É Carnaval! Começou a temporada de beijar, brincar e se divertir, e assim começa também a temporada de contágio de várias doenças contagiosas mais poderosa do planeta. O beijo na boca é uma delas e pode transmitir um monte de doenças assim como relações sem preservativo. Quando o nosso sistema de defesa apresenta algum tipo de falha, os fungos e bactérias responsáveis pelas doenças conseguem se reproduzir com uma maior facilidade, estabelecendo uma variedade de lesões agudas ou crônicas.
Quando esse aumento populacional de Cândida albicans ocorre na mucosa da boca, inúmeros pontos brancos, escamosos, semelhantes a pedaços de queijo, cobrem toda ou parte da língua e das gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios. Esses pontos brancos são, nada mais nada menos, os indivíduos dessa superpopulação de fungos. Existem vários tipos de doenças potencialmente transmissíveis seja num simples “selinho” como dizem, ou pela simples troca de saliva. Uma delas é inclusive como a doença do beijo a mononucleose, sem falar em outras como, cárie, gengivite, candidíase, herpes labial e genital, tuberculose, hepatite, sífilis e gonorréia. Então, confira agora As 10 Doenças que Você Pode Contrair no Carnaval.1. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: O Sapinho ou candidíase oral trata-se de uma micose provocada pelo fungo Candida albicans. Ela se manifesta por pontos brancos e escamosos na língua e parte interna das bochechas. O tratamento pode envolver o uso de medicamento antifúngico.
2. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: Cárie e gengivite como doenças infecciosas provocadas por bactérias, também podem ser transmitidas pelo beijo. No entanto, segundo Alves, quem mantém uma boa higiene bucal não deve ser infectado ainda que entre em contato com as bactérias.
3. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: O Tétano é de fácil contágio por meio de cortes: A bactéria está por aí e ninguém está livre de acidentes. Por isso, todos devem estar com o calendário de vacinas atualizado.
4. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: A sífilis secundária, segunda fase da doença, pode provocar lesões na pele e boca. Nesta fase, a bactéria Treponema pallidum, que provoca a doença, pode ser transmitida pelo beijo. Obviamente não é a principal forma de contaminação, o mais comum é pelo contato sexual, mas pode acontecer. A sífilis tem cura e é tratada com antibióticos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: As DSTs sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances de contrair hepatite B e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dentre elas a Aids e o papilomavírus humano (HPV). Por isso, o uso do preservativo é imprescindível. No caso do HPV, porém, a camisinha não garante 100% de proteção, pois as lesões podem ser microscópicas. Muitas vezes, as lesões são imperceptíveis ou ficam em locais nos quais o indivíduo não dá muita atenção, como o períneo — esclarece os infectologistas. Nesse caso, o ideal é diminuir o número de parceiros.
6. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: Conjuntivite Segundo oftalmologistas, nesse período há um maior número de casos da doença, devido ao aumento do contato com diversas outras pessoas, muitas das quais previamente infectadas. Além disso, há o problema das altas temperaturas – os raios ultravioletas baixam a imunidade – e da falta de cuidado com a higiene das mãos. As Conjuntivites mais comuns são causadas pelas mãos sujas levadas aos olhos, o que ocorre com grande frequência durante a folia.
7. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: Mononucleose ou “doença do beijo”: a doença provocada pelo vírus Epstein-Barr provoca sintomas semelhantes aos de uma gripe forte: mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos (fenômeno conhecido como íngua). Não existe tratamento específico, mas medicamentos podem ser indicados para aliviar os sintomas.
8. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: A Hepatite A Segundo os médicos, também é outro mal comum transmitido pelo contato. No Carnaval, umas das principais formas de contágio é compartilhar utensílios. Se a pessoa estiver com o vírus, o indivíduo que beber no mesmo copo, por exemplo, pega diz os infectologistas. Outra forma pela qual a hepatite A pode ser transmitida é consumir alimentos e bebidas contaminados. Nas praias é comum haver comida contaminada pela falta de saneamento adequado. Por isso, é importante saber se a procedência do que será consumido é segura.
9. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: A Herpes Labial é uma doença provocada pelo vírus da herpes simples provoca feridas nos lábios, face ou interior da boca semelhantes a aftas. A crise dura certa de uma semana e volta de tempos em tempos, principalmente em situações de baixa imunidade. Medicamentos antivirais podem ser indicados para tratar as crises.
10. Doença que Você Pode Contrair no Carnaval: Viroses respiratórias Geralmente, os foliões nos primeiros dias pós-festa e chegam a ser tão tradicionais na folia quanto os blocos de rua.
Nesses casos, os sintomas costumam ser febre, diarreia, náuseas, tontura e sensação de fraqueza — diz o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) no Distrito Federal, o infectologista Dalcy Albuquerque Filho.