As ervas e temperos que fazem bem à saúde, além de ajudar a emagrecer, eliminar toxinas e dar um gosto especiais nas comidas. Além disso, muitos subestimam o poder das ervas e temperos, alimentos que possuem efeitos terapêuticos e medicinais que contribuem com inúmeros processos no organismo, como desinflamação, relaxamento, digestão, alivio de tensões e dores. Além de acrescentar sabores e aromas diferenciados a diversos pratos, essas especiarias não acrescentam calorias ou interferem na dieta.
As ervas e temperos têm finalidades específicas. Cada uma serve para um determinado momento do dia. Tudo depende da necessidade de cada pessoa. E se você pratica atividade física, deve pensar em especiarias que tenham forte relação com performance, alivio de tensões e fortalecimento do sistema imunológico.
Descubra como as ervas e os temperos podem transformar sua saúde, além de dar muito mais sabor as suas preparações, os temperos podem deixar seu organismo mais saudável, afastando o risco de diversas doenças. então, que tal conhecer um pouco mais sobre esse tipo de alimento? Então confira As 10 Ervas e Temperos que Fazem Bem à Saúde.
Alecrim: O consumo do Alecrim é indicado para quem deseja amenizar a ansiedade e evitar o consumo compulsivo por comida. Além disso, também combate o cansaço físico, problemas digestivos, cólicas menstruais, artrite e artrose.
Orégano: Essa especiaria ajuda na digestão e facilita o processamento dos alimentos, amenizando gases e queimações após refeições pesadas. O orégano também tem propriedades anti-espasmódicas, que ajudam na contração muscular ocorrida frequentemente durante a atividade física. O tempero também fortalece o sistema imunológico, alivia tensões musculares e previne infecções.
Hortelã: A Hortelã possuir muito mais do que propriedades calmantes, a Hortelã também é digestiva, impede a formação de gases e controla a ansiedade, a fome compulsiva e a vontade de comer doces.
Alho: O grande benefício desse tempero está na alicina, uma substância antioxidante que ajuda a combater o colesterol, evita que as gorduras se instalem nas artérias, o que previne problemas de circulação sanguínea, além da eliminação de toxinas, que prejudicam o organismo. Além disso, o alho é rico em Selênio e Zinco, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e são antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce.
Canela: Já ouviu falar em poder termogênico? A Canela apresenta essa característica, ou seja, ela ajuda a aumentar a temperatura do corpo, o que faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente, aumente a queima de calorias do organismo.
Açafrão: É uma planta rica em antioxidantes e possui poder anti-inflamatório, que atua diretamente em lesões e ajuda no tratamento de algumas patologias, como a artrite. O açafrão ainda previne o envelhecimento e o desgaste celular por conta da grande quantidade de antioxidantes, que combatem os radicais livres e aceleram o processo de recuperação das células.
Coentro: O Coentro é da mesma família que a salsinha, ele apresenta aroma marcante e sabor crítico. O destaque vai para sua riqueza em Fósforo, Potássio e Cálcio. Este último, aliás, está presente em 784mg de cada 100g do tempero.
Louro: O Louro pode ser encontrado em folhas e em pó e apresenta características marcantes. Geralmente incorporado ao sabor do feijão, ele é um auxílio e tanto para tratar problemas estomacais, como azia, má digestão e gases. O Louro ainda atua na redução da retenção de líquidos, o que também lhe caracteriza como diurético.
Tribulus Terrestris: Aumenta a produção de hormônios, como testosterona, LH (hormônio luteinizante) e FSH (Hormônio Folículo Estimulante). A erva aumenta a força e a recuperação muscular, além de aliviar a sensação de fadiga. Ela é muito utilizada como agente analógico por praticantes de musculação.
Manjericão: O manjericão é popularmente utilizado para melhorar a digestão das gorduras, eliminar os gases intestinais e auxiliar nas dores reumáticas e nos problemas respiratórios.