As Maiores Causas de Cãibras Noturnas, conheça elas. Além disso, se você nunca acordou no meio da noite sentindo alguma parte dos músculos das pernas contraída e causando uma dor intensa, é bem provável que você ainda vá sentir isso.
Estamos falando das cãibras noturnas, um mal que faz muita gente perder o sono. Para evitar esse tormento na sua vida, a primeira coisa que deve ser feita é descobrir as causas. Então confira abaixo, As 10 Maiores Causas de Cãibras Noturnas:Desidratação: A Desidratação também pode ser apontada como a causadora de cãibras noturnas, uma pessoa desidratada, mesmo que tenha uma alimentação balanceada, pode sofrer com as contrações musculares durante a noite. Portanto, para evitar as cãibras, mantenha-se sempre hidratado para repor os sais minerais do corpo.
Sedentarismo: Ao mesmo tempo em que a sobrecarga muscular pode ser uma das causas das cãibras noturnos, o sedentarismo também pode acarretar em cãibras noturnas. Passar o dia inteiro sentado ou deitado sem se exercitar e mudar de posição pode resultar nesses espasmos musculares devido à má circulação do sangue.
Para evitar as cãibras noturnas nas pernas por sedentarismo, o ideal é criar uma rotina de exercícios e incorporar hábitos como caminhadas e alongamentos à sua rotina.
Alimentos: Além das práticas físicas, hábitos alimentares podem estar totalmente relacionados às causas das cãibras noturnas. Isso porque as cãibras podem ser uma reação do corpo à falta de cálcio, magnésio e potássio. Para prevenir, pense sempre em inserir alimentos ricos em sais minerais à sua dieta, tem algumas sugestões do que consumir:
Medicamentos: Se você sofre com as cãibras noturnas, atente-se aos medicamentos que você costuma tomar, eles podem ser a causa disso. Remédios diuréticos, para o colesterol, antipsicóticos, anticoncepcionais e corticoides podem ter as cãibras como efeito colateral. Portanto, leia sempre a bula e converse com seu médico.
Doenças: Dentre as doenças que podem estar relacionadas às causas das cãibras nas pernas à noite, a diabetes alta é uma das principais. Quando a doença não está controlada, o excesso de açúcar no sangue pode ter um efeito diurético, causar desidratação e, consequentemente, a cãibra, que pode estar acompanhada de formigamento e sensação de dormência no local.
Sob qualquer suspeita de diabetes é imprescindível procurar um médico.
Hipotireoidismo: Outra complicação de saúde que pode ser uma das causas das cãibras noturnas é o hipotireoidismo, uma síndrome que reduz a produção de hormônios da tireoide que atuam em todos os tecidos do organismo. Alguns dos sintomas se manifestam no sistema muscular como fadiga muscular, dores e cãibras a qualquer hora do dia ou noite, em qualquer parte do corpo.
Exercícios Físicos: Uma das teorias é a de que o acúmulo de ácido lático nos músculos também é apontado como uma das causas das cãibras noturnas. O corpo humano produz ácido lático durante a realização de exercícios físicos, quando ele é produzido em excesso e não é devidamente absorvido pelo organismo, acarreta em cãibras e dores musculares.
Alongar-se após fazer exercícios ou até mesmo antes de dormir ajuda com que o ácido seja reabsorvido mais rapidamente pelo organismo e evita a cãibras e dores.
Posição Para Dormir: Dormir em posições em que o sangue não circula corretamente também pode resultar em cãibras noturnas. O ideal é que não haja sobrepeso sobre nenhuma das pernas e que elas estejam em uma posição relaxada e natural. Quanto mais confortável você estiver, menos chances de sofrer cãibras durante a noite terá.
Alcoolismo: Por fim, o alcoolismo pode ser um dos agentes causadores das das cãibras nas pernas à noite. Uma de suas complicações é a neuropatia alcoólica, que dentre as consequências tem uma atrofia de fibras musculares, logo, dores musculares e cãibras noturnas. É por isso que o alcoolismo deve ser tratado como doença e por um médico especialista no assunto.