As 10 Possíveis Causas da Dor no Estômago são simples e podem ser evitas, caso haja um correto tratamento. Além disso, a maioria das pessoas já teve Dor no Estômago, em algum momento. Mas, na verdade, qualquer órgão do abdômen pode ser o culpado, agora vamos tentar entender quais são as razões por que podem ferir seu estômago.
Porque Temos Dor no Estômago? Os problemas de estômago podem ser de curta duração, vêm e vão ou só aparecem apenas depois de uma alimentação. Os médicos também podem executar uma série de testes para reduzi a Dor no Estômago. E a identificação das Possíveis Causas da Dor no Estômago podem ser muito importante para se obter um tratamento rápido e eficaz. Então confira agora As 10 Possíveis Causas da Dor no Estômago:
Cálculos Biliares: Os cálculos biliares são pedras que se formam na vesícula biliar, um pequeno saco que trava abaixo do fígado, vomitando bílis necessária para digerir as gorduras. Estas pedras causam a inflamação e podem bloquear a passagem no intestino, resultando na Dor no Estômago. Dor de cálculo biliar tende a atacar o lado direito do abdômen superior, especialmente depois de alimentos gordurosos. Estes alimentos acionam a vesícula biliar de contrair. Se a vesícula biliar está inflamada, qualquer contração dessa natureza vai ser amplificada e normalmente causam Dor no Estômago.
Pancreatite: Inflamação do pâncreas que pode causar queimação ao abdômen superior ou médio. Algumas pessoas ainda têm uma dor aguda que dirige para a direta através de costas. Você pode inclinar-se ou deite de costas para tentar aliviar a Dor no Estômago, que pode desaparecer em uma Dor. Excesso de álcool pode ser um “culpado”, como são os cálculos biliares (vesícula biliar e pâncreas entregam seus sucos digestivos no intestino através da mesma conduta). Muitas vezes requer hospitalização.
Refluxo Gastresofágico: Doença do refluxo gastresofágico ou DRGE pode causar Dor no Estômago superior e inferior do peito, também conhecida como azia. A causa? É uma válvula que separa o estômago do esôfago, permitindo que a comida e o estômago ácido respingarem para cima. Comer em excesso ou o tipo errado de comida (oleosa, por exemplo) pode piorar a situação. Perda de peso, e veja o que você come de antiácidos, bloqueadores H2 e inibidores da bomba de prótons, também pode ajudar.
Intolerância à Lactose: Milhões de pessoas ao redor do mundo têm intolerância à lactose. Na verdade, em algumas partes do mundo, a intolerância à lactose é mais numerosa do que aqueles que são capazes de dirigir lactose, um açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. Este tipo de intolerância alimentar faz com que leve dor abdominal, inchaço, diarreia, arrotos, gases e indigestão.
Recomendação: A solução? Ir produtos lácteos, como leite e queijo substituto, por exemplo, queijo de leite e vegetais.
Efeitos Colaterais dos Medicamentos: Nenhum medicamento é livre de efeitos colaterais, e às vezes estes incluem dor abdominal. Bifosfonatos orais, é uma classe popular de medicamentos que ajuda a preservar a densidade óssea e prevenir a osteoporose, podem causar inflamação e, portanto, Dor na parte inferior do esôfago. Medicamentos para Dor no Estômago conhecidos como (anti-inflamatórias) tais como o ibuprofeno e a aspirina também podem causar inflamação no revestimento do estômago e podem até mesmo levar à úlceras.
Diverticulite: A diverticulite é a inflamação dos “divertículos” ou bolsas que formam no revestimento do intestino, geralmente o cólon. Estes parecem orifícios de saída no revestimento do cólon tendem a inchar ou tornar-se obstruídos com fezes ou outros materiais estranhos. Os sintomas podem incluir Dores no abdômen inferior, que pode responder aos antibióticos. Uma dieta de alto teor de fibras pode ajudar. Em casos mais graves, pode causar abscessos, hemorragias e até mesmo perfurações, resultando em Dor no Estômago severa, ou mesmo a necessidade de cirurgia ou internação.
Intolerância ao Glúten: Algumas pessoas reagem mal ao glúten, uma proteína presente no trigo, cevada e centeio. A forma mais grave de intolerância ao glúten é chamada de doença celíaca. O glúten causa danos ao intestino delgado. O intestino não funciona normalmente, ele não absorve nutrientes. Especialistas e pacientes são cada vez mais conscientes da intolerância ao glúten e doença celíaca, o que provoca gases, inchaço, leve a fadiga e Dor no Estômago fortes. A incapacidade do intestino de absorver nutrientes pode levar a diarreia crônica, perda de peso e desnutrição.
Endometriose: Endometriose afeta somente as mulheres. É uma condição que ocorre quando as células do revestimento do útero começam a crescer em outras partes do corpo, geralmente em algum lugar na pélvis. Dor no Estômago, sangramento irregular e infertilidade podem resultar deste padecimento. Endometriose é difícil de diagnosticar, e muitas vezes requer um encaminhamento para um ginecologista e ultrassom pélvico. Se a endometriose é confinada a uma pequena área, a cirurgia pode ajudar. Caso contrário, é ela tratada com medicamentos para a Dor no Estômago e a terapia hormonal, como o ciclo menstrual tende a conduzir a sintomas dolorosos.
Problemas de Tireoide: Embora a glândula tireoide situa-se no pescoço, pode causar problemas ainda mais para baixo do corpo. A tireoide regula diversas funções no organismo e o sistema digestivo é um dos sistemas. Se a tireoide produz excesso de hormônio (hipertireoidismo), que acelera o sistema digestivo, que resulta em diarreia e cólicas abdominais, ele diz. Por outro lado, uma hipoativa tireoide (hipotireoidismo) retarda o sistema digestivo, que pode levar à constipação e gás de Dor no Estômago.