a radiação UV atravessa as nuvens e continua afetando negativamente a Pele desprotegida.
Para Prevenir o Câncer de Pele Observar sua Pele: Deve-se observar a Pele pelo menos 1 vez por mês, procurando por sinais de Câncer de Pele, como pintas, sinais ou manchas que mudaram de cor, têm bordas irregulares, várias cores ou que aumentaram de tamanho. Além disso, é importante consultar um dermatologista pelo menos 1 vez no ano para fazer um exame completo em toda a Pele e detectar possíveis alterações.
Evite Substâncias Químicas Para Prevenir o Câncer de Pele: Determinados produtos químicos, como os que contém arsênio, pode aumentar o risco de se desenvolver Câncer de Pele, caso entre em contato diretamente ou indiretamente com a Pele. As pessoas podem estar expostas ao arsênio nas águas de poços, pesticidas e herbicidas, alguns medicamentos e em atividades profissionais, como mineração e fundição, por exemplo.
Sendo assim, se você deseja ficar longe dessa doença, outra das nossas Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele é que você deve usar todos os aparatos necessários para se proteger desses agente nocivos para a Pele.
Fique nas Sombras Para Prevenir o Câncer de Pele: Uma forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre às 10 h e 16 h, quando a luz UV é mais intensa. Então como a ultima das Dicas de Como Prevenir o Câncer de Pele, prefira locais onde não há uma grande quantidade raios UVA e UVB, busque locais com bastante arvores ou sombras para repousar.